Água, hidrogênio, gás carbônico, monóxido de carbono, telefones de baquelite e iPhone

Shot 002

O mago da Apple, Steve Jobs, mudou o paradigma do telefone com a invenção do iPhone, que foi o upgrade definitivo da categoria desde que Graham Bell, tido como o inventor do engenho, mas que na verdade apenas o adquiriu do italiano Antonio Meucci, comercializou o aparelho.

> O motor a vapor

vapor

Acima, o princípio elementar da máquina a vapor: a pressão do vapor na caldeira empurra o pistão, que move a roda; ao fazer o ciclo a roda empurra o pistão de volta, que é empurrado de volta, novamente, pela pressão do vapor da caldeira.

A inteligência do princípio foi de Thomas Newcomen, que inventou o artifício para drenar água acumulada em minas de carvão. James Watt aperfeiçoou a engenhoca e colaborou com ela para a Revolução Industrial.

Para completar a Revolução Industrial, que o domínio do vapor alavancou, George Stephenson embarcou uma caldeira propulsora em uma composição rodante e estava inventada a Maria-fumaça, mas o princípio, e os insumos, permanecem os mesmos desde a drenadora de Newcomen.

 > A alquimia da Sunfire GmbH

A empresa alemã Sunfire GmbH poderá fazer o upgrade do motor a vapor ao transformar água e dióxido de carbono em vapor de alta combustão.

Lembremos a química básica do científico (na minha época era científico):

O engenho da Sunfire converte energia solar ou eólica, através de óxido sólido eletrolisado, em vapor. Do vapor é removido o oxigênio, restando apenas o hidrogênio. Vapor é água (H2O), e se removemos o O sobra o H2.

O hidrogênio isolado é injetado no dióxido de carbono (CO²), que tem em abundância na atmosfera, inclusive até demais hoje em dia (você expele CO2 e o seu carro idem), e aí teremos o monóxido de carbono (CO2+H2 = CO).

Sim, e onde está aquele tal upgrade da máquina a vapor?

O acasalamento do CO2+H2 libera gases de vapor que alcançam octanagem até 70% similar à gasolina ou óleo diesel e ao invés de liberar gás carbônico (CO²), como ocorre com os combustíveis fósseis, ele o captura no processo, o que a camada de ozônio agradece.

O protótipo funcional é essa “caldeira” da imagem abaixo, que não cabe no seu carro. Mas imagine isso, no futuro, encolhido para o tamanho do motor do seu carro, e teremos o que o iPhone foi para aqueles nostálgicos aparelhos de baquelite.

Shot

O diretor tecnológico da Sunfire GmbH, Cristian von Olshausen, declarou que só aguarda a liberação da patente para iniciar a captação dos recursos que viabilizarão a produção comercial do engenho.

Acho que a a WW vai se interessar em colocar na empreitada algum daqueles R$ 273 bilhões que ela reservou para a busca de novos padrões automobilísticos.

Comentários

  1. parabéns...pelo seu saber..as soluções vão chegando o homem é muito criativo..mas para mim o que é preciso mudar mesmo é o conceito de felicidade..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação