De Fernanda Melo para Dilma Rousseff

Shot003

Ainda na esteira do debate sobre trazer ou não médicos estrangeiros ao Brasil,  recebi, em um comentário à postagem imediatamente anterior a essa, um link ao “Blog da Dra. Edileuza”, com uma espécie de carta aberta à presidente Dilma sobre o assunto, assinada pela médica Fernanda Melo, que trabalha na cidade de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

Abaixo a transcrição da carta:

“Dilma, deixa eu te falar uma coisa! Este ano completo 7 anos de formada pela Universidade Federal Fluminense e desde então, por opção de vida, trabalho no interior. Inclusive hoje, não moro mais num grande centro. Já trabalhei em cada canto...

Você não sabe o que eu já vi e vivi, não só como médica, mas como cidadã brasileira. Já tive que comprar remédio com meu dinheiro, porque a mãe da criança só tinha R$ 2,00 para comprar o pão.

Por que comprei? Porque não tinha vaga no hospital para internar e eu já tinha usado todos os espaços possíveis (inclusive do corredor!) para internar os mais graves.

Você sabe o que é puxadinho? Agora, já viu dentro de enfermaria? Pois é, eu já vi. E muitos.

Sabe o que é mãe e filho dormirem na mesma maca porque simplesmente não havia espaço para sequer uma cadeira? Já viu macas tão grudadas, mas tão grudadas, que na hora da visita médica era necessário chamar um por um para o consultório porque era impossível transitar na enfermaria?

Já trabalhei num local em que tive que autorizar que o familiar trouxesse comida (não tinha, ora bolas!) e já trabalhei em outro que lotava na hora do lanche (diga-se refresco ralo com biscoito de péssima qualidade) que era distribuído aos que aguardavam na recepção.

Já esperei 12 horas por um simples hemograma. Já perdi o paciente antes de conseguir um mera ultrassonografia. Já vi luva descartável ser reciclada. Já deixei de conseguir vaga em UTI pra doente grave porque eu não tinha um exame complementar que justificasse o pedido.

Já fui ambulando um prematuro de 1Kg (que óbvio, a mãe não tinha feito pré natal!) por 40 Km para vê-lo morrer na porta do hospital sem poder fazer nada. A ambulância não tinha nada...

Tem mais, calma! Já tive que escolher direta ou indiretamente quem deveria viver. E morrer...

Já ouvi muito desaforo de paciente, revoltando com tanto descaso e que na hora da raiva, desconta no médico, como eu, como meus colegas, na enfermeira, na recepcionista, no segurança, mas nunca em você.

Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez. Ou do teu antecessor. Ou do antecessor dele...

Já vi gente morrer! Óbvio, médico sempre vê gente morrendo, mas de apendicite, porque não tinha centro cirúrgico no lugar, nem ambulância pra transferir, nem vaga em outro hospital?

Agonizando, de insuficiência respiratória, porque não tinha laringoscópio, não tinha tubo, não tinha respirador? De sepse, porque não tinha antibiótico, não tinha isolamento, não tinha UTI?

A gente é preparado pra ver gente morrer, mas não nessas condições. Ah Dilma, você não sabe mesmo o que eu já vi! Mas deixa eu te falar uma coisa: trazer médico de Cuba, de Marte ou de qualquer outro lugar, não vai resolver nada! E você sabe bem disso. Só está tentado enrolar a gente com essa conversa fiada. É tanto descaso, tanta carência, tanto despreparo...

As pessoas adoecem pela fome, pela sede, pela falta de saneamento e educação e quando procuram os hospitais, despejam em nós todas as suas frustrações, medos, incertezas...

Mas às vezes eu não tenho luva e fio pra fazer uma sutura, o que dirá uma resposta para todo o seu sofrimento! O problema do interior não é falta de médico. É falta de estrutura, de interesse, de vergonha na cara. Na tua cara e dessa corja que te acompanha!

Não é só salário que a gente reivindica. Eu não quero ganhar muito num lugar que tenha que fingir que faço medicina. E acho que a maioria dos médicos brasileiros também não.

Quer um conselho? Pare de falar besteira em rede nacional e admita: já deu pra vocês! Eu sei que na hora do desespero, a gente apela, mas vamos combinar, você abusou!

Se você não sabe ser "presidenta", desculpe-me, mas eu sei ser médica, mas por conta da incompetência de vocês, não estou conseguindo exercer minha função com louvor!

Não sei se isso vai chegar até você, mas já valeu pelo desabafo!”.

protestosFernanda Melo é médica, moradora e trabalhadora de Cabo Frio, cidade da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro.

Comentários

  1. Mais uma cartinha de encomenda, estas cartinhas são muito utilizadas em palanques eleitorais com o objetivo de comover os eleitores.
    Esta é velha e estas cartinhas são somente para os adversários, onde está a cartinha para o Jatene das mães das dezenas de bebês que morreram na Santa Casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas uma pergunta: Por um acaso os postos de saúde e hospitais públicos que vc frequenta tem atendimento diferenciado, inverso ao modo como a médica descreveu? Talvez vc seja um privilegiado de não precisar enfrentar uma fila do SUS quando doente. Em nosso país existe uma absurda realidade que não pode ser rotulada apenas como cartinha para comover eleitores. O que nossos governantes gostam de fazer é jogar a sujeira para debaixo do tapete. E pessoas como vc, alienados do sistema, insistem em querer desmentir a verdade que nossos médicos vivenciam constatando diariamente o atendimento desumano que sofre a população menos favorecida da nação.

      Excluir
    2. Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez. Ou do teu antecessor. Ou do antecessor dele..

      Como cartinha politica, ela soube bem falar que o problema não é só dos 12 anos do pt de dilma e lula e sim tambem de fhc.. há algo nessa cartinha que seja mentira? visite os hospitais, faça um curso de enfermagem e olhe por dentro como são as coisas.

      Excluir
  2. Será que na época do FHC era melhor doutora? Ou piorou com o PT? Não tinha fila nos Postos de saúde? A população pobre aumentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mto inteligente vc...

      Excluir
    2. por isso mesmo que deveria mudar. O pt não falou que mudaria? porque agora tem que justificar os erros desse governo corrupto com o erro dos governos passados. Seu cérebro é pior do que a de uma ameba.

      Excluir
    3. Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez.Ou do teu antecessor. Ou do antecessor dele..

      Nessa frase, ela já te responde isso.

      Excluir
  3. Sou médico e sou a favor da vinda de médicos cubanos, desde que também venham políticos suecos para administrar nosso país...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a favor que tragam eleitores suiços para votarem no Brasil

      Excluir
  4. eis aí um desabafo que retrata a realidade da saúde e da pratica da medicina nos rincões desse brasilzão bonito, mas muito doente. Não precisamos importar médicos, basta redistribuirmos o que se tem e os que estão saindo das universidades ofertando estrutura de trabalho para exercerem suas atividades com o mínimo de condições tecnológicas e de logística. reformular o SUS adequando-o às regiões. Reajustar os valores da tabela do SUS pagos aos procedimentos que desde 2007 não são reajustados,e encontram-se absurdamente defasados.Fato esse que tem ocasionado o sucateamento dos hospitais que dedicam a maior parte de seus serviços ao SUS, localizados em sua maioria nas cidades do interior.

    ResponderExcluir
  5. Eu aplaudo essa medica de pee..e com orgulho de ter ela como brasileiraa..

    ResponderExcluir
  6. O oficial militar Wolfgang Endemann, assessor do gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), em meio a onda de protestos por garantia e ampliação de direitos sociais que movimentou a capital paraense nessas últimas semanas, resolveu usar os seus perfis no facebook e twitter para ameaçar com morte ativistas que saíram às ruas para se manifestar.

    Em uma de suas postagens o militar escreveu: “Morte aos petralhas e comunistas. Nós deveríamos matar todo o resto dos comunistas. Ainda estou filmando uns vermelhinhos pra mostrar prá PM. Filmei tudo. Vou caçar esses FDP. Essa estrela vai brilhar na cadeia ou no caixão, vagabundo”, disse.

    Em outro diálogo, o oficial descreve sobre o alvo de suas ações: Nardye Sena: “Meu amigo pra não falarem que estou sendo cruel com eles… me diga você que estava lá, de onde esses vermes são? de que partido ou tendência?”, comentou.

    Wolfgang Endemann: “PSTU, PSOL, PCdoB, PT, e anárquicos punks”.

    Nardye Sena: “Não fiquei surpreso! São sempre os mesmo! Tá na hora de trocar as balas de borracha por de chumbo revestidas de cobre”, ameaçou.

    Essa não é a primeira vez que o militar incita a violência contra segmentos sociais, em seu perfil. Também constam declarações intolerantes de caráter xenófobas, machistas, racistas e preconceituosas. Algumas dessas declarações foram “printadas” e circulam nas redes sociais.

    Wolfgang Endemann é assessor (DAS 7) do gabinete do prefeito de Belém, e consta na lista de autoridades na página oficial da prefeitura: WOLF ENDEMANN – CARGO: Presidente das Juntas de Serviço Militar – JUNTA SERVIÇO MILITAR Endereço funcional: Rua Manoel Barata, Subsolo do Espaço Palmeira – Comércio. Telefone funcional: (91) 3114-1053, e-mail: wolf.endemann@gmail.com

    Após tomar conhecimento das ameaças, a líder do PSOL na CMB tomou providências:

    denuncia 3Conforme informações coletadas nas redes sociais, a partir de diálogos e postagens feitas com e pelo Sr. Wolfgang Endemann, solicito a apuração imediata de possíveis crimes fascistas, intimidações e ameaças de morte, contra minorias indígenas, comunistas, militantes de esquerda, inclusive atentando contra a nossa liberdade de organização partidária, visto que as ameaças são feitas também ao PSOL, PcdoB, PSTU,etc

    ESTA AI UMA BOA MATÉRIA, BOA NOITE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Postarei amanhã de manhã.

      Excluir
    2. Ficou assim depois do Lula e Dilma ou já era assim? O Mais Médicos já funcionava bem no Brasil antes do PT tomar conta...agora não pode mais? coloque a sigla PT em qualquer coisa que o povo "descontenta". Sinto imensa vergonha de ter visto o Brasil ser vendido pelo FHC e sua corja e ver o Estado lindo de SP massacrado pela impunidade Psdebista. Vamos colocar os pingos nos is, quem vale mais? Tbem sou a favor de eleitores suiços para o Brasil pq os daqui ( onde a corrupção começa em casa) não servem para julgar ninguem

      Excluir
    3. não precisa trazer eleitores de fora não, é só tirar a obrigatoriedade do voto, no brasil tem quem saiba votar sim mas a grande maioria vota pelo bolsa família. O que esperar de um pais que o beneficio reclusão é maior que salário mínimo, que réus legislam?

      Excluir
  7. Dra então Venha venha trabalhar nos postos de saude e Hospitais do Pará, aqui é umaa maravilha. KKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  8. e o eleitor que vende o voto descaradamente? ele é o culpasdo

    ResponderExcluir
  9. MÉDICA MARANHENSE DESABAFA
    Indignada com o pronunciamento da presidente Dilma Roussef, a médica maranhense Helma Maciel, residente em Pedreiras, fez um desabado no facebook, no sábado, 22/6.
    Ela denuncia as condições precárias de trabalho de médicos, principalmente em cidades do interior.
    “Os hospitais públicos estão caindo aos pedaços (e alguns caindo por inteiro até), saqueados pelo desvio de verba, pelas licitações fraudulentas, pela troca de favores, pelas obras superfaturadas que nunca terminam ou nem começaram, pela má administração do dinheiro publico! Hospitais sem elevador, centro cirúrgico, sem banco de sangue, sem estrutura e pessoal de laboratório, sem luva, sem gaze, sem dipirona, sem ambulância, sem raio x, sem tomografia, sem mamografia, sem CTIs, sem ultrassom”, diz Helma Maciel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa médica é realmente maranhense? Pele relato, acho que ela está mais para médica de Tucuruí!

      Excluir
  10. Parsifal;

    Estava pensando em escrever algo próximo a esta carta, claro que não sob o ponto-de-vista médico e sim de alguém que observa há muito tempo o sistema. Melhor agora, pois posso endereçar observações num texto previamente escrito.

    1. Uma parte desta superlotação hospitalar já muito conhecida, é oriunda de imprudências humanas - sejam individuais ou coletivas. Ninguém aguenta o plantão de final de semana, depois que a turma vai para as festas e balneários, enche a lata e começa a dirigir irresponsavelmente, ou a brigar de pau, faca, gargalos de garrafas, quando não de arma de fogo. Os imprudentes ocupam em certa fase da vida os prontos-socorros e unidades de trauma (o HME que vive lotado de motociclistas quebrados); depois dão trabalho nos centros de reabilitação motora, e no final da vida nas internações de doenças crônicas degenerativas. Menos medicina seria necessária se a polícia fizesse o trabalho dela e as leis de trânsito fossem severas.

    2. Outra grande parte dos usuários do sistema de saúde é composta por mulheres sem nenhuma condição de amparar a prole, sem preparo para tomar iniciativas em relação à defesa e à saúde destes. menos medicina seria requerida se existisse um planejamento familiar rigoroso, com oferta de creches onde as crianças se tornassem menos vulneráveis a tantos problemas. A agressão física e sexual também deveriam ser rigorosamente punidas, evitando em parte a proliferação de jovens problemáticos para o resto da vida.

    3. Existe uma quase completa ausência de políticas públicas voltadas para higiene pessoal e nutrição; que respondem por outra grande demanda. Por quê não se criam unidades especificamente para tratar de higiene e nutrição, que facilitassem uma transformação cultural com oficinas de aprendizado e contassem com o apoio do governo através de incentivos fiscais para o comércio de uma cesta básica alternativa de higiene e nutrição - aí incluídas as demandas de hipertensos e diabéticos.

    4. Muita gente ocupa postos de saúde e até hospitais por achar que estar doente é uma opção de vida. Pessoas não querem ficar curadas de doenças porque assim perderiam algum benefício; outras provocam doenças; outras interpretam como doença o que é uma característica da idade; falta informação, falta estímulos a tantos pusilânimes, faltam garantias de direitos. Neste grupo podemos incluir os que precisam provar que são doentes, mesmo que não estejam, ou não precisem mais disso. Com uma administração pública mais eficiente e menos desburocratizada, muitos desses problemas seriam resolvidos.

    5. Um contingente de pacientes que percorre a verticalização do sistema, não precisaria ocupar tantas vagas se esses agravos fossem mais ou menos tratados na atenção básica. Ainda que este grupo demande de serviços médicos, trata-los com eficiência é uma racionalização do uso dos serviços especializados e sofisticados.
    Um importantíssimo fator a ser considerado neste grupo é a capacitação de diagnósticos precoces ainda na rede básica, e o apoio suficiente para evitar a progressão das doenças. O médico da rede básica não pode continuar sendo aquele "biqueiro" que falta muito, e quando vai passa meia hora de cabeça baixa atendendo pacientes sem nenhum cuidado especial.

    Aguardo os médicos cubanos e acredito que possam ajudar muito, principalmente após um período de adaptação e experiência epidemiológica; mas não me iludo, pois acredito que a maior parte da solução dos problemas da saúde pública não passa pela medicina.

    ResponderExcluir
  11. Na vinda de médicos de qualquer parte do mundo que venham trabalhar aqui, pedimos que junto nas consultas estejam tradutores, pois minha esposa esteve internada no hospital das clinicas e foi atendida por medica não sei de que raça, ate hoje não sabemos o que ela falou.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não dá para "medir" o caráter de alguém pelo seu cargo ou profissão. Lembram daquela média de Sorocaba que tinha uma porção de dedinhos de silicone para bater o ponto dos coleguinhas? Lembram? Também sabemos de médicos que ficaram ricos praticando aborto. A saúde está uma M..., a educação e a segurança pública idem, mas a culpa não é apenas dos políticos.

    ResponderExcluir
  13. Só quero saber quando os médicos e médicas cara-palidas dos Hospitais Adiventista, Unimed, Guadalupe, dentre outros "shoppings e botiques" da saúde... Vão deixar seus possantes carrões importados em casa e irão pra rua manifestar suas angustias contra o sistema e a contratação de médicos Cubanos? Sugiro como local de concentração a assembleia paraense, estação das docas ou na Brás de Aguiar. Já doutores e doutoras da santa casa e PSM são sugados até o tutano, mas ficam calados enquanto seres humanos tem suas vidas ceifadas.

    ResponderExcluir
  14. A cidade de Cabo Frio não está localizada na baixada fluminense e sim na região dos lagos do Estado do Rio, uma das mais belas regiões praianas do Brasil. Imagino se fosse mesmo na baixada???

    ResponderExcluir
  15. O fato é : faltam médicos, brasileiros, cubanos, seja lá de onde for. Mais médicos significa, além de exisitr um profissional que atendam as pessoas, o que é melhor que nenhum, mais pressão para melhores condições de saúde. Tentar desviar o assunto sobre a contratação de profissionais para as condições de atendimento é uma falsa polêmica, são necessária as duas coisas : mais médicos e melhores condições de saúde. A grita dos médicos brasileiros contra contratação de profissinais estrangeiros é corporativismo puro , uma certa dose de xenofobia e arrogância de uma categoria que se acha dona da saúde no Brasil.

    ResponderExcluir
  16. é triste ver q existem muitas pessoas q querem defender o sistema de saúde por pura questão partidária... A dra FERNANDA MELO deixa bem claro:"A CULPA É DO ATUAL GOVERNO, E TAMBÉM DOS DEMAIS ANTECESSORES". Isso é bem claro! Vamos ser conscientes e vermos que a saúde pública sempre funcionou sem as mínimas condições. Parabéns DRA FERNANDA, pela coragem do seu desabafo. É lamentável que existam pessoas que insistam em ser cegos com tantos descasos na nossa querida NAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  17. Em época próxima de elição sempre aparece dessas, mas antes tudo era maravilha, com o PSDB tudo andava "PRA TRÁS", nunca tivemos a renda salarial que temos hoje, mas é por isso que estas materias aparecem agora. O POVO NÃO É MAIS BOBO NÃO DRA. FERNANDA.

    ResponderExcluir
  18. só um detalhe no face desta senhora ela afirma: Sexta feira,feriadão,dia ensolarado... Ainda bem que sou SERVIDORA PÚBLICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    SÓ PRA VCS VEREM COMO ELA É DEDICADA KKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. Vamos dar um olhada no mundo e tirar nossas conclusões ....http://www.rizomas.net/cultura-escolar/producao-dos-alunos/utopia-e-cotidiano/361-o-sistema-de-saude-universal-gratuito-franca-reino-unido-e-cuba.html

    ResponderExcluir
  20. A saude era uma maravilha na era FHC, Criaram ate um imposto exclusivo praMELHORAR A SAUDE, A CPMF. Mas a saude na epoca do latapio mao tinha remedio de graca pra poulacao como hoje em dia. Dizer q nao melhorou com os governos do PT é hipocrisia. Pode melhorar, mas q esta melhor, com certeza

    ResponderExcluir
  21. Bem, primeiro que Dilma nunca disse que os médicos cubanos vão solucionar o problema da saúde no Brasil, o que ela disse insistentemente e as pessoas tentam distorcer é que os médicos cubanos do programa Mais Médicos é para suprir a falta de médicos na atenção básica em lugares com baixa densidade de médicos por habitante.

    Dito isso, vamos lá. Cabo Frio não é capital, isso é verdade Doutora Fernanda, mas é uma região nobre dos lagos no Rio de Janeiro, com uma densidade de médicos muito maior do que a média nacional. Certamente o programa mais médicos não é para regiões nobres como a de Cabo Frio, local paradisiáco é para os rincões do país, onde foi oferecida vagas primeiro para os médicos brasileiros, mas estes não quiseram ir para esses rincões e periferias (e Cabo Frio está a mil léguas de ser comparado com rincões e periferias), depois se abriu oportunidade para médicos brasileiros que estão no exterior para vir atender essas localidades e estes também não quiseram. E veja, doutora Fernanda que estamos falando de um salário de dez mil reais, mais moradia e ajuda de custo, mas isso era pouco para os médicos sairem de lugares paradisiacos como Cabo Frio e ir para os locais mais ermos do país, não é mesmo? Os médicos cubanos vieram somente porque os médicos brasileiros não quiseram ir para esses locais remotos. Agora se a senhora não sabe, com toda cultura que tem ou deveria ter, que o programa é justamente porque médicas como a senhora não quer deixar esses locais paradisiacos como Cabo Frio e ir atender as pessoas em lugares ermos, deixando a população destes locais a própria sorte. Me responda a senhora que é tão solidária, porque não deixou Cabo Frio, que tem uma densidade de médicos por habitantes muito maior que a média nacional e não se inscreveu no programa mais médicos, para ajudar as pessoas dessas regiões por um salário de Dez mil reais, mais habitação e ajuda de custo? Então, sua cartinha pode ser muito melodramática, mas se a intenção foi atingir o programa mais médicos, só engana quem não se informa. Mas não se preocupe esses médicos cubanos que foram tratados como lixo pelos médicos brasileiros, vão atender essas pessoas que não tinham um médico sequer para medir a febre dos mesmos, vão atendê-los na saúde básica, isso mesmo no básico que os médicos brasileiros se recusaram a fazer e depois, enviar para os médicos especialistas, ou seja, vai ter que ter a segunda porta do programa, porque milhões de brasileiros carentes vão passar pelas mãos desses médicos cubanos e depois vão ser encaminhados para as especialidades que serão atendidas por médicos brasileiros e vai ter que entrar muita grana para a categoria, então não precisa se preocupar, porque afinal os mesmos que são contra esse programa que visa, melhorar a saúde básica e não resolver todos os problemas da saúde no Brasil, são os mesmos que retiraram 50 bilhões da saúde com o fim da CPMF, que podia no governo do PSDB, mas não podia no governo do PT. Me diga uma coisa a senhora fez campanha para que não acabassem com a CPFM e que assim não retirassem esses 50 bilhões da saúde do povo brasileiro? Duvido. E para quem não conhece Cabo Frio, segue um link para ver o "rincão" onde a doutora Fernanda atende:

    https://www.youtube.com/watch?v=Y1bbhFq9Ud4

    Agora, talvez a querida médica Fernanda se predisponha a ir atender as populações do sertão do nordeste, das pobres regiões ribeirinhas onde não tem Shopings e atividades culturais, por amor a profissão.

    Contdo, apesar das criticas que teci, é UM DIREITO da Dra. Fernanda em não querer sair da sua zona de conforto, mas é indisculpável querer criticar um programa que levou médicos cubanos para locais onde os médicos brasileiros não queiseram ir.

    ResponderExcluir
  22. Vejam que "coincidência" interessantíssima, após minha postagem onde respondi a carta da Dra. Fernanda e postei um link para as pessoas conhecerem o "rincão" onde a Dra. Fernanda atua, subitamente, o vídeo que estava lá foi removido do Youtube... Mistério.... Mas, não tem problemas, se tiraram o vídeo do Youtube, basta irem no site do Youtube e digitar "Cabo Frio" que vocês encontram dezenas de vídeos do "rincão" onde a Dra. Fernanda atua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação