Como uma onda

Shot014

A refeição que a presidente Dilma Rousseff oferece ao “Levante de Junho” é um prato que os comensais não querem provar: política.

Ignoro quem elaborou os 5 pontos propostos ontem (24) pela presidente aos governadores, mas ela estaria mais bem servida se convidasse de uma das marchas uns dois infantes para assessora-la.

Vejamos os 5 pontos:

1- Pacto pela responsabilidade fiscal

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi sancionada há 13 anos. Eu não sabia que é preciso um pacto para cumpri-la. Se assim o é, dever-se-ia estica-lo para o cumprimento de toda a legislação vigente.

2 - Pacto pela reforma política, incluindo um plebiscito popular sobre o assunto.

Shot020

Quem redigiu isso está fora da Via Láctea e não conseguiu ouvir a turba gritando que não mais aguenta o atual sistema (estão um pote até aqui de mágoas conosco).

Mas o galáctico viajante (só pode ser coisa do Mercadante. Alguém tem que salvar a Dilma do Mercadante) sugeriu propor um plebiscito para dizer sim ou não a uma Constituinte exclusiva para a reforma política.

Alguém precisa avisar a presidente que não existe “Constituinte exclusiva”. Assembleia Constituinte não tem limites e pode tratar de qualquer assunto.

Mas, digamos que seja feito o plebiscito: a resposta será sim (mas acho que antes a cavalaria vai jogar pedras em nós ao invés de nas vidraças do Itamaraty).

Tá bom: como e quando serão eleitos os constituintes? Quantos serão? Que prazo terão? Teremos, concomitantemente, uma Câmara de Deputados, um Senado e uma Assembleia Constituinte funcionando? Quanto essa empulhação vai custar? Ainda elegeremos, em 2014, os governadores, deputados, senadores e presidente sob o atual sistema político que as ruas já gritaram que não mais toleram?

Eis o que o Congresso deveria fazer: convidar as instituições envolvidas no projeto popular de reforma política, que já colhem assinaturas para propô-la, ajudá-los na coleta e suspender o recesso parlamentar para votar o projeto.

Eis o que o “Levante de Junho” deveria fazer: acampar no gramado que cerca o Congresso Nacional e não sair de lá enquanto a reforma política não estiver votada e publicada, sabendo que isso deve estar feito até o final de setembro desse ano, para que possa valer em 2014.

3 - Pacto pela saúde

padra

Basta que cada unidade da federação faça a sua parte no que está previsto legalmente, e já que está havendo um pacto para cumprir leis, isso não deverá ser problema. A Federação deverá dedicar à saúde a mesma prioridade, eficácia e expediente que teve para fazer os estádios da Copa e estaremos com metade do problema resolvido. A outra metade é gerência.

4 - Pacto pelo transporte público

Shot015

A presidente anunciou que “o governo destinará 50 bilhões de reais a novos investimentos em obras de mobilidade urbana". Ótimo, desde que isso não vá para fazer corredores cujas operações se entreguem aos atuais proprietários da mobilidade urbana do Brasil, que tiveram, nos últimos dez anos, reajustes mais de 20 pontos acima da inflação e agora, em discurso combinado com governadores e prefeitos, dizem que vão falir se a viúva não chegar junto.

Shot011

Shot022

Se fizermos a comparação considerando os últimos 20 anos, o rabo torce a porca: o transporte público subiu mais que o dobro da inflação. 

Shot012

5 - Pacto pela educação pública

Shot019

A presidente voltou a fazer a proposta de destinar 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.

Foi a única coisa consequente que eu vi nesses 5 pontos e, faça-se justiça, a presidente já vem propondo isso há algum tempo e o Congresso vem rejeitando o tema.

> Ou será

Que nós, os políticos, achamos que essa água vai voltar ao leito do rio e tudo será como antes?

Prefiro aquela bolero do Lulu Santos e Nelson Motta, “Como uma onda”. Devemos nos apurar, pois eu preciso acreditar que “tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo”.

Ouçam aí:

Comentários

  1. Você precisa ser ouvido pelos seus pares, tente impregnar-lhes da sua lucidez, por favor!

    ResponderExcluir
  2. de maneira geral, as medidas vêm ao encontro das vozes das ruas - por isso a reação entre atônita e indignada da oposição. O plebiscito para forçar uma reforma política é uma saída heterodoxa e precisa ser discutida com a sociedade para definição das regras. Mas é uma boa medida. Até porque existe algo mais heterodoxo do que uma multidão de jovens interditar as ruas da maior cidade da América do Sul e só desobstruí-las após a capitulação política do Governador do Estado de São PaUlo e do Prefeito da Capital, revogando o aumento das tarifas de ônibus. Um "plebiscito por uma constituinte da reforma política" nem chega perto das extravagantes manifestações rebeldes dos últimos dias, mas, como estas, fará um grande bem ao país. Nessa matéria, deputado, deixe de ser conservador ortodoxo e #vempraruaparsifal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser as ruas da galáxia em que está morando o Mercadante que está querendo votar em um plebiscito para dizer que quer uma constituinte depois eleger essa constituinte que vai passar dois anos discutindo uma reforma depois votar uma prorrogação de mais dois anos porque agora precisa fazer a reforma tributária, a administrativa etc.
      Ou seja, passarão 4 anos e a montanha vaipparir um rato, isso se a própria montanha não virar um rato. Ou você acha que se elegerão para uma constituinte os seres imaculados da sociedade? Não se iluda : no atual sistema político eleitoral que temos os constituintes serão os mesmos que estão há anos no Congresso e não vão legislar contra si mesmos.
      Se você crê em uma empulhação dessas e não detectou que isso significa um descarado diversionismo, desculpe me, mas você está apostando contra o que as ruas estão, de fato, querendo.
      E se você vê algo de concreto nesses 5 pontos, desculpe-me mais uma vez : mas você está depositando muita boa fé em algo que as ruas estão gritando, todos os dias, que está podre e eu concordo plenamente que está.

      Excluir
  3. Realmente, como diz o Deputado, quem redigiu esse besteirol não está neste planeta.
    Gostei do primeiro pronunciamento da presidente, logo após as primeiras manifestações, onde ele afirmou que providencias devem ser tomadas e que as ruas devem ser ouvidas. Mas essa nota de ontem foi muito infeliz e mostra o despreparo da equipe da presidente, até nos assusta.
    Em 1964 os conservadores aproveitaram uma manifestação "a marcha de Deus pela Família e a Propriedade" como start da Revolução que deu origem a ditadura militar.
    Não existe clima internacional para uma quebra das instituições, caso contrário tornaríamos uma Venezuela já.

    ResponderExcluir
  4. Seria o mesmo galáctico viajante - Mercadante que não avisou FHC em 1998 que não existe Constituinte exclusiva?

    FHC defende nova Constituinte
    "Assembléia Nacional seria restrita a discutir as reformas tributária, política e do Judiciário a partir de 99
    BRASÍLIA - O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte RESTRITA, que funcionaria a partir de 99, para discutir três temas: reformas tributária, política e do Judiciário. Fernando Henrique fez a proposta durante a instalação do gabinete do ministro extraordinário da Reforma Institucional, Freitas Neto, no terceiro andar do Palácio do Planalto. Freitas Neto lembrou que está em tramitação no Congresso emenda do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) sobre o assunto..."

    ResponderExcluir
  5. Este plebiscito é só para engambelar o povo, ganhar tempo para armar outra ratoeira para todos e calar o movimento. Não ao plebiscito, Não ao Calheiros, Não ao PT, Não ao Lula e Não a Dilma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá anônimo anti PT , vamos extermina o PT e fortalecer o PSDB, partido da elite, o PMDB, partido dos oportunistas,e os outros um bando de sanguessugas,vamos mudar os políticos e não os partidos, quem governa é o ser humano não uma sigla, vc deve ser algum DS, municipal ou estadual, deixe de ver o mundo pequeno talvez uma boa babá deva ganhar melhor que vc, não tenha medo da vida, lute se determine em algo que venha a valer a pena que o seu sucesso vai chegar mais se vc ficar babando OVO, não vai alugar nenhum, uma grande abraço.

      Excluir
  6. Planiscito para GASTAR mais dinheiro???? Para os que se dizem CONSULTORES (Dirceu...) de plantão ganharem mais dinheiro? Plebiscito para o Impechman dos Presidentes do Senado, Congreso e..... Aliás não ha necessidade pois só as provas apurdas devem ser suficiente...

    ResponderExcluir
  7. Em dois discursos mt bem redigidos pelo pessoal d apoio, Dilma joga pra plateia (pra consumo d leigos em política e economia). Não apresenta novidade política econômica, sendo velha, tb a ideia do plebiscito pra reforma política. Até o convite aos governadores e prefeitos, foi teatral, espetacular, pra vender a ideia d pacto sobre coisas novas, importantes pro país. Com esses discursos, além d confundir a opinião pública, procura transferir o desgaste popular dos atos do Governo Federal pra estados, municípios e congresso. Esses discursos tb têm o objetivo d direcionar a pauta dos protestos nas ruas e dos comentários nas redes sociais pq oferece norte pra seus obnubilados seguidores. Pra isso, mobilizam-se sindicatos, centrais sindicais, UNE, movimentos sociais, e intelectuais comprometidos até as vísceras com o projeto (qqer) d Governo. O plebiscito será d Governo q tem 80% d congresso e terá maioria no colegiado para guinar país à esquerda.

    ResponderExcluir
  8. Constituinte e pelebicito são dispensáveis para uma REFORMA POLÍTICA.O que querem é jogar o problema para além de 2014, fato que está proposto pelo Movimento Eleições Limpas VIGORAR já em 2014 -REFORMA POLÍTICA (JÁ)por INCIATIVA POPULAR, e estão colhendo assinaturas(1,5 milhão).Feita com esmero,tem apoio da OAB, CNBB e mais 70 entidades.Trata-se do mesmo pessoal que fez o FICHA LIMPA.VIDE WEB E APOIE

    ResponderExcluir
  9. Todos falam sobre tudo mas ninguém pergunta aonde foi para o dinheiro da venda dos Aeroportos? E porque este dinheiro não é investido na reforma dos Aeroportos.
    Porque reformar os estádios antigos e não construir novos?
    Se você tem uma copa do mundo em 2014 reforma estadios destruindo os complexos esportivos em anexos, como você vai realizar um Evento Esportivo em 2016? Gastando mais dinheiro desnecessário para construir novos complexos esportivos?
    Como um país quer ser sede de eventos esportivos e não investe em atletas?
    Porque no Brasil você reforma com o dinheiro público, gasta uma fortuna (com o desvio de verbas públicas) e depois você dá de presente para um empresário tomar conta durante no mínimo 20 anos explorando e faturando e ainda dá o direito de isenção de impostos para ele (Estádios, Aeroportos, Portos, Rodovias, etc…).
    Outra pergunta que não quer calar qual a concessão de serviço de transporte público que funciona neste país?
    Porque não se investe em Ferrovias neste país, que é o meio de transporte mais barato e rápido; porque desmancharam a Rede Ferroviária Brasileira? Para favorecer a quem?

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, PresidentA, o que precisa MESMO, é que a LEI seja aplicada! Só. Prender marginais de qualquer nível salarial, tirar concessões quando mal utilizadas palos concessionários, motar os médicos para trabalhar no tempo que foi contratado, pagar salários decentes aos que ensinam nossos cidadãos, dar condições de trabalho a todos os servidores da segurança, e por aí vái… Não precisa criar nada, é só aplicar o que já existe. Mais comissões, gerrão MAIS COMEÇÕES POR PARTE DOS MESMOS QUE ESTÃO BAGUNÇANDO O BRASIL. Apliquemos as leis e retiremos as mordomias. Vai sobrar uma grana…..

    ResponderExcluir
  11. Todos os paises do primeiro mundo, exceto os Estados Unidos, adotam o PARLAMENTARISMO. Presidencialismo só nas republicas de banana (Nicaragua, Venezuela, El Salvador, Bolivia, Argentina, Peru, Equador, Honduras e etc).
    Vejam o que aconteceu na Grecia recentemente. Dissolveram o congresso, tiraram o primeiro ministro e convocaram novas eleições. Isso é que democracia. Presidente não é rei.

    ResponderExcluir
  12. Eis o homem da Rede Globo. Ele será um guardião da opinião de O Globo, e VEJA também: Constituinte Específica não!... Deixa que nós fazemos a reforma... Chega! O Povo não é bobo! Abaixo a Rede Goebbels!!!!

    ResponderExcluir
  13. blá,blá, blá... conversa pra boi dormir! para refletir uma pergunta: transformar corrupção em crime hediondo? só para os corruptos do futuro? e os que já estão lá? onde ficarão os genuínos, os zés dirceus, os renans, collors, os condenados do mensalão, etc? e a pec 37 ? como ficará? enquanto isso todo mundo vai comprar ingresso pra ver a copa do mundo, e votar nos mesmos políticos de sempre!

    ResponderExcluir
  14. Correto Parsifal. Reforma Política Já Já. Para a eleição de 2014!!

    ResponderExcluir
  15. Caro Deputado,
    Esclareça-me uma questão: onde se encontra o brilhante João Santana, 40o ministro da presidenta Dilma? Estaria ele perdido e, consequentemente, deixando sua cliente desnorteada, já que a mesma não tem o menor traquejo político. Começou com o seu pronunciamento em rede nacional onde se colocou ao lado do povo insatisfeito e que "agora seria mais fácil aprovar as reformas que ela sempre quis"; com sinceridade, o brilhante marqueteiro acreditou que seria tão fácil se apropriar dos anseios da massa em fúria?
    Ontem na esplêndida reunião com os comandantes da nação, lançou as 5 pérolas como a salvação de toda a nação, ou seja, até agora ela não tinha nenhum planejamento, mas agora tudo vai mudar? Dentre as pérolas, aos porcos, pois todos que ali estavam são cúmplices da indignação nacional, destaco as 3 melhores, na minha humilde opinião:
    1- 100% dos royalties do pré-sal para a educação, sim e daí? De que adianta colocar mais dinheiro nas mãos dos mesmos sem que haja uma mudança radical nas diretrizes de educação neste país que, sinceramente, não virão da mente privilegiada do Sr Mercadante.
    2- Plebiscito e Constituinte para saber se o povo quer uma reforma política: acredito que esse conselho tenha vindo do excepcional Gilberto Carvalho que não conseguiu ainda entender o que as manifestações querem dizer; onde estão os milhares de aspones e assessores da presidenta que sequer alertaram sobre a inconstitucionalidade deste absurdo? Sim todos queremos a reforma política, assim como a tributária, como revisão do pacto federativo, como a revisão do código penal, etc a questão é como e quem vai fazer, pois na prática, apenas serão outros políticos, mas ainda políticos e não o anseio popular. Gostaria de ver 2 pontos aprovados na reforma política: o voto distrital, mesmo que misto e a possibilidade de candidaturas independentes de partidos políticos, como nos EUA.
    3- Por fim, a melhor de todas, sem dúvida, a "solução" de todos os problemas da saúde: mais médicos! Estrangeiros (de qualquer lugar do mundo, basta vestir branco que estamos pegando), mais vagas nas universidades e mais vagas de residência. Alguém já comentou com a presidenta a qualidade das nossas universidades e hospitais-escolas e a total impossibilidade de aumentar o número de vagas sem estrutura? O Sr Padilha sabe que saúde muito mais que médicos e inclui toda uma equipe de saúde, estrutura física e de apoio diagnóstico, farmacêutico, especializado e hospitalar? Ou os médicos que o Sr Padilha (um arremedo de médico, mas com uma lábia fenomenal) vai importar são polivalentes e resolvem tudo nos lugares mais remotos? Caso seja assim, eu como professor universitário e médico, gostaria de aprender a mesma medicina para aliviar o sofrimento dos meus pacientes que, infelizmente, ainda precisam de remédios, exames laboratoriais, consultas com equipe multidisciplinar.
    De fato a presidenta, e o Brasil, precisam com urgência ser salvos não apenas do Mercadante, mas do Padilha, da Ideli, do José Eduardo Cardozo, do Lula, do Marco Aurélio Garcia, do Renan, Sarney, do Jáder (ah, quanto ao artigo dele, boa parte do bolo ele vem comendo há décadas...), enfim, não tem salvação!

    ResponderExcluir
  16. Deputado, acabei de ver na tv o discurso do seu correligionário Renan Calheiros, que antes já havia concordado com a Constituinte da D. Dilma, propondo passe livre para os estudantes com o uso dos royalties do pré-sal, uma pergunta, a cara dele não treme por que ele é demagogo e hipócrita mesmo ou é overdose de toxina botulínica?

    ResponderExcluir
  17. Ah, outra pergunta, em Murici-AL tem passe livre?

    ResponderExcluir
  18. Esse zerado agora vem com papo furado de que pra reduzir passagem de ônibus. O governo federal tem que desonerar impostos. Mas se cala quando o maior dos tributos é justamente o ICMS que é de 19% cobrado no óleo diesel, um dos maiores do país e que é de responsabilidade do seu parceiro jatene. Ele tem que abrir a caixa preta da tabela de preços e a gordura dos lucros dos portugueses donos dessas latas imundas.

    ResponderExcluir
  19. Esse governo estadual é uma parada! Se não bastasse a dinheirama enterrada nos estádios Brasil a fora. Aqui em Belém, ao lado do planetário, o jatene mandou instalar uma enorme placa anunciando a construção de um ginásio no valor de apenas R$ 59 milhões!Isso mesmo 59 MILHÔES! Enquanto isso as escolas estaduais caem aos pedaços e nem água pra beber têm. As unidades de saúde não têm médicos, nem cibalena, nem ascaridil. Só rato morto! E vão enterrar 59 MILHÔES lá pros lados do Bengola. Tempos da política do pão e circo.

    ResponderExcluir
  20. Parsifal, acho que o teu Blog anda sendo visitados por por uns reaças frustrados da daditadura, disfarçados de viúvas do FHC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui todos são bem-vindos. Sejam do Norte, do Sul, do Leste ou do Oeste.

      Excluir
  21. Uma observação sobre o 1º Pacto

    Acho que ele foi para os estrangeiros, e não para os locais. Veja, dep. o Brasil está em grande evidência...mas não é pela Copa das Confederações, a imprensa internacional especialmente a europeia, a americana em menor grau, têm coberto os protestos massivamente, eles já foram até capa do NYT, com aquela foto medonha...
    Reiterar o compromisso com a solidez fiscal neste momento me parece mais um aceno para o mercado externo, uma tentativa de "tranquilizá-lo"

    Lívia Maléfica
    http://globotv.globo.com/rede-globo/salve-jorge/v/livia-mata-jessica-com-uma-seringa/2361051/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação