Autoridade clerical do Vaticano é preso por porte ilegal de 20 milhões de euros

O noticiário está cheio de pastores evangélicos presos com dinheiro em sacolas ou que respondem a processos por evasão de divisas, afinal, no meio das mais vastas plantações de trigo sempre vingam alguns pés de joio.

Na sexta-feira (28), todavia, foi a vez da Igreja Católica, também já metida em escândalos financeiros com o Banco do Vaticano, ganhar as manchetes mundiais por traquinagens financeiras: o monsenhor Nunzio Scarano, 61 anos, foi preso em Roma sob a acusação de trazer, ilegalmente, para a Itália, 20 milhões de euros em espécie.

Shot002

O dinheiro teria sido sacado na Suíça pelo financista Giovanni Carenzio e entrado na Itália em um jato particular. Pelo transporte o monsenhor Scarano teria pagado 600 mil euros a Giovanni Zito, uma autoridade militar italiana.

Segundo a Reuters, o financista e o militar estão presos juntamente com o monsenhor.

O dinheiro deve ser parte da tunga aplicada no “Instituto para as Obras da Religião (IOR)”, coloquialmente conhecido como Banco do Vaticano, em 2012.

Resta saber o porquê do repatriamento, que ocorre justamente quando o papa Francisco determinou uma operação pente fino no IOR para apuração das supostas evasões.

Comentários

  1. Se fosse um pastor evangélico a mídia (sobretudo a Globo) estava até fazendo transmissão ao vivo e esse post já estava cheio de comentários discriminatórios. Como bem disse o nobre deputado: "no meio das mais vastas plantações de trigo sempre vingam alguns pés de joio." Isso é fato!

    ResponderExcluir
  2. olhe os minérios desperdiçados e os crimes ambientais cometido

    http://isgb-brasil.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

    ResponderExcluir
  3. Totalmente diferente daqui onde quem faz barbalhidade é imune de pegar cadeia e devolver o dinheiro que foi barbalhizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação