What a Wonderful World

Viu-se poucos astros tão completos como Louis Armstrong, que de uma paupérrima infância em New Orleans alcançou a glória como cantor e compositor, além de ter sido um dos maiores instrumentistas e arranjadores do mundo.

Shot008

> O “bocudo”

Conhecido como “Satchmo”, uma gíria negra norte-americana para quem tem uma boca grande (satchel-mouth, algo como “bocudo” em tradução livre), Louis nasceu, em 1901, no bairro mais pobre de New Orleans.

Enquanto a mãe se prostituía ele entregava jornais e engraxava sapatos. Vendo-lhe com talento nato para a música, uma família de judeus lituanos adiantou-lhe dinheiro para comprar um trompete.

Satchmo tocava de ouvido e aos 13 anos já fazia escola com a banda “"New Orleans Home for Colored Waifs", o que foi o começo de uma carreira meteórica, desde o primeiro emprego no “Henry Ponce's”, passando por Chicago, onde a saudade de New Orleans o fez compor magníficos solos, até a glória no Carnegie Hall.

> West End Blues

Em 1924 passou um ano em Nova Iorque, onde amadureceu o estilo e sofreu influência do Blues. Foi dessa época a sua bela “West End Blues”, para mim uma valsa vestida de jazz, embriagada por Blues e, ao final, uma ótima canção de ninar.

> A Grande Depressão

Com o “Crack da Bolsa de 1929”, o que jogou os EUA na grande depressão dos anos 30, mudou-se para Los Angeles, onde trabalhou em trilhas para o cinema e de lá fez a sua famosa tournée pelos EUA, para animar o povo sofrido pela miséria.

Onde chegava uma multidão de fãs o prestigiava. Ele mesmo não sabia da extensão do que se tornara nos EUA. Quando, em 1934, a caravana chegou em New Orleans, a cidade parou para recebê-lo.

> O mundo é lindo!

Em 1964, com “Hello Dolly!” Satchmo bateu todos os recordes de venda até então conseguidos por qualquer cantor nos EUA. A partir de 1965, os EUA o nomearam embaixador honorário e ele percorreu quase todos os continentes pregando a paz.

Ao retornar ao Queens, inspirado com o mundo que viu, compôs a sua última e mais conhecida canção, a belíssima e melodiosa “What a Wonderful World”.

Quatro anos depois, em 6 de julho de 1971, um ataque cardíaco o calou para sempre.

Abaixo, com a voz perfeita, a sua última interpretação de “What a Wonderful World”, antes de morrer:

Viva o Satchmo!

Comentários

  1. Francisco Márcio26/05/2013, 19:26

    Obrigado por prestigiar minha humilde sugestão do dia 19/5/13. E obrigado ainda por essa aula biográfica/musical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cliente tem sempre razão... De vez em quando...

      Excluir
  2. Francisco Marcio26/05/2013, 20:42

    Mesmo sendo proferido com o "cliente tem sempre razão de vez em quando". Repiso uma pergunta que sempre faço a minha esposa: que gosto tem isso na sua boca?

    Um abraço e bom fim de domingo!

    ResponderExcluir
  3. Parsifal;

    Louis Armstrong também foi muito festejado por haver popularizado o jazz entre pessoas que não eram o público deste gênero musical; com o grande sucesso "Dolly", que já devo ter ouvido centenas de vezes; mas ainda assim, se tivesse de escolher a composição mais agradável de ouvir, escolheria "Take the 'A' Train", de Billy Strayhorn, num dos ultimos arranjos feitos por Duke Ellington, que baixei através do "Estação Jazz e Tal" do Ricardo Noblat. É o máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida a "Take the 'A' train" é a mais festejada música da parceria de Duke com Strayhorn.
      Uma particularidade da música, para mim, é que sempre que a ouço lembro de uma outra canção, que nada tem a ver com jazz, mas que tem um tema similar aqui no Brasil que é "Trem das onze" do Adoniran Barbosa.
      O "A" do título de Strayhorn era uma referência à nova (1939) linha "A" do metrô de Nova Iorque, que ia, expressamente, do Brooklyn até o Harlem: era a maneira mais rápida de chegar em casa, para quem morava no Harlem e isso me lembra o "se eu perder esse trem, que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã".

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação