PMDB, PT e PSOL protocolam pedido de CPI

O PMDB-PA decidiu requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Assembleia Legislativa, para apurar supostas irregularidades no Detran-PA.

Shot001

O PT-PA, em reunião hoje (23) pela manhã, decidiu assinar o requerimento proposto pelo PMDB, somando, juntamente com o PSOL, as dezesseis assinaturas com as quais o documento foi protocolado na Mesa Diretora da Casa.

O número mínimo de assinaturas regimentalmente necessário para a implantação de uma CPI é de 14 deputados. Uma vez protocolado o requerimento o presidente da Alepa tem 10 dias para instalar a Comissão. O requerimento não depende de aprovação do plenário da Casa.

Fique claro que a Alepa não tem competência legal para investigar, através de uma CPI, um senador da República: o Senado Federal é a exclusiva instituição que tem essa prerrogativa.

Portanto, a CPI ora proposta limita-se a apurar a veracidade, ou não, de uso político-esportivo de recursos do Detran-PA, visando beneficiar a “Associação Atlética Santa Cruz.”.

Clique aqui para ler o pedido da CPI.

Comentários

  1. Hoje em reportaagem,valter pena diretor geral do detran,tentou justificar que a contratação de temporarios se deu por conta de que usuarios de tucurui,abaetetuba e etc...,vem ate belém para serem atendidos...ora ,sera que ela não lembra que em essas localidades tem ciretrans?E além de que,saiu uma portaria proibindo que usuarios de outros municipios,comecem serviços de CNH e VEICULOS,em um municipio e finalize em outro...esse é o diretotor geral que o detran tem...não entende de nada e só fala bobagem...

    ResponderExcluir
  2. Já era hora do PMDB tomar uma atitude contra esse governo medíocre que vive as custas de publicidade. Parabéns Deputado, sabemos de sua importante participação nesse episodio.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, quando sai a CPI do TC, como este Orgão aprovou as contas da ALEPA com tantas trambicagens denunciadas pela Santa Monica da Alepa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os conselheiros do TCE tem poder discricionário para julgar contas, aprová-las ou rejeita-las conforme o convencimento dos seus membros. Se ele se convenceram de que estava tudo certo não há como dizer que eles agiram irregularmente e o fato de eles terem aprovado as contas não influi em nada o parecer dos órgãos federais que concederam o empréstimo e opinarem pela irregularidade na prestação.
      O próprio TCE, ao opinar pela regularidade, praticou apenas um ato discricionário, pois a competência formal, no caso específico, é do TCU, que ainda emitirá parecer, baseado no relatório dos órgãos federais que carimbaram irregularidade.

      Excluir
    2. Mas onde entra recursos federais no caso alepa e santa monica?

      Excluir
    3. Peço-lhe desculpas. Na pressa li o comentário pela metade e intui que se tratava do caso "Ana Júlia" e respondi o que você não perguntou.
      O raciocínio, todavia, é o mesmo: juízo de admissibilidade. Não é possível acusar um conselheiro (ou um juiz)de ter cometido irregularidade quando ele aprova, ou rejeita uma conta, pois se trata de convencimento.
      No caso da Alepa, inclusive, o MP está pedindo a reabertura das contas já julgadas como regulares, apontando os pontos que no processo de investigação foram constatadas incongruências. O TCE pode admitir, ou indeferir o pedido do MP. Caso o TCE indefira, o MP pode apelas ao Tribunal de Justiça para que esse determine ao TCE a reabertura que, nesse caso, é obrigado a reabrir.
      Não cabe, porém, em hipótese algum, uma CPI para apurar se os conselheiros do TCE julgaram certo ou errado.

      Excluir
  4. Quero é ver a palha da cana avuá

    ResponderExcluir
  5. O negócio começou a ficar bom. O PMDB até que enfim vai largar a teta?

    ResponderExcluir
  6. E o Jatene não vai falar nada?

    ResponderExcluir
  7. É fato no DETRAN. O atual diretor Walter Wanderley é um despreparado, um desiquilibrado emocional. Além de ser apenas um figurante incompetente que em nada contribui para a melhoria daquela Autarquia. Ao contrário, está sucateando o órgão, afundando na corrupção e no nepotismo.
    Sujeito truculento que durante sua incômoda permanência na autarquia humilhou vários servidores e servidoras.
    Fora Walter!

    ResponderExcluir
  8. Ms deputado, eu sempre li por aqui que ostensória era literalmente contra qualquer CPI. Mas agora vejo que mudou de opinião. Alias, seria muito bom que essa CPI alcance a gestão passada do PMDB, quando o DETRAN dava até prejuízo. Aí nao fica pedra sobre pedra. Vamos aguardar os próximos passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mudei de opinião: continuo não acreditando em CPIs e já disse aqui os motivos.
      Não tenho motivo algum para acreditar que essa será diferente das outra que houveram ou que nunca existiram.
      Não fui eu quem propôs a CPI e sim o PMDB, do qual eu faço parte e sigo as deliberações. Recusei, todavia, a presidência e/ou a relatoria pelos motivos já exaustivamente expostos aqui no blog.
      Já será um parto trabalhoso alcançar o presente e dele fazer algo, imagine dar marcha à ré ao passado. Aliás, isso será tentando pelo governo, para depois negociar com a oposição para que nem passado, nem presente e nem futuro sejam colocados em jogo.
      Repito o que você já deve ter lido aqui: o Detran, e muitos outros órgãos, pra frente, pra trás, de um lado e outro, não é caso de política e sim caso de polícia e a Alepa não é delegacia.

      Excluir
  9. Estou radiante, quero esse governo que somente vive de propaganda, desmoralizado e esse senador que não tem moral para nada, desmascarado.

    ResponderExcluir
  10. DE CADEIA ALIMENTAR PARA TEIA ALIMENTAR

    Parsifal

    Eu concordo com sua linha de raciocínio em relação ao lado pratico de uma CPI quanto ao resultado penalizar o fato determinado que gerou motivo e criou o desejo de sua instalação, porem se o nosso raciocínio avançar independente de ser para direita ou esquerda do rumo encontraremos um beneficio saudável politicamente criado na sua instalação, o famoso fato político!

    Se nesse avanço houver inteligência a bombinha de São João bem trabalhada pode virar uma banana de dinamite, essa linha de raciocine beneficiaria PT, PMDB, PSOL até o ainda incerto REDE só não beneficiaria o PSB porque este FAZ PARTE , tanto no que podem conseguir do PSDB governo hoje como o estrago que poderá gerar ao PSSDB nas eleições de 2014 em todos os níveis.

    Quando eu falo bem trabalhada eu me refiro ao poder de envolver outros órgãos do governo, transformando a cadeia alimentar em teia alimentar.

    Talvez existam pessoas que ainda não conseguiram visualizar em minhas palavras onde existe o beneficio que apregoado assim serei mais direto, existe impedimento para convocar alguém na intenção de apurar salário e perguntar sobre a regularização feita pelo Detran dos carros doados pelo governo as fundações, trazendo para CPI também a secretaria de segurança?

    Existe algum empecilho em perguntar para alguém do Detran se a SEAD enviou solicitação para baixa de veículos de seu patrimônio que encontravam –se sob a guarda da SEDUC trazendo essas duas secretarias também para o olho do furacão?

    Essa ultima pergunta é tão capciosa que independente da resposta o depoente vai lascar meio mundo se disser sim a SEAD pediu baixa no Detran e não deu baixa no patrimônio do estado se disser não os carros saíram do patrimônio do estado sem baixa em lugar algum!

    Usando inteligência e coragem em menos de meia pagina entraram três secretarias na CPI e os estragos podem ser multiplicados dependendo do orador e do plenário!

    Agora eu particularmente não acredito em alguém ter peito de começar e terminar essa linha de atuação, alguém pode até começar, mas apenas para usar como moeda de troca!

    Deputado já imaginou o prejuízo que o Mario esta causando ao PSDB tendo este que ficar fabricando chave e abrindo portas para poder livrar a cômica Pantera Cor de Rosa gerando as saídas pela esquerda?

    Mario enquanto era apenas um serio delegado de carreira chamado Rafael Cecin que teve a coragem de ser correto e lhe enquadrou pelo fato ocorrido no Cuiarana você pode tripudiar e conseguir transferi-lo para ele não ficar no seu calcanhar, porem mas porem o todavia esta no entretanto de agora, afinal as torcidas de Remo e Paissandu lhe são contrarias!


    Um homem entra num bar e pergunta:
    “ De quem é o cão Fila Brasileiro que está lá fora?"
    Responde outro homem:
    É meu, porquê?
    O primeiro homem aproxima-se dele e diz:
    Lamento, mas o meu cão acaba de matar o seu.
    O dono do Fila Brasileiro fica perplexo:
    Deve estar a brincar! Meu cão alem de brabo é maior que um carro!
    Diz o primeiro homem:
    Bem, ele engasgou-se com o meu Chihuahua.

    Moral da Historia

    Primeiro acredite depois saiba como ocorreu!


    (((((((MCB)))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua linha de raciocínio de que uma CPI é sempre um fato político e nada mais. Todavia, continuo sendo, pessoalmente, contrário a elas porque até mesmo o fato político que elas geram é extremamente negativo para os políticos, pois não produzem nada e servem apenas para o que você também lavrou: fazer acordos.

      Excluir
  11. I havе read so many articles concerning thе blοggеr loνers hoωever thіs рieсe of writing is rеally
    a good article, keep іt up.

    Alѕo viѕіt my pаge - www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  12. Nõ adianta o Mario Tapioca espernear,querer enganar o povo paraense dizendo mentiras na tribuna do senado,querendo desclassificar o diario do paá que ó o jornal mais lido do estado,em materias publicada no liberal e amazonia...esse sim,jornal sem valor ético e moral...também o dono desse jornal liberal todos conhecem...não tem pudor e nem vergonha de seus vicios.

    ResponderExcluir
  13. Aleluia! Até que enfim o PMDB saiu do armario, quando tambem devolverão os cargos que mamam neste Governo? Aliado não joga casca de banana para que com esteja aliado escorregue. Deputado, como o Senhor sabe das coisas quando o PMDB devolverá os cargos que tem no Governo Jatene? Ser ou não ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PMDB não precisa devolver cargo algum porque não é dono de cargo nenhum. Dê uma lida nas prerrogativas constitucionais do governador do Estado e você saberá que é exclusivamente dele a incumbência de nomear e exonerar os assessores e servidores do Estado. Como dizem os áulicos, ele é o dono da caneta e da chave do cofre.
      Sugiro-lhe, portanto, dirigir-se ao governador para perguntar quando ele irá sair do armário e exonerar os indicados do PMDB. A aproveite e dedique a ele, também, a frase do bardo?

      Excluir
  14. Ronaldo Gomes24/04/2013, 09:36

    Novamente concordo com todos os termos usados por você deputado. Ao longo de tantas manchetes desse ou daquele jornal, nunca vi uma cpi que resultasse em alguma coisa concreta, a não ser um pequeno desgaste aqui outro ali...Mas nada que um bom 12 anos ou uma boa pescaria entre os pares não resolva. Não são casos de família, são casos de polícia.

    ResponderExcluir
  15. Deputado, que parceria é esta? Pregar dificuldade para ganhar facilidade é muito feio e o nome disto é trairagem ou abraço de tamanduá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprofunde melhor o seu pensamento político. Abra mais os seus referências de análise. Tente ver o Estado e o governo de forma mais conjuntural e relacione os fatos em como eles se entrelaçam na disputa interna do próprio governo e do PSDB. Assunte-se no covil que é um Palácio e em como ele pode isolar o governador e limitar o seu raio de ação.
      Se você conseguir sistematizar essa complicada equação que no quociente resume a arte de governar, talvez você acabe concluindo que as coisas não são o que parecem ser. De repente você acaba achando que o governador precisa muito desses aliados, para conseguir espargir colutório dentro da sua própria alcova. Políticos não rezam Ave-Marias.
      Finalmente: trair significa enganar. Enganar significa cometer atos às escondidas. Mude portanto o termo: que tal chamar de afronta? Cabe melhor. Afrontar: enfrentar. Enfrentar: colocar-se de frente ao adversário, sem temor.

      Excluir
  16. Parsifal,esta em curso um contrato para compra de veiculos para a frota do detran,porém,se vc passar ao lado da autarquia,precisamente na esquina da av.transmangueirão com a av,augusto monte negro.Ira ver que um onibus do detran todo equipado para deslocamento dos servidores aos interiores do estado,,para atendimentoesta virando sucata,ao lado de um caminhão bau zerado...e um ford fiesta 2008.
    A pergunta é;Qual o motivo dessa gestão deixar veiculos semi novos se deteriorarem no tempo,para depois alugarem ou comprarem veiculos...Aos que venham jogar pedra na administração passada do detran comandada pelo PMDB,digo esses veiculos que estão se estragando no estacionamento do detran,foram adquirido na gestão pemedebista...
    Ao passar la, confira e se puder,empunhe seu celular de ultima geração e tire uma bela foto dos veiculos para postar aqui,um abraço e boa tarde.

    ResponderExcluir
  17. Se na ALEPA gritar pega ladrao NAO FICA UM MEU IRMAO.Qual a moral pra pegar outro ladrao.E as administraçoes anteriores dos pastores do Dep Martnho Carmona?Estao usando a tecnica do BARBALHO jogar lama nos outro para nao parecer sujo.

    ResponderExcluir
  18. Eu não entendo que tipo de contrato é esse que o detran faz com essas locadoras...sou motorista e no mes passado fiz uma viajem ao sul do pará a qual o veiculo locado teve algumas avarias...porém ao chegar em belém,o gerente de transporte queria que pagasse a avaria...ora bolas,então para que serve o seguro pago pela locadora,e se eu pagasse o valor cobrado,será que esse dinheiro iria para o santa cruz???São perguntas que ficam no ar.

    ResponderExcluir
  19. Tá na cara que esse senador paraense é um político medíocre e que está na política para defender os interesses pessoais e de sua prole. Esse cara mantém um time de futebol profissional e construiu um Estádio Municipal por quê? Com que dinheiro? e com qual objetivo?
    Um sujeito com um passado cheio de nódoas, que cresceu na contravenção, na corrupção na Assembléia Legislativa, tudo está nos jornais - o passado e o presente - ambos comprometedores e dignos de um par de algemas, mas ele vocifera e espuma como um cão raivoso na tribuna do Senado Federal, para expelir num português vergonhoso, lama em outro político local, com muito mais quilometragem e experiência parlamentar, e não se tocou ainda que é usado pelo grupo Maiorana contra Jader Barbalho, em cuja briga de cachorro grande se meteu como cão pulguento e cheio de sarna pra se coçar! Agora, com essa CPI do DETRAN, e com aquela tresloucada atitude de mudar a sua baladeira do Jader Filho para o Jader Pai, nominando o Senador e seu colega Jader Barbalho, para afirmar coisas que não se prova com cópia de jornal nem aos gritos, consumou aquilo que a população paraense já sabe há muito - não se reelege mais e cai em desgraça com a classe política do Estado do Pará, que não admite falta tamanha falta de ética. Sua tribuna de ontem no senado e agora a CPI do DETRAN queimou de vez o fraco parlamentar de atuação pífia em todos os sentidos no Senado Federal. É o que penso.

    ResponderExcluir
  20. Amigos
    Enquanto não mudarmos o nosso perfil de povo cordeiro, bobinho, que só gosta de futebol, samba, mulher e cerveja (não sei se nessa ordem), sem se interessar por política nem pelos políticos ladrões,os políticos vão continuar a mandar no País e a se dar bem com o meu, o seu, o nosso dinheiro público. No âmbito regional,estamos assistindo desde que nos entendemos por "gente", essa briga de foice para que o senador fulano, o deputado tal, indique um ex-prefeitinho de merda, ou um ex-vereadorzinho corrupto, ou mesmo ex-deputado, para ser nomeado para o DETRAN, orgão por onde "jorra" diariamente milhões de reais! O cargo de diretor geral do DETRAN é dez mil vezes melhor do que qualquer secretaria de estado na linguagem dos corruptos! Melhor mesmo do que ser prefeitinho ou vereador. E o governador sabe, mas obedece, cumpre acordos de campanha e nomeia o sacripanta já rotulado de "ladrão e corrupto" - mas considerado "bom de votos" - e ele assume roubando e sai rico! E nós não fazemos nada! Em Brasília, no governo federal é a mesmíssima coisa! Político brasileiro é sinônimo de sinecuras, de cargos e funções públicas mil,nomeações as pencas de familiares, nepotismo cruzado em todos os poderes,todos insaciáveis pelo dinheiro generoso da viúva que jorra aos borbotões depois de retirados dos nossos bolsos, da boca de nossas famílias! Estão lá "suas excelências" nos ministérios, nas empresas estatais como a bilionário Petrobrás do Ministério das Minas e Energia de um Lobão insaciável. A maioria absoluta dos ministros - são ex-senadores, ex-deputados ou outros pilantras indicados por outros pilantras! E nós? Não fazemos nada, não dizemos nada. Está aí o exemplo na sua, na minha, na cara de todos os paraenses - o Detran de Mário Couto e Walter, com time de futebol caríssimo, lanchas caríssimas, um palacete em Salinópolis que adotou de uma hora para outra esquecendo Salvaterra, a maior fonte de distribuição do dinheiro do defeso da pesca numa corrupção que o senador como era de seu dever deveria investigar mas não o fez, preferindo construir estádio em Salinas, com um cupincha e cabo eleitoral como Diretor Geral do DETRAN. Aliás, este atual ex-prefeitinho de Curuçá é o segundo diretor nomeado pelo senadorzinho - o primeiro era um técnico, salvo engano um assessor dele senador,que não sendo do ramo, não aguentou a pressão política da filha deputada e dele senador, e, percebendo a jogada, pulou fora para não se sujar.E nós não fizemos nem dissemos nada. sequer protestamos contra esse governador para não nomear político ou ex-político. Então amigos, e nisso que dá! O Brasil tá se acabando nas mãos corruptas desses dissimulados profissionais representantes do povo! No dia em que tomarmos consciência da força da nossa união enquanto povo, e compreendermos bem a máxima constitucional de que "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido", aí vamos mudar este País e construí-lo como deve ser - uma potência mundial! Observem que o País tá afundando na desordem social, com lei eleitoreiras, irresponsáveis mesmo, vamos continuar sem saúde, sem segurança, sem leitos hospitalares, sem tratamento para o câncer ou com lei que vai estabelecer o início do tratamento só em 60 dias - quando o câncer já virou metástase - enfim, sem estradas, sem transportes, com Belém cheia de obras superfaturadas, inacabadas, paradas e infernizando nossas vidas,tudo por nossa culpa, nossa máxima culpa! Continue nos bares, continue sem consciência patriótica, continue não gostando de política - e não reclame de nada, pois voce sera governado por quem gosta, e muito! Voce sabia por exemplo que esse ex-prefeito ladrão chamado Duciomar Bosta está no Canadá gastando o seu dinheiro quando deveria ter saído da Prefeitura direto para a cadeia? Pois é...e por aí vai!

    ResponderExcluir
  21. Que tal fazer uma fiscalização: de que forma o Mário roubo se apropriou do campo do santa cruz, pois pelo que eu sei ele tomou o campo da comunidade, já que o campo era da comunidade e ele se apossou dos documentos dizendo que faria apenas uma melhoria no campo e acabou tomando o campo.
    Outra que eu sei é que os trabalhadores não tem equipamentos de proteção e segurança e estão trabalhando sem carteira assinada, não existe engenheiro na obra.
    É bom investigar também a prestação de conta do Prefeito de salinópolis, pois como explicar tanto dinheiro gasto na campanha desse prefeito que não tem eira e nem beira. A justiça eleitoral deve agir e investigar essa lambança com o dinheiro do Detran que talvez tenha bancado muito prefeito que se elegeram com o dinheiro do contribuinte.

    ResponderExcluir
  22. SERVIDOR DO DETRAN


    Mas Parsifal, porque não esta se falando nos R$200,00 do tick alimentação dos servidores do detran que foi tirado e não mais devolvido? e ai? esta indo tudo para o time do Mario Couto, é isso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação