Pesquisa Bilhetim: em Belém, Jader Barbalho é o candidato mais forte à sucessão de Jatene

O cientista politico Edir Veiga, que assina o blog “Bilhetim”, publicou no sábado (27) a amostra grátis de uma pesquisa de opinião cuja base de amostragem é Belém. Caso alguém queira adquirir o inteiro teor da pesquisa, informa Edir, o preço é R$ 500,00. Os quadros do tease revelam dados interessantes.

O quadro que avalia a situação do prefeito de Belém em seus primeiros 100 dias, revela que, por enquanto, Zenaldo Coutinho está naquela posição do “nem fede e nem cheira”: 89% acham que “nem melhorou e nem piorou”:

Shot011

Para 67% dos belenenses a administração do governador Simão Jatene é regular e 30% deles opinam que ela é boa:

Shot001

A avaliação pessoal do governador guarda similitude percentual com a do seu governo:

Shot002

A presidente Dilma Rousseff, como em todo o Brasil, alcança alto índice de aprovação:

Shot003

O belenense não faz ideia (espontânea) de quem deveria ser o candidato de Simão Jatene caso ele não se candidate à reeleição:

Shot004

Quando são oferecidos nomes (estimulada) a supressa é que quase a metade dos eleitores de Belém acha que o nome mais forte para ser apoiado por Jatene seria o de Jader Barbalho:

Shot006

No caso de Simão Jatene não ser candidato, o belenense (espontânea) não faz ideia de quem seria o nome mais forte a se opor ao governo:

Shot007

Mas, oferecidos os nomes (estimulada), novamente o eleitor escolhe Jader Barbalho como o candidato mais forte de oposição, ou seja, o eleitor aceita Jader Barbalho tanto como candidato de Jatene como de oposição a ele. A vereadora Marinor Brito (PSOL) vem logo atrás de Jader Barbalho na preferência de oposição, seguida de Edmilson Rodrigues (PSOL):

Shot008

Para o Senado, espontaneamente, o eleitor ainda não tem preferencia definida:

Shot009

Quando se estimula o questionário o nome mais forte é o de Marinor Brito (PSOL), seguida por Helder Barbalho (PMDB):

Shot010

Informa o “Bilhetim” que a “pesquisa  entrevistou 400 pessoas, segmentadas por sexo, idade, renda, faixa etária  e distritos de moradia na cidade. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.”. Não há informação sobre o período da coleta dos dados.

Todos os infográficos foram retirados do “Bilhetim”.

Comentários

  1. Deputado, não é vantagem esta de Jader sobre Marinor, ela só é vereadora graças ao Edmilson. Já quanto ao Helder, como uma pessoa que fez um péssimo Governo em Ananindeua sonha em ser Governador? Nos moradores sentimos a sua nefasta administração, deixando obras iniciadas sem dinheiro para a sua finalização e como prova do que digo ele não conseguiu reeleger seu sucessor levando um vareio com os seus dois candidatos e situação que se presa não perde eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que o Pará não se resume a Ananindeua. Observe ainda que os candidatos do Helder obtiveram 38% dos votos válidos em Ananindeua e que, em ele sendo candidato a governador, o percentual aumentará.
      A sua ultima assertiva é falsa: conheço muita situação que se preza que perde a eleição. Eleição não se trata de se prezar ou não: há muitos fatores envolvidos nisso e, algumas vezes, quem ganha não se preza nem um pouco e nem aos outros.

      Excluir
    2. tanto prova que sua excelencia nunca se reelegeu prefeito de tucurui, pura incompetencia. tanto q em tucurui nao ganha nem pra sindico, duvido responder esta msgm.

      Excluir
    3. Você é um homem de pouca fé. Mas permaneça sempre assim: as pessoas que duvidam são inteligentes e as que têm sempre certeza são idiotas. Aliás, como você tem certeza na sua dúvida, não sei bem em qual das duas categorias se encaixa.
      Ainda, a sua "mensagem" (eu achei que era um comentário) não tem resposta pois você faz uma afirmação e não uma pergunta.
      Finalizando: eu não me reeleger ou não me eleger para síndico ou eu ser incompetente, não prova coisa alguma a não ser a sua possibilidade de duvidar ou ter certeza.
      Não tente fazer dos seus pensamentos um desafio, pois isso deixa a sua capacidade de articulação prejudicada.

      Excluir
    4. entao algum dia sua excelencia voltara a ser prefeito de tucurui?? pelo menos tera coragem?

      Excluir
    5. Para quem, como eu, com 30 anos de vida pública, já disputou mais de 10 eleições, já perdeu e já ganhou, coragem mesmo é sair da politica e essa coragem eu estou tentando ter. Disputar uma, ou cem a mais não requer coragem e sim vontade. Não nutro mais a menor vontade de fazer política municipal.

      Excluir
  2. Deputado, mudando de assunto, vc não acha um absurdo os concursados (falo da Sesan) serem chamados apenas pelo Diário Oficial, ainda mais em tempos que leva uma eternidade para serem nomeados? Ou seja, o cidadão vai ter que acessar o diário todos os dias pra ver se foi chamado, num período de 2 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há obrigatoriedade de publicação no DOE, mas é fato que o Estado deveria encontrar uma maneira de facilitar o acesso do concursado à informação. Vou fazer um ofício à Secretaria de Educação sobre o assunto.

      Excluir
    2. No meu caso é a SESAN (Municipal).

      Excluir
    3. Desculpe-me, não atentei para o fato de ser SESAN. Nesse caso enviarei a sua sugestão a um vereador do PMDB para que faça o pleito à SESAN.

      Excluir
  3. 1 % dos votos, dep?

    Para mim isso serve para desfazer a "lenda" de que os belenenses não votam no Jader só os do interior.
    Quem vota em Jader Barbalho sabe muito bem o que está fazendo e muita gente na capital guarda boas lembranças do governo dele

    Surpreendente esse percentual de votos da Marinor.


    Lívia Marine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu lembro de como ficou o Banpará, a SUDAM, os cofres do Estado, as rodovias estaduais....etc. Boas lembranças do governo Barbalho...

      Excluir
  4. Education is not about memorizing and getting
    the degrees in hand. The mobile news service facility is very new
    and unique concept that has created a buzz among every
    citizen. Indian business news tells about the facts that Indian market is most preferred by
    the foreign investors and also about various other factors like quick
    population growth, high economic growth, English knowledge etc.


    Here is my webpage ... ch3n2k.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente situação que faz um bom governo não perde eleição e isto mostra este desGoverno que o Helder fez em Ananindeua. Ganhar de Marinor penso que não é grande vantagem, ela não tem votos nem para ser eleita Deputada Estadual. Penso que deve-se levar isto em consideração.

    ResponderExcluir
  6. realmente lamento essa pre disposisao dos eleitores da capital .isto e verdadeiro filme de volta ao passado e escancara de vez a nossa falta de renovasao do quadro politico do estado a pensar que o senador jader e um desdenhador da etica,com a coisa publica so me resta lamentar,a ta e tambem votar e fazer politica contra.

    ResponderExcluir
  7. Professor Edir,ñ quero e nem devo desconsiderar seus conhecimentos
    mas...essa sua pesquisa...citar Jefferson Lima;este só conseguiu os
    quase cem mil votos porque foi voto de "revolta"do eleitor.Se o mesmo
    tivesse vindo como VEREADOR,ñ chegaria a dois mil votos(atente para a
    campanha anterior dele para vereador)...que trabalho ele tem/comuni-
    dades???Só fazer críticas,comemorar aniversário?ôô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questionar o trabalho social de Jefferson Lima não é uma atitude muito inteligente. O povo não é burro e vê oq eu acontece. Se ele tivesse se candidatado a vereador, seria hoje o presidente da Câmara e bateria recorde na votação.

      Excluir
  8. O eleitorado paraense reconhecendo que dentre todos os governadores paraense, Jáder foi o que mais vez pelo Pará, principalmente pelos servidores públicos, educação, polícia, saúde, etc. É por isso, que este está vendo que para conter essa crise que está toamdo conta desse gigante Estado só alguém com uma experiência em administração e que conheça o povo. Por isso, O Jáder Barbalho é líder nas pesquisas, É por isso que o Mário Doido junto com o incubado do Rominho ficam batendo nele e no Helder. O Jáder vai fazer uma façanha histórica no Pará, vai se eleger Governador e ainda vai eleger o Helder Senador. Isso que é fazer política. Isso é saber ter carisma pelo povo. Então, aceita meu amor, Jáder Governador, Helder Senador pro Pará sair dessa crise e voltar a crescer. Lambada neles JHbarbalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, sem brigas, me diga tres obras, somente tres iniciadas e terminadas pelo Barbalhinho? Foi um Governo que apareceu somente nas propagandas da RBA. Uma pena para nos moradores de Ananindeua que perdemos 8 anos com esta administração que não deixou saudade para ninguem.

      Excluir
  9. Credo anônimo das 17:37! Agora me deu medo!

    ResponderExcluir
  10. O funcionalismo todo do Detran vota em Jader em 2014...

    ResponderExcluir
  11. Francisco Márcio29/04/2013, 19:26

    Deputado, segue uma sugestão: abra mão da sua candidatura a Câmara Federal e venha como vice numa chapa puro sangue. Tens coragem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho coragem até de não ser candidato. Mas a última coisa que se deve fazer em uma eleição majoritária é uma chapa puro sangue. É preciso, e necessário, buscar alianças até a undécima hora.

      Excluir
  12. LAMBADA NELES .2014

    O retorno. Se isso acontecer vai ter gente tremendo que nem vara verde.

    ResponderExcluir
  13. Pesquisa meia-sola. Tendenciosa. Omissa.

    ResponderExcluir
  14. Ninguém pode negar que Jader Barbalho, quando governador do Pará, respeitou e tratou muito melhor os servidores públicos estaduais. Almir gabriel, Papudinho, jatene e até a Ana Julia, trataram os barnabés a pão e água (quando tinha).
    Esees políticos esquecem que sevidor público vota, forma opinião e tem família, que também vota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos pensar apenas em favorecimentos pessoais. Temos que pensar no Estado como um todo. Nem todos paraenses são servidores estaduais. Você lembra como naquele tempo o Estado praticamente não tinha receita para investir em grandes obras por conta do inchaço na folha de pagamento do Estado?

      Excluir
  15. Parsifal vai num voo suicida nas proximas eleicoes.

    ResponderExcluir
  16. Realmente Helder Barbalho se tivesse vergonha na cara mudaria esse pensamento de querer se tornar governador de um estado que já está afundado ..Pow ele não deu conta nem de Ananindeua que dirá governar um país chamado Pará

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação