A luz dos olhos meus

Shot004

Certo dia, em Brasília, vi um deficiente visual com um cão guia. Ele estava parado no sinal, aguardando o verde. Fiquei esperando para ver o que aconteceria. O sinal ficou verde e o cão começou a atravessar a rua com o seu dono.

Fui atrás. No próximo sinal o cão parou ao ver o sinal vermelho e seguiu quando ficou verde. O rapaz entrou em um shopping e eu voltei ao rumo que desviara para apreciar a sinergia, que me deixou impressionado.

Cães guias são uma raridade quase inacessível no Brasil: há uma fila com 4 mil deficientes visuais esperando a vez de comprar um a um custo de R$ 30 mil.

A raridade se dá porque a maior parte é treinada nos EUA, por 2 anos, e o dono tem que passar 3 meses lá para aprender como lidar com eles. A vida útil de um cão guia, comparada com a dos humanos, é curtíssima: 8 anos.

No Brasil, além de outras instituições, o Sesi São Paulo treina cães guia para doação a seus associados com deficiência visual.

Abaixo um vídeo com uma rápida reportagem sobre o assunto.

O cachorro, de fato, é o melhor amigo do homem.

Comentários

  1. Parsifal;

    Vi na TV uma propaganda do Zenaldo na qual anunciava um telefone para agendamento de "pequenos volumes de entulho" (um assunto que trocamos idéias há algum tempo atrás). Caso consiga realmente desenvolver este serviço Zenaldo ganhará um ponto muito importante; digo apenas um, porque aparentemente ninguém a ele fará oposição.

    Outro problema muito mais complicado que o Zenaldo terá a chance de tentar resolver, é o da construção de casas irregulares em Belém: que invadem calçadas, que não respeitam o direito dos pedestres andarem com padrões mínimos de conforto e segurança segurança. A Câmara de Vereadores deveria aprovar uma lei redefinindo critérios para a cobrança do IPTU e da TLPL. Exemplos
    * Avanço de calçada = aumenta o IPTU;
    * Desnivelamento de calçada = aumenta o IPTU;
    * Avanço de calçada no 2ºpiso = aumenta o IPTU;
    * Árvore com sombra = desconto no IPTU;
    * Comércio não danificou árvore = desconto no IPTU e TLPL;
    * Livre de árvores = IPTU em dobro;
    * Vila de quartos sem espaços mínimos e/ou área de ventilação natural = IPTU em triplo;
    * Casas que geram problemas estruturais para vizinhos = IPTU em triplo;
    * Escada caracol na calçada como meio de escalar o segundo andar = IPTU em dobro;
    * Grades "barrigudas" para guardar carros maiores que a garagem = aumento de 50% no IPTU;
    *

    Obs= Sem prejuízo das ações judiciais cabíveis e válidas por 18 meses (independentemente da correção do problema).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mandar as duas sugestões a um vereador do PMDB propor uma revisão do Código de Posturas ao prefeito. Como versa sobre impostos, o projeto não pode ser de iniciativa da Câmara Municipal e sim de exclusiva iniciativa do prefeito municipal à Câmara.

      Excluir
  2. Belíssimo!


    Lívia Marine

    ResponderExcluir
  3. Enquanto que os "racionais" condutores de automóveis, mal educados e nervosos, cada vez mais estacionam nas calçadas, param em cima das faixas de pedestres e avançam sinais vermelhos, atropelando pedestres e até os cachorros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação