Ao som dos bandolins

Na comemoração, quarta-feira (20) em S. Paulo, dos 10 anos do PT na presidência, a oposição foi acossada com vigor.

Shot011

> Fernando Haddad

Abriu a verve o prefeito Fernando Haddad, dirigindo-se à Dilma: “nunca imaginei que seria uma mulher que iria enquadrar o sistema financeiro internacional". (ela enquadrou?!)

E prosseguiu na elegia: "Foi a senhora que mostrou já nesse governo que era possível fazer as reformas que o Brasil precisava e fazer as que o Brasil ainda precisa."

Shot012

E virou-se para Lula: "Outra coisa que eu não podia imaginar. Eis que em 2002 Lula surpreende, é eleito e o povo brasileiro passa a ter voz". (eu achava que nós já falávamos antes disso...)

> Lula

Aí o Lula puxou do coldre o revólver e mirou a oposição (eu pensava que a oposição tinha morrido... Não morreu?!):

"Eles podem se preparar, juntar quem eles quiserem, que, se eles têm dúvida, vamos dar como resposta a reeleição de Dilma em 2014".

Shot013

"Eles estão sem valores, sem discurso, sem propostas. Qualquer coisa que eles tentarem fazer, nós fizemos mais e melhor ".

E na terceira pessoa (coisas de majestade): “O Lulinha Paz e Amor nos trouxe a sabedoria de criar a base aliada e de criar as condições de ensinar esse país a conviver democraticamente na diversidade."

> Gilberto Kassab

Aí chegou a vez do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, dono do PSD, que arrumou uma boa enxaqueca aos tucanos que do PSD fizeram uma prelazia, pois Kassab vai coligar com o PT.

Shot014

A militância petista começou uma vaia a Kassab, que estancou quando ele fez dos petistas demiurgos: "O governo [do PT] trouxe para o Brasil avanços extraordinários. O povo brasileiro reconhecidamente vive muito melhor. O povo hoje tem acesso a programas sociais. O PSD se sente muito confortável em estar aqui presente em trazer aqui esse apoio. Parabéns à militância petista, aos dirigentes petistas, parabéns ao presidente Lula, à presidente Dilma!".

> Apoteose

Por fim, a presidente Dilma Rousseff desfilou as realizações do seu governo, nunca antes feitas na história, anunciando mais R$ 733 milhões ao Bolsa Família, o que ampliará os beneficiários, e os votos.

Shot015

"O Brasil vira uma página decisiva na longa história, na nossa longa história de exclusão social. Nela está escrito que mais 2,5 milhões brasileiros estão deixando a extrema pobreza".

E na apoteose, tascou a frase de efeito que usou em Brasília no lançamento do programa: "Por não termos abandonado o nosso povo, a miséria está nos abandonando".

> Aécio Neves

Enquanto isso, o Aécio Neves era entretido com coisa muito melhor que política…

Shot016

> E o FHC…

Shot017

Comentários

  1. é deputado, mais não é só o Kassab do PSD que rodeia pacotes...., a familia Raupp esta em todos os segmentos da linha governista e nas defensorias de ....justiça! é incriveis esses ....achar que o povo e sego.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante o efeito da autoadoração e da manipulação popular.

    ResponderExcluir
  3. Deputado, se a oposição não é capaz de se articular a ponto de conseguir mostrar à população um discurso convincente isso é um problema que cabe só a ela resolver. Não acho o governo Dilma ruim, mas isso não quer dizer que ele não tenha suas contradições.

    Veja as privatizações das ferrovias e rodovias: Se tudo der certo, até dezembro 10.000 km de ferrovias e 7.000 km de rodovias terão sido privatizados, vendidos, entregues ao capital estrangeiro, dados ao FMI, aos Estados Unidos, e todas as outras bobagens que o PT falou durante décadas contra o que muitos eles ainda chamam "privataria".
    Ora, o PT está no poder há 10 anos, se era pra privatizar , por que então não fez isso antes? Perdemos tempo, perdemos dinheiro e chances de crescer.

    Gostar da gestão Dilma não me impede de ver essa contradição, até porque ela é gritante, e tenho certeza que não sou a única.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Parsifal:
    Há muito tempo eu não “entrava” na internet. Hoje, acessei, e iniciei pelas notícias em jornais, blogs, etc. O primeiro blogue que li (estou lendo) foi o seu, pela qualidade, credibilidade nos informes e outros quesitos importantes, assim como visito outros sítios da mesma categoria que o seu.
    Pode pareceu purismo, até porque assumo meu perfeccionismo.
    Data vênia, você usou uma palavra (eu ia escrever verbete, mas assim já é demais), que eu acredito, digamos, inapropriada, considerando o assunto em causa.
    Nós somos mais exigentes com aqueles que consideramos conhecedores dos assuntos.
    Mas, para não ser prolixo vou, agora, ser direto e utilizar o conhecidíssimo “texto auto-aplicativo”
    Refiro-me ao termo “elegia”. Para reforçar minha suspeita, recorri ao excelente “Caldas Aulete”.

    “> Fernando Haddad
    --------------------------------------------------
    E prosseguiu na elegia: "Foi a senhora que mostrou já nesse governo ...”

    “Caldas Aulete”
    “Elegia:
    1 Poét. Poema grego ou latino composto de hexâmetros e pentâmetros alternados.
    2 Pequeno poema lírico, ger. de tom melancólico.
    3 Mús. Canção triste, lamentosa
    Elegíaco:
    1 Rel. a elegia.
    2 Que expressa lamento, tristeza
    3 Que chora muito
    4 Que chora muito, chorão.”

    Minha intenção não é, de forma alguma, encontrar erros de outros, estar certo ou estar errado. Você sabe disso, acredito.
    Talvez seja um motivo para eu saber que estou vivo.
    Um abraço
    Marcos Klautau

    * Texto sem revisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Klautau,

      Ótimo que estejamos vivos.
      O termo elegia é usado de forma pejorativa com conotação de bajulação. Mas é fato que a conotação não está ainda nos dicionários, que são extremamente lentos e conservadores em aceitar neo significados.

      Excluir
    2. Prezado Parsifal:
      Sem dúvidas: "Ótimo que estejamos vivos". Você até mais que eu.
      Sua demora em responder pareceu-me, em princípio, que havia alguma zanga. Mas, entendo. É necessário pensar.
      Seu argumento parece-me enxabido, além de configurar-se em um sofisma.
      De qualquer forma, é interessante trocar idéias com alguém que está (ou se ajuiza) à frente dos lexicógrafos.
      Lamento, meu chapa, mas você está equivocadíssimo.
      Além de tripudiar com seus leitores. Não é uma crítica, apenas uma constatação.
      E mesmo que sua assertiva verdade fosse, o texto referenciado teria menos sentido do que tem, em sendo equivocado.
      Os usos de pretensão e água benta não têm limites; cada um as utiliza como quer.
      Entretanto dar-lhe-ei o benefício da dúvida: indique-me onde encontrar respaldo para a afirmação que você fez, cingida em sua defesa.
      Sem dissabores ou mágoas, companheiro.
      Aceite meu sincero amplexo.
      MK

      Excluir

    3. Estou em Santana do Araguaia e aqui a internet é um enorme exercício de paciência e tristeza (uma “Elegia à internet”).
      Caetano Veloso já usou o termo com sentido erótico (que não está dicionarizado). e Vinicius de Moraes para exaltar (que também foge à definição dicionarizada, que é de “fossa”).
      Há alguns anos, eu usei o título “Elegia ao Tocantins” para enaltecer o Rio Tocantins, em cujas margens nasci. O poema foi objeto de intepretação de texto em prova de português da antiga Escola Técnica Federal do Pará e o pessoal que marcou a opção “licenciosidade poética” para eu ter usado a palavra em um poema ufanista (sem choros e lamentos) acertou e eu não tinha a menor ideia do que era licenciosidade poética. Aliás, quando me trouxeram a prova para ver, eu fui marcar as questões sobre a minha própria poesia e errei 3 de 6.
      E tem aquela do Belchior “Elegia Obscena” onde ele tira sarro com uma ex-namorada (pejorativo).
      O Jô também já usou o termo como pejorativo no show que ficou muito tempo em cartaz em S. Paulo, cujo nome era o mesmo do programa de TV: Viva o Gordo, no qual ele declamava uma elegia, em forma pejorativa, para o Paulo Maluf.
      Teve também o humorista (está sumido), Patrício Bisso que em uma peça sua fazia uma “Elegia ao Maluf” e uma “Elegia ao Copam” (aquele edifício que o Niemayer desenhou em forma de onda no centro velho de S. Paulo. (eu assisti no Teatro do Hilton, que já fechou), ambos em termos pejorativos. A do edifício Copam era um primor, mas nunca consegui o texto.
      Bem, se eu continuar com reminiscências sobre elegias a internet de Santana do Araguaia não vai dar conta de subir o texto.
      Não há problema algum em você cunhar o termo como inapropriado. Não ache que isso poderia ser motivo de não publicar o comentário: já cometi vários erros aqui que pronto foram corrigidos quando comentaristas o apontam e faço questão de agradecer.
      Não tenho a menor pretensão de tripudiar e nem de estar à frente de quem quer que seja (o melhor é ir atrás, pois já encontramos o caminho limpo), apenas é fato que há centenas de termos e conotações já em uso na língua que ainda não são reconhecidos nos dicionários e usá-los não implica em prejuízo no sentido que se deseja transmitir.
      Portanto fique à vontade para criticar, constatar, opinar e o que mais ocorrer: não haverá dissabores, mágoas, ou elegias. Nem pejorativas.

      Excluir
    4. Parsifal;

      A elegia do Fernando Haddad foi sem dúvida uma referência aos anos em que ÉFEAGÁ esteve no poder, e neste caso creio que o termo foi muito bem utilizado pois há muitos que têm muito a lamentar, e eu sou um desses. Bem é verdade que o custo PT está ficando altíssimo, mas pode ser que até 2.014 ainda seja menos inquietante do que a volta do PSDB ao poder.

      Excluir
  5. a dilma fez alguma reforma?? só se for do apartamento dela...

    ResponderExcluir
  6. O PT é o partido mais hipócrita e incoerente que existe no Brasil. Antes colocava defeito em tudo que a direita fazia. Agora faz tudo que antes criticava. Se alia com políticos que antes chamavam de corruptos, ladrões, etc. Diziam que era necessário dar calote na dívida externa, agora andam na linha, bonitinho. Pra mim é muito difícil acreditar em um partido que não tem palavra. Pregam melhores condições para os trabalhadores e tem seus quadros políticos grandes empresários que por outro lado exploram seus funcionários. Pura falsidade, e ainda tem gente que cai na balela deles.

    ResponderExcluir
  7. Não vamos esquecer que o todo poderoso Sergio Leão, homem forte de Jatene, tem no comando aqui no Pará o PSD. Será que estão costurando algo nas próximas eleições? O que vc acha Deputado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PSD está coligado com o PT a nível nacional e por imposição legal não pode fazer coligação diferente nos estados.

      Excluir
  8. Em tres passagens recentes, nao vejo a expressao elegia com o significado conotativo pretendo pelo blogueiro.
    Na edição deste ano, a Fifa e a revista France Footbal unificaram o título, que agora recebe o nome Bola de Ouro da Fifa. Até a edição passada, a Fifa elegia o melhor jogador do mundo através de votos de técnicos e capitães das seleções nacionais, enquanto o vencedor da revista France Footbal era definido por jornalistas. Folha de São Paulo, 10/01/2011
    Confundir principalmente a cabeça de quem não entendeu ainda que o futuro está aqui na ponta dos dedos, que a alegria, a tristeza, a bronca ou a elegia do cidadão não têm mais, nunca mais, fronteiras. Folha de São Paulo, 19/02/2011
    Ele me contou que estava escrevendo uma longa elegia para Jack Kerouac, que havia morrido recentemente. "Três dias depois do aniversário de Rimbaud", falei. Apertei a mão dele e nos despedimos. Folha de São Paulo, 22/12/2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua primeira "elegia" não cabe no exemplo que se discute, pois é um verbo e não um substantivo.
      A segunda é um substantivo e está com conotação totalmente diferente do que está nos dicionários, significando aí algo como expectativa ou esperança (o sentido não é nem o que eu dei no texto e nem o que está nos dicionários).
      A terceira também não está como definida nos dicionários, mas tem uma conotação mais aproximada: era uma prosa fúnebre em dedicação ao escritor Kerouac. Os dicionários só aceitam a definição de "elegia" como versos.
      Portanto, como você mesmo, sem querer, exemplificou, o coloquial nem sempre acompanha o formal. Para os puristas, o emprego do substantivo elegia nos dois últimos exemplos que você colou estão errados. (o primeiro, como eu disse, é apenas o verbo eleger.

      Excluir
  9. A última postagem "Anônimo23 de fevereiro de 2013 13:25" que está na mesma caixa azul de nossas - minhas e suas - consideraçaões, não foi escrita nem enviada por mim. MK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É que o anônimo postou no mesmo quadro. Mas você estava assinando, por isso não havia como pensar que fosse sua.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação