A Deus o que é de Deus

dizim

Levantamento da “Folha de S. Paulo” junto a Receita Federal revelou que, em 2011, somente as doações em dinheiro às igrejas católicas e evangélicas do Brasil, somaram R$ 20,6 bilhões.

Revela a “Folha” que a quantia é “superior ao orçamento de 15 dos 24 ministérios da Esplanada ou 90% do disponível neste ano para o Bolsa Família.”.

A matéria declara ainda que “entre 2006 e 2011, a arrecadação anual dos templos apresentou um crescimento real de 11,9%”.

> Tributação sobre os dízimos?

Já há tributaristas no governo que defendem a tributação desses valores. Pela atual legislação os partidos políticos, sindicatos e templos religiosos têm imunidade tributária.

Não tenho ideia formada sobre a tributação, mas sou intuído a defender que os valores recebidos pelas denominações religiosas passem a sofrer algum tipo de fiscalização na aplicação.

Há, inclusive, uma corrente de tributaristas que asseveram que a imunidade tributária não afasta a fiscalização, a exemplo do que ocorre com os recursos arrecadados pelos partidos políticos.

E você, é a favor da tributação e/ou fiscalização?

Comentários

  1. Ronaldo Gomes28/01/2013, 15:29

    Sou totalmente favorável a essa tributação. O gerenciamento não é empresarial?? Percebo que ocorre dep. um inusitado. Nas igrejas tidas como tradicionais o dinheiro tem valor de dinheiro. Explico; se está faltando pagar a conta do telefone ou o pessoal da manutenção, se faz reunião com os membros lhes é repassado o problema e eles irão fazer algo para saná-lo, sem que se comprometa seus orçamentos. Nas ditas "neos" o dinheiro tem valor de sacrifício, ou seja, eu darei o último tostão de meu onibus, voltarei a pé e feliz para casa. Agora eu tenho um acordo com a divindade, e pouco importa se aquele valor acrecido de muitos milhões de outros tostões comprará um fazenda para esse ou aquele "servo do Senhor", que ele responda pelo mal uso que faz, o meu propósito, o meu sacrifício está devidamente registrado. De uma forma ou de outra, porque a educação deve pagar impostos e a religião não????

    ResponderExcluir
  2. As igrejas, pelo menos a maioria delas, já possuem um conselho fiscal que fiscalizam o destino desse dinheiro. Mas é bem verdade que a maioria desses conselhos não funcionam. Que deva haver uma fiscalização é bem verdade, mas acho desnecessário a tributação, uma vez que os impostos que aí estão não são utilizados corretamente. Vai ser o sujo falando do mal lavado.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o problema, serão mais corruptos enriquecendo
    Nessa fiscalização, mesmo assim concordo com
    A tributação, e mudando de assunto , esta de vento
    Em popa a obra do edifício que a construtora quadra
    Esta levantando numa area na beira da baía ao lado
    Do Curro Velho, a obra foi paralisada há uns dias
    mas já esta na quinta laje. E ai? A quem reclamar?

    ResponderExcluir
  4. Pastor Leomar28/01/2013, 19:56

    Sou Pastor Evangelico e sou favorável que haja fiscalizaçao e que seja rigida, e na igreja que tem um conselho fiscal que o mesmo nao seja omisso e que funcionem de verdade.
    Pastor Leomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nomeia o Conselho Fiscal das igrejas?

      Excluir
  5. A Deus o que é de Deus, ao homem o que é do homem e a ao governo o que é do governo. Ah! e pra não "passar batido" o que deve ter de pastor por ai torcendo contra essa medida.

    ResponderExcluir
  6. igreja é só mais um negocio tal como shoppings, bancos, mercearias, padarias etc etc!! quem quer falar com deus que fale em casa mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de você. Nem vou comentar sua comparação absurda. Agora, entenda que igreja não tem como objetivo apenas que a pessoa fale com Deus. Numa coisa você está certo, qualquer um pode falar com Deus onde quiser. Mas a igreja, enquanto templo, é o local onde nos reunimos não apenas para adorar a Deus, mas para buscar uma palavra de conforto, alívio, etc. É onde colocamos em prática a unidade do corpo de Cristo. Em minha igreja temos um belíssimo trabalho na área da Ação Social. Todos os meses são distribuídos cestas básicas a famílias carentes. No geral, as igrejas no Brasil fazem um excelente trabalho de ajuda. Você sabe quantas pessoas são ajudadas todos os dias em nosso país? Sabe quantos drogados tiramos das ruas? Sabe quantos alcólatras deixam a bebida? Sabe quantas famílias outrora destroçadas encontram socorro em nossas igrejas? Imagine um Brasil sem religião, sem princípios cristãos! Seria um inferno só! Se ainda existem pessoas que respeitam o próximo, honestos, que não roubam, não matam, etc. é porque receberam educação baseada nos princípios cristãos. Essa é a essência do Evangelho: Amar o próximo como a si mesmo. Ah, e antes que vc diga algo, dentro das igrejas, como em qualquer instituição, seja ela religiosa ou não, existem pessoas de má índole, aproveitadores, que só fazem o mal. Esses, prestarão conta diante de Deus. Evangelho não é só religião, é filosofia de vida, e vida em abundância.

      Excluir
    2. Bom, opinião é isso ai! mas vc disse em sua igreja, qual seria ela? pelo o pouco que me interesso por igrejas e religiões só vejo desgraça e sujeira! principalmente dos "dirigentes" tanto nas assembleias de deus da vida quanta na católica, só sujeira, pedofilia, extorsão etc.! ja tive a oportunidade de entrar no "templo central" da AD ali no entrocamento e tem setor juridico, setor contabil, setor administrativo etc etc... ou seja, é o negócio da fé! sou ateu mas nem por isso deixo de dizer "obrigado", "por favor" etc.
      nigm precisa de valores cristão pra respeitar o próximo só precisa de educação! o brasil deve ser um dos países mais cristãos do mundo e olha só o nivel de violencia e desrespeito que temos aqui em compensação compare com países como Noruega, finlandia e suécia e veja que o quão educado e respeitador do p´roximo é o povo lá!! portanto igrejas são mais um negocio que o homem criou para iludir e dominar! só vc ver a história da igreja católica e o presente da maioria das igrejas evangélicas! mas tenho certeza que há gente de bem no meio disso tudo!! mas que é um negócio, infelizmente, é!! e devem ser tributadas como tal!!além disso a função de ajudar drogados, pobres e todos que voce disse ai é do nosso governo que receberia os impostos das igrejas e tentaria apoiá-los. abraços!!

      Excluir
    3. 1º) Sou da Assembleia de Deus
      2º) Você está vendo apenas o que quer ver. Eu, membro de uma igreja evangélica estou lhe garantindo que não existe apenas sujeira, pedofilia, extorsão. Generalizar as coisas dessa maneira é no mínimo irresponsável.
      3º) O templo central da Assembleia de Deus fica na 14 de Março, em Nazaré, portanto, quero crer que vc está falando da Universal.
      4º) É justamente por sermos uma instituição ORGANIZADA que temos todos os setores que vc citou, até porque, a própria Lei nos obriga a ter esses setores.
      5º) Quando falei de valores cristãos estava me referindo a história de nosso país. Quem detinha a tutela da Educação no Brasil Colonial? A Igreja. Portanto, foi por isso que recebemos a educação que nos serve de base hoje.
      6º) O nível de desrespeito e violência que você citou tem outras causas históricas que independe de Religião. Pelo contrário. Acredito que se não houvesse princípios cristãos seria pior do que já está.
      7º) Não é porque uma função é de responsabilidade do governo que vou me omitir de ajudar.
      8º) Porque o governo não faz esse paapel atualmente? É porque falta os impostos das igrejas? Nem preciso discutir com você isso, pois todos sabem nesse país que grande parte dos impostos não são utilizados em prol da população.

      Hoje a igreja tem uma "cara" diferente de antigamente. Não tem mais "crente bobinho", pelo contrário, nossas igrejas estão cheias de Médicos, Juízes, Promotres de Justiça, Advogados, Filósofos, Piscólogos, grandes empresários, etc. Você acham que são todos bobos? Alienados? Segundo dados de pesquisas oficiais, se o crescimento evangélico continuar da forma que está, em 50 anos teremos metade desse país evangélico e acredito eu que você estará nesse meio. Abraços.

      Excluir
    4. "pelo o pouco que me interesso por igrejas e religiões só vejo desgraça e sujeira! principalmente dos "dirigentes" tanto nas assembleias de deus da vida quanta na católica, só sujeira, pedofilia, extorsão etc.!"
      Esse trecho já desqualifica o comentário do cidadão. O cara assume que está falando do que não conhece.

      Excluir
    5. Isso mesmo, talvez se ele se interessasse mais pelo tema descobriria muita coisa que não sabe.

      Excluir
    6. então tente desqualificar o comentário... acho meio dificil!! vc acha que o povo brasileiro que é bastante cristão é um povo de bem??? lhe garanto que nao é um povo que quer levar vantagem em tudo, sempre, nao liga para o direito dos outros e só quer saber de si nao pensa no próximo( e não venha dizer que há exceções pq ela vem pra corroborar a regra).
      Voce acha que os Edir Macedos, Valdomiros e algumas outras cobras que estão inclusive na nossa política e são dirigentes das igrejas tem algum interesse em deus??? e em relação aos padres pedófilos?? nao tem quase nenhum né?? além do periodo da inquisição...
      os países nórdicos e escandinavos que tem grande parte da população formada por ateus e são gente do bem, respeitadores, educados etc... me diga que falta deus pra eles??
      se é pra desqualificar tente derrubar esses argumentos mas não com as exceções pq em toda regra há exceção e elas só vem para confirmar o que to tentando dizer!!
      mas cada um crê e vive da forma que quer mas por favor nao brigue com os fatos!
      diga simplesmente que mesmo com toda essa sujeira vc ainda acredita na religião!! contra esse argumento eu realmente nao poderei brigar!! abraços aos barnabitas...

      Excluir
    7. Só pro seu comando, nossos fundadores eram Suecos.!

      Excluir
    8. claro! ve se eles criaram alguma coisa lá... brasil, país de teceiro mundo, povo pobre e burro! quer campo melhor pra criar uma igreja do que aqui??? abraços!!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação