Romance de Chico Buarque é elogiado no New York Times

Shot001

O “The New York Times” de segunda-feira (24) derrama elogios ao último romance de Chico Buarque “Leite Derramado”. Lançado no Brasil em 2009, somente no início desse dezembro, traduzido para o inglês, o livro chegou aos EUA.

> Larry Rohter

Quem assina o artigo é Larry Rohter, que já foi correspondente no Brasil e causou polêmica, em 2004, quando publicou, no NYT, a matéria "Hábito de beber de Lula se torna preocupação nacional", na qual chamou lula de ébrio.

> Gerador de desconforto

Rohter diz que Chico Buarque, enquanto romancista, “é um mestre em gerar desconforto". Explica que isso é uma qualidade do livro, que faz o Brasil "se contorcer, por debater a mancha da escravidão e o complexo de inferioridade que o país historicamente sente quando se compara à Europa".

Em “Leite Derramado” Chico traça uma visão pessimista do ethos nacional ao desfilar conluios, preconceitos de toda ordem, oportunismo, corrupção e machismo, o que leva a uma constatação deveras desconfortável: o brasileiro é um delinquente por natureza.

> Evolução

Embora essas características estejam presente (o brasileiro desobedece vários códigos por dia: da legislação do trânsito à corrupção ativa do guarda, ao código de conduta moral, fazendo qualquer coisa para se dar bem), não compartilho da visão crítica do Chico quando ele trata isso como um atavismo.

A sociedade brasileira evolui e obras como “Leite Derramado”, ao lado de outras que versam sobre o mesmo tema, deveriam ser debatidas nas escolas, para que o brasileiro entenda que não é possível avançar sem que ele se sinta parte responsável daquilo que ele mesmo critica.

Comentários

  1. Caro Parsifal o brasileiro já nasce sabendo transmitir via escrita seus anseios, para comprovar o que digo te mando essa carta escrita por uma criança paraense de São Miguel do Guamá para o Papai Noel que imagino ser o Joaquim Barbosa abdicando de seu presente de Natal em favor de sua professora!

    PARA O PAPAI NOEL DE TOGA EM BRASÍLIA

    Querido Papai Noel moro em São Miguel do Guamá no estado do Pará ,tenho apenas 8 anos e estudo em uma Escola Pública do município que fica na zona rural, faço o 2° ano do Ensino Fundamental e na minha escola tem apenas uma sala coberta de palha, quatro bancos de tronco e um quadro pintado de cal onde uma Tia que ensina do 1° ano ao 4° e é responsável por todas as disciplinas escreve usando carvão, todo dia ela anda mais ou menos 8 km , só para lecionar, o salário dela, assim como de todos outros professores que trabalham em cidades em que o prefeito levou o farelo está atrasado desde as eleições quando não atrasou antes , por isso hoje quero lhe fazer um pedido especial, Papai Noel, que o senhor leve um peixe bem grande para dar a Prefeita de minha cidade para ver se assim ele paga o dinheiro de todos os professores, peço esse presente Papai Noel porque ouvi minha avó dizer que para minha professora receber seu salário só se um peixe bem grande pedir a prefeita pela minha Tia.

    Papai Noel, a Tia me ensinou na aula de Religião que devemos ter Fé, por isso, Papai Noel , peço que você faça uma fezinha no jogo do bicho e mande a pule para ela ter Fé , porque mesmo se o bicho não der ela tendo uma Fezinha um dia esse dinheiro sai.

    Papai Noel, a Tia gosta muito de mim porque mesmo com os salários atrasados ela na aula de português me ensinou a conjugar os verbos pagar e receber, verbos Papai Noel que no dia que foi ensinado no tempo que a Prefeita estava na escola ela faltou à aula.

    Papai Noel, também já tenho aulas de ciências e minha Tia falou só por cima sobre a Cadeia Alimentar, mas eu penso que, na Cadeia Alimentar, a pessoa come na cadeia assim Papai Noel, leva a prefeita de São Miguel que não paga o salário dos professores para comer a Ceia de Natal na cadeia, porque mesmo ela sendo uma bandida tem direito a ter um peru nem que seja uma vez no ano!

    Minha Tia me ensinou também sobre higiene e limpeza pessoal que e diferente de limpeza pública, e eu ouvi a Prefeita falando na Rádio sobre enxugar a folha de pagamento. Será que ela confundiu o pessoal com o publico e ta enxugando porque lavou o dinheiro da Tia? O da tal bolsa escola eu sei que esse ela não lavou, apenas levou!

    Espero que você tenha notado que eu fui bonzinho o ano todo nunca falei que a prefeita deveria viajar para a casa de alguém muito menos do caralho e continuo bonzinho querendo que ela tenha um peru nem que seja de Natal.


    Feliz Natal, Papai Noel,

    Sebastião Mac Artur Stuart Souza da Silva VI, mais se você não achar meu endereço e só perguntar onde mora o Saci de Três Pernas como sou mais conhecido!


    MCB

    ResponderExcluir
  2. Que tal dar uma olhadinha?
    http://www.animesuasmensagens.net/mensagens-para-facebook/tunisia-eu-quero-ter-direitos-egito-eu-quero-democracia-libia-eu-quero-liberdade-brasil-eu-quero-tchu/

    ResponderExcluir
  3. Um dia desses vi na net e acho que foi no seu site, Parsifal, o Paulo Coelho dizer que era "O cara".O cara vende !!!
    O estilo dele parece ser meio politicamente correto, enquanto o de Chico é meio BadBoy, mostrando a víscera do Brasil brasileiro. Acredito que Chico não tenha esculachado tanto assim o brasileiro, pra vender livro, pois acho que de 2009 (época lançamento original do livro)pra cá o brasileiro mudou e tem mudado e pra melhor.Talvez o tradutor tenha distorcido a realidade do livro para apoiar seu discurso que o Brasil não tem mais jeito começando pelo exemplo do presidente cachaceiro.
    Os escritores de livro tem mudado pra melhor, da mesma forma que os escritores de filmes brasileiros mudaram, pois vimos várias produções nacionais aonde o quê se mostra não é mais aquelas putarias que prevaleciam tráfico de drogas e prostutição. Vale citar o caso de um jovem e talentoso artista chamado Selton Melo.
    Talvez esse tipo que o americano quer empregar a um artista renomado como o Chico não fica legal, pois se ficar assim ou Chico escreve romance policial como Nelson Gonçalves que não volta mais pra ser atual ou Chico passa a ser o moderno no padrão de Paulo Coelho.
    Bruno Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi aqui no blog que eu postei a "modéstia" do Paulo Coelho. De fato ele vende como nenhum outro escritor do Brasil já vendeu um dia, por ser uma literatura fácil e sem compromissos. Ler Paulo Coelho é como ler J.K Rowlings (Harry Potter), ou Stephenie Meyer (Crepúsculo): é uma pena que a leitura de dezenas de milhões de jovens pelo mundo afora se resuma a isso e nunca tenham sido apresentados a Victor Hugo ou Machado de Assis.
      Eu li "Leite Derramado" no ano do lançamento. Não foi Larry Rohter quem o traduziu para o inglês: ele apenas escreveu o artigo do NYT.
      Rohter é fidedigno ao texto de Chico, que é, de fato, pessimista e, exatamente porque é um tema pouco tratado na literatura nacional contemporânea, da forma como Chico o abordou (autores nacionais clássicos trataram do tema contextualizando-o em sistemas fechados e não de forma generalizada como em Leite Derramado) é que o articulista o classifica como uma leitura "desconfortável" para nós, pois nos coloca a nu: já que as distorções legais e morais fazem parte do nosso modus vivendi, Chico acaba nos fazendo crer que ele intui que esse seja o "brazilian way of life".
      Para Chico, as exceções (como as que você observou) apenas ratificam a regra.
      Mas embora eu não tenha notado maiores avanços de 2009 para cá, como digo na postagem, não concordo com Chico quando ele coloca a questão como determinante. Concordo com você: o Brasil tem mudado para melhor.

      Excluir
  4. Luiz Mário de Melo e Silva27/12/2012, 07:43

    Temos a oportunidade única de olhar toda a História e decidir se pretendemos ser um bom ou mau selvagem, com conhecimento de causa.

    ResponderExcluir
  5. Doutor Parsifal.

    Com "Leite Derramado", lançado na Festa Literária Internacional de Paraty de 2009, Chico Buarque ganhou o prêmio Jabuti 2010. Ganhou na escolha do júri oficial, formado por editores, e no júri popular, novidade na edição 2010, com mais e cinco mil votos pela internet. Isso não repercutiu tanto quanto essa matéria do NYT.
    É de se questionar: "Que país é esse?".
    Outra: tire, Doutor Deputado, o "além da sífilis, é claro". Borrou o Fado Tropical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso retirar a sífilis, pois foi colocada lá pelo próprio Chico: faz parte da letra.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação