A Palo Seco

Shot009

Em 2009 o “Fantástico” quis saber onde estava o cantor Belchior: em uma semana sabia-se que ele resolvera “sumir” por um tempo e estava morando no Uruguai.

Descobriu-se que, ao sair do Brasil, ele abandonou, no estacionamento do aeroporto de Congonhas (SP), um carro alugado e deixou uma dívida de aluguel em São Paulo.

> Dívida no Uruguai e fuga da imprensa em Porto Alegre

Essa semana Belchior voltou à mídia: a polícia uruguaia o procura por uma dívida de R$ 30 mil em diárias de um hotel na cidade de Artigas.

O jornal gaúcho “O Dia”, que fotografou Belchior ontem (21) “perambulando” pela noite de Porto Alegre, conta que o cantor e sua esposa saíram de um shopping, entraram no lobby do Sheraton, saíram para um restaurante, sentaram em um café e em nenhum dos estabelecimentos fizeram despesas: alegavam que estavam “fugindo da imprensa”.

Abaixo um vídeo feito pelo “Zero Hora” na madrugada de ontem (21):

Segundo o “O Dia”, os débitos do cantor, no Brasil e no Uruguai, somam cerca de R$ 220 mil.

> O que há, afinal?

Mesmo que a inspiração possa tê-lo abandonado, os sucessos de Belchior são hinos de uma época. Raramente as rádios o tocam hoje (uma pena), mas não é possível que ele não consiga fazer shows.

O que, afinal, ocorre com esse rapaz latino americano sem dinheiro no banco? Afinal, ele não mais tem 25 anos de sonho e de sangue e de América do Sul...

A primeira paráfrase, quem já grisa com eu, lembra que é de “Apenas Um Rapaz Latino-americano”. A segunda saiu da (para mim) obra prima de Belchior: o tango “A Palo Seco”, uma das coisas mais belas gestadas nos anos 70.

Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava.
De olhos abertos, lhe direi:
- Amigo, eu me desesperava
...”

Comentários

  1. grande Belchior!

    ResponderExcluir
  2. Ele tem a cara de uma época e de um lugar: a América Latina dos anos 70, cheia de sonhos, esperanças e desesperanças...

    ResponderExcluir
  3. Ismael Moraes23/11/2012, 08:43

    A propósito, "a palo seco" é uma expressão espanhola, que, literalmente, pode ser traduzida "a pau seco", metáfora com as velas recolhidas de um mastro de antigas navegações. Mas o seu sentido é de algo despido de qualquer coisa, assim como "sem comer e nem beber". Ou seja, ele está mesmo "a palo seco".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não é compreensível para uma pessoa como ele.

      Excluir
  4. Getúlio Teixeira24/11/2012, 00:18

    Belchior é diferente. É artista. A voz inconfundível, letras marcantes e o jeito único de cantar, são qualidades e características que o destacam do mundo mesmiciano fazendo com que seja reverenciado por causa de sua obra.

    Para mim, arte é algo diferente, e artista é aquele que a pratíca. Portanto, fogem do usual. Atualmente o conceito de artista está ligado ao mundo artístico, que por sua vez, está atrelado ao ambiente televisivo. Jornalistas, Meteorologistas, Médicos, Advogados e até ex-militares que aparecem, alguns diariamente no vídeo, não são tratados como os outros profissionais de suas áreas, e sim, como artistas. Para se ter idéia, até aqueles grupos de jovens, muitos deles com quantidade de massa cefálica duvidosa, que ficam vários meses dentro de uma casa sendo vigiados por "trocentas" câmeras, onde bebem, fumam, brigam, transam e etc. Esses jovens quando saem do "enclausuramento" reinvidicam a condição e tratamento de artístas. Mas artísta de quê? Se o que eles fizeram todos nós fazemos.

    Belchior é um desses cantores que onde se ouve, sabe-se quem está cantando. Hoje em dia, as vozes são muito parecidas (ou comuns). Eu duvido que ao ouvir três duplas sertanejas você consiga diferenciá-las rapidamente. Já as cantoras, ressalvando a Paula Fernandes, quando não têm timbre a la Ivete, apresentam o da Solanja, vocalista da banda Aviões do Forró.

    Esperamos que a situação seja esclarecida e os problemas sejam resolvidos. Precisamos de Belchior na maior plenitude de sua criação, nos brindando com os versos e canções maravilhosas que sempre o caracterizaram.


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação