Companhia Siderúrgica do Pará estaria falida?

Shot015

Hiroshi Bogéa, no seu “Blog do Hiroshi”, relata que a Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar) está “há meses sem pagar produtores de carvão e o comércio de Marabá”.

A siderúrgica, segundo o blogueiro, “entrou num processo de paralisação paulatino de seus alto fornos.”.

> A indústria é pioneira no Polo Carajás

A Cosipar, há mais de 20 anos no ramo, foi a pioneira na área da siderurgia no Pará e, ao lado do ex-presidente Lula, protagonizou, na inauguração das Eclusas de Tucuruí, a primeira exportação de ferro-gusa pelo que deveria ser a Hidrovia do Tocantins.

Shot011

Bogéa reporta notícias que de que a “guseira estaria fechando suas portas em definitivo por não ter cumprido contratos de importadores de gusa, tendo, como consequência, a suspensão do depósito de vendas do produto.”.

> Investigar causas e consequências

É sabida a crise econômica na região e o que uma improvável, mas possível, epidemia no setor guseiro poderia provocar na já escorchada economia marabaense, cuja embolia se fez com as escaramuças da implantação da Alpa que, até o momento, não passaram de movimentação de terra.

Seria de boa providência que o Governo do Estado determinasse ao secretario de Indústria, Comércio e Mineração que fosse tomar a temperatura do ambiente.

É preciso saber se a febre é isolada ou a crise é do modelo implantado, que não se sustentou quando foram estabelecidos marcos ambientais corretos.

Comentários

  1. Em 2002 haviam estimativas de 18milhoes de m³ de madeira por ano para sustento dos fornos de carvão, diga-se de passagem Madeira Nativa, quando a lei exige florestas plantadas, há que saber que contribuição essas empresas de fato proporcionaram ao Estado do Pará com todos os incentivos que recebiam, eu não lamento, eu festejo a tua postagem, Viva a Floresta Amazonica!

    ResponderExcluir
  2. Parsifal, com rarissimas excessões estas empresas só funcionam quando estão recebendo dinheiro federal ou estadual. Quando isto acaba seus dirigentes estão ricos e as empresas falidas. Veja o caso da Celpa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação