Os galpões da CDP e obelisco de Luxor

shot004

Leio no “Blog da Franssinete Florenzano” que a Companhia Docas do Pará (CDP) insiste em desmontar “os armazéns 11 e 12 do Porto de Belém, exemplares da chamada "Era do Ferro, para armazenar contêineres.”.

> Mudar de lugar

Posiciono-me contra à reducionista solução encontrada pela CDP para aplacar a ira dos que cultuam o patrimônio histórico: os galpões seriam desmontados e montados em outro local, o que lhes preservaria o valor cultural.

A solução é esdrúxula, pois os galpões têm a plenitude do valor histórico que portam apenas no local onde foram erigidos: retirados dali ficarão mudos e perdidos na esquizofrenia dos que acham que a linguagem da arquitetura se pode despir de contextos.

> O absurdo da sugestão

A solução encontrada pela CDP é absurda. O mais elementar teste lógico deita-a ao chão. Por ela seria correto concluir que seria possível desmontar as pirâmides do Egito e coloca-las às margens do Sena, para que os parisienses as admirassem ao som dos seus acordeons.

> O Obelisco de Luxor

Aliás, com o Egito ocorreu algo parecido. Como dava muito trabalho arrancar as pirâmides, o vice-rei do Egito, Mehmet Ali, sacou algo menos pesado porem não menos valioso: os dois obeliscos que ornavam a entrada do “Templo de Luxor”, com o qual presenteou a França, que plantou um deles na Praça da Concórdia, em Paris.

shot003

Quando o socialista François Mitterrand assumiu o poder redimiu-se pela metade: devolveu um dos obeliscos ao lugar de onde os dois jamais deveriam ter saído: ao templo de Luxor, no Egito.

Comentários

  1. You could сeгtainly sеe your еnthusiаsm within the
    articlе уou write. The sector hopes fоr
    more pаѕsiоnatе writers like you who are
    not afraiԁ to mеntion how they beliеve.
    Αll the time gо аfter yοur heart.


    Mу web site - Blucig

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação