Instituto Acertar: Edmilson e Priante no primeiro e segundo lugar respectivamente

pesq

O “Blog do Bacana” publicou no sábado passado (28.04) um pesquisa de intenção de votos e avaliações do prefeito Duciomar Costa (PTB), do governador Simão Jatene (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

A intenção de votos estimulada coloca Edmilson Rodrigues (PSOL) com 38,1% e Priante (PMDB) com 16,1%, seguidos de Almir Gabriel com 12,4%, Arnaldo Jordy (PPS) com 11,1%, Zenaldo (PSDB) com 8,3% e Alfredo Costa (PT) com 3,8%.

A margem de erro da pesquisa, que ouviu 630 pessoas, é alta: 4%.

Tal margem não desconstitui, estatisticamente, a dianteira de Edmilson Rodrigues no processo, porém, em se comparando com as demais pesquisas já vistas, intui-se que o psolista bateu no teto (de 38% a 40%), o que lhe dificulta uma vitória em segundo turno.  

A margem de erro (4%), todavia, assegura intuir que a segunda e terceira colocações (Priante e Almir) estão indefinidas, podendo, conforme o sentido que se escolhe para aplicar o erro, inverter as posições (Priante poderia estar em terceiro e Almir em segundo). 

Clique na imagem para ver os resultados.

Comentários

  1. Parsifal, como voce é politico talvez voce possa me esclarecer como pessoas sem a minima condição de ganhar eleição até para sindico de prédio teima em ser candidato a alguma coisa? Será que corre dinheiro por fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não tem condição de vencer não consegue ganhar coisa alguma, então não deve ser por isso que teima em se candidatar. Talvez vaidade somente.

      Excluir
  2. Lembro do Ed as vesperas da ultima eleicao chegando sozinho no Bar Municipal e sendo saudado por todos. Onde que o Duciomar faria isso? O cara continua morando na mesma casa, perto da feira e continua andando sozinho pela cidade, coisa que politico nenhum faz, com excecao tambem do Zeca Pirao que vai para a arquibancada do Baenao, mas este nunca foi prefeito e nao se pode fazer maior avaliacao.

    ResponderExcluir
  3. 17:29;

    Já cheguei a pensar que seja porque uma eleição majoritária traz visibilidade ao candidato, capaz de fortalecer sua votação numa eleição posterior, no mesmo ou em outro cargo. Quanto aos "sem chance", eu lhe digo que depois da era "Dudu" qualquer candidato para Belém seria melhor que este atraso de 8 anos no desenvolvimento da cidade.

    E o Duciomar, quem diria, enfim visitou Curitiba, a bela capital do Paraná; pena que não tenha morrido de vergonha de si mesmo e ficado por lá mesmo. Será que o falso-oftalmologista só teve olhos para enxergar o "BRT"? E a urbanização da cidade? e os seus parques ambientais? e a limpeza pública? e os postos de saúde pública municipal primorosamente mantidos a plena capacitação de atendimento ao público? Que vergonha para o homúnculo-do-asfalto-barato!

    ResponderExcluir
  4. As análises feitas agora sempre mostrarão um "recorte" de uma realidade que poderá mudar bastante. Com exceção do excelente posicionamento do Edmilson Rodrigues, que mesmo com as dificuldades de ordem partidária, deve mostrar fôlego para chegar ao segundo turno. Talvez esta seja até agora a "quase certeza" destes números iniciais. O núcleo midiático e eleitoral ligado ao governo estadual, inclusive se surpreende com esse desempenho. Por isso, três candidatos apoiados pelo governo (Priante, Zenaldo e Jordy)tem a missão de levar para o segundo e vencer o adversário. Mas Belém é Belém. Se a dificuldade de Edmilson no primeiro turno é visivel, as coisas mudam bastante no segundo turno, onde o palanque eletrônico fica maior (mais tempo de TV e rádio) e a militância petista pode dar a diferença que faltará para o ex-prefeito. O posicionamento de Duciomar também precisa ser mensurado. Na periferia ele continua forte e pode impulsionar o seu candidato. Eleição é algo meio previsível.Quando o prefeito, governador ou presidente está bem, faz o seu sucessor. Se não estiver, o seu opositor mais claramente definido (isso é uma vantagem de Edmilson) leva a melhor.

    ResponderExcluir
  5. Eu Choro!

    Chorei – como deve ter acontecido com boa parte dos eleitores paraenses – ao ler a transcrição da pesquisa dando o Don Dudu com um percentual de rejeição inferior aos 100% merecidos por declara que o seu coração sangra em não ter conseguido ainda fazer uma administração melhor que o Antonio Lemos como seria do seu mais veemente desejo.

    A torrente de lágrimas a escorrer pela minha face dava, inclusive, a impressão de tratar-se do leito do Rio Guamá. E quanto esforço empreguei tentando conter tamanha emoção!

    No momento em que, ao continuava a leitura, fui surpreendido pelos hilariantes índices do parlamentar que sempre se imaginou estar à beira de ser confundido ao prefeito falecido no inicio do século passado. Pilhéria esta capaz de provocar risos num sapo, ainda que imobilizado pelas presas de uma voraz surucucu de fogo!

    Logo um criador de condições para referenciar sempre quem era poder citar em comparativo personagem que, em toda sua vida pública, nunca se acostumou a render homenagem ou gravitar na órbita dos poderosos antes ou depois de ser um deles, coisa que já o diferenciava, fazer tal comparativo se torna mais esdrúxulo saindo de quem se manifestada por meio de um trabalho macabro orientado por uma mãe de santo do tipo Mãe Mandinga e do mais poderoso de todos os orixás , denominado IMPUNITE , ambos seus protetores espirituais encarregados de consultar o falecido alcaide no céu sobre como poderia fazer uma boa administração como a sua encobrindo que seu mandato se resume em outro céu, o de sua boca!

    Essa de se “achar” não passa de uma de suas idiotices sendo um benéfico tal expressão na minha visão por não dizer que é alardeado cabotinismo, que pelo visto não esta só materializado no meu imaginário; pois nunca assumiu, tampouco demonstrou qualquer ato de natureza cívica que requeresse coragem como Antonio Lemos escamoteando sua atitude ao dizer que possui absoluta incapacidade de ter ódio, contudo infelizmente parece que essa noção do perigo de continuidade não foi compreendida por parte dos pesquisados!

    “”””Pelo tamanho continuação na proxima postagem””””

    ResponderExcluir
  6. Continuação

    Eu Choro!

    Na pesquisa vejo que quase todos os candidatos sofreram influências Dudurianas, quase todas para o bem da população!

    Ao seu pseudo candidato Almir Gabriel(ainda não acredito que o Don Dudu não vai aprontar mais uma das suas) ela o fez aparecer com o maior índice de rejeição entre os pesquisados mesmo na área da macro drenagem!

    Ao concorrente Edmilson que se encontra na liderança ela o ajudou em tal colocação ao despertar saudades de sua administração com brilho de assessoria comunitária.

    Para o candidato Zenaldo que aparece na quarta colocação ela segura seu crescimento lembrando ao eleitor que a origem da candidatura dele é articulada pelos mesmos que fizeram Don Dudu prefeito!

    Causa impacto também na candidatura de Priante, pois o sentimento de culpa em ter votado no Don Dudu na eleição passada e não nele em segundo turno faz os eleitores procurarem se redimir declarando logo em primeiro turno um voto de arrependimento fato que lhe garante até aqui o segundo lugar.

    O PT que se digladiou para ter um candidato que despertasse sua militância coisa que até agora não aconteceu, também desperta no eleitor lembrança do apoio salvador que deu ao Don Dudu mais quatro anos para ele não permitir o belenense de cuspir na calçada quando para ele não importa nem que cuspam em sua biográfica desde que continue no seu jeito impar administrando a cidade, forma esta usada para esconder suas graves e mórbidas virtudes!

    O Jordy que aparece em uma excelente colocação ao estar em quarto lugar é a única candidatura onde a administração de Don Dudu não fede nem cheira, ele realmente foi lembrado por esforço próprio, a classe intelectual com calejados formadores de opinião que foi por ele abandonada ao poder exigir uma secretaria para interceder em favor dela e não o fez, esta sempre antenada e já lhe impõe silenciosamente uma rejeição crescente hoje na casa dos 41,4% agora imagine quando entrarem nessa tarefa os concursados,ai nem o seu inconformismo a respeito da pedofilia reinante no Marajó ou Barcarena liderado a sua geração a se opor à mencionada situação lhe ajudara, afinal o sufrágio é em Belém.

    Na eleição passado o Pirão tinha o votos contrários ao Don Dudu e ajudou o Priante , nesta eleição o lugar pertence ao Carlos Augusto Barbosa e o candidato que o convencer a ser seu vice terá uma ajuda substancial!

    Agora eu duvido que o Intendente Antonio Lemos se vivo fosse sairia candidato dado ao caos que o Don Dudu deixara ao seu sucessor no palácio que nunca levara seu nome!

    Antonio Lemos este, sim, mereceu emprestar seu nome ao palácio e ser considerado autêntico líder de sua geração e das demais que se seguiram, por nunca tergiversar em relação à sua ideologia. Diferente, pois, do paradoxal Don Dudu!

    Agora uma certeza, essa será a eleição mais recheada de risadas, surtos de gargalhadas, pilherias , desvio de ritmo e caráter, deboche profano e cinismo, alguém pode se perguntar porque usei deboche profano, antes que isso cause crise filosófica eu explico que aparecera um privilegiado ou filho eleito de Deus e dirá que nos nascemos com um destino e foi Deus que pôs a mão na minha cabeça e me encarregou dessa árdua missão , recomendando-me submeter meu nome,isto com absoluta intimidade coloquial, como se fosse o Moisés dos tempos modernos!

    Resta-nos o consolo de existir sempre o menos pior!

    MCB

    ResponderExcluir
  7. O EDMILSON foi um bom prefeito, e a população não esquece disso, porém, na campanha o EDMILSO, terá pouco tempo de TV, e isso é fundamental em campanha.
    Neste cenário o PRIANTE tem chance de crescer, o mesmo serve para o ZENALDO.
    Acho que o PRIANTE vai ganhar esta eleição, e vamos mostrar que o PMDB é bom de governo, como foi no período do COUTINHO JORGE

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O EDMILSON foi um ótimo prefeito, e a população não esquece, porém, com pouco tempo de TV durante a campanha a tendência é o PRIANTE crescer, e o EDMILSON cair.
    PRIANTE vai ganhar e vamos mostrar que o PMDB é bom de governo, como foi na época do COUTINHO JORGE.
    No dia do lançamento do PRIANTE, estava bonito ver ELCIONE, JADER e PRIANTE juntos deu imagens de unidade partidária, importantíssimo neste momento.

    ResponderExcluir
  10. Marcio Vasconcelos, porque lembrar dou Coutinho se o Helder Barbalho esta governando Ananindeua por 7 anos e ainda nao disse pra que veio tanto que o Pioneiro vai levar a prefeitura brincando?

    ResponderExcluir
  11. O grande problema do Edmilson sempre foi a "imprensa".Morei muitos anos na periferia e vi o bom trabalho que ele fez por lá.Mas quando você lia as matérias dos dois jornalões da Cidade só se viam críticas a ele.Eu no lugar dele,jamais voltaria a Prefeitura de Belém.A elite não o tolera e através dos meios de comunicação que dominam conseguem demonizá-lo até mesmo diante de quem se beneficiou em sua administração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação