Como se faz uma hidrelétrica

06

A Usina de Belo Monte alagará 400 mil hectares de floresta e será a terceira maior do mundo.

Programada para entrar em operação em 2015 a um custo inicialmente previsto de R$ 20 bilhões (vai custar mais), Belo Monte deverá gerar, no pico, 11,2 mil megawatts.

> Reminiscências

Pelo rufar dos tambores, custe 8 ou 800, Belo Monte deverá estar pronta em 2015 para prover a mágica do gênio humano de transformar água em energia elétrica.

Eu acompanhei a construção da Usina de Tucuruí. As fotos do Green Peace, do canteiro de obras de Belo Monte, reportaram-me ao passado.

Lembro-me do aperto que senti no peito quando a ensecadeira fechou o Rio Tocantins, em cuja margem eu nasci, para erguer a barragem de concreto que abrigaria as turbinas: eu nunca imaginara, até então, que seria possível ver, em seco, o leito daquele imenso rio.

Com a inauguração da obra o Tocantins foi tangido à agulha apertada dos tubos que o guiam à rolagem das turbinas: a energia que você está usando para ler esta postagem é a agua do Tocantins.

Não se preocupe que esta água não molha: só move moinhos na passagem. Mas cuidado que ela é como poraquê: dá choque.

Clique na imagem e veja a quantas vão as obras de Belo Monte.

Comentários

  1. Deputado Parsifal,

    Realmente é um impacto de proporções socio-ambientais e antropológicos consideraveis. Altamira é agora o epicentro dessa transformação, infelizmente a falta de estrutura socio espacial estabelecará num curto espaço de tempo o caos urbano: falta de condições sanitarias, aumento de criminalidade, descontrole populacional, aumento de preços de generos básicos, etc. A discussão recai novamente para as externalidades positivas e os beneficios para o Estado do Pará? O Plano estrategico do governo federa atende a interesse do sul e sudeste, será que denovo seremos um mero fornecedor de energia eletrica? Isso deve ser discutido urgentemente!

    Arthur Cezar Anaissi de Moraes
    Mestrando em Economia do Crime Ufpa e Escrivão de Policia Civil do Pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anaissi,

      Infelizmente não tenho maiores expectativas de que Belo Monte será diferente do que vi em Tucuruí. O Brasil fez uma opção de política energética que não considera, na planilha de custos, as mitigações ambientais mais amplas. O nosso conceito de dano ambiental ainda é restrito. Aliás, não é só o Brasil: o mundo fez esta opção.

      Excluir
  2. Para que a servem as leis e os políticos, se não para colocar ordem...! Fica claro que não passa de poderes de interesses pessoais, isso me envergonha de pensar que o cidadão é obrigado a votar em corrupto, pela falta de esclarecimento da população e da hipocrisia dos candidatos, que nunca renova sempre os mesmo, ate que a morte os separe! Que absurdo! E fica por isso, Dr. se o senhor não tem esperança e nem força para combater, saia da Politica e de a vez para quem acredita que é possível mudar, se não o senhor continua cúmplice do sistema, podendo deixar a vez para quem acredita que poderia combater!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não preciso sair da política para que tenha vez quem "acredita". Basta que os "crédulos" entrem em um partido político e se candidatem. Não sou eu que "dou a vez" pois eu não tenho a prerrogativa de "dar" mandato a ninguém. O mandato é eletivo: o cidadão se candidata e o povo elege.

      Excluir
  3. Deputado o senhor mesmo já anunciou em varias ocasião, se ganhar ou não tanto faz, mas tem a prerrogativa de iludir, portanto, enganar o eleitor, quando não acredita em mudança de quadro politico e corrupção, o senhor acha bonito, mostre que o senhor tem atitude largando a teta, já que não quer combater a corrupção, vou começar a pensar que o senhor não passa de discurso, vou começar pensar diferente a seu respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está totalmente equivocado. Eu afirmei (e afirmo) que não tenho expectativas de mudanças na "política energética do Brasil". Não confunda o modelo operacional da geração de energia (política energética) com política partidária e construção republicana: as duas coisas são totalmente diversas.
      Eu jamais afirmei que não acredito em "mudança de quadro politico e corrupção" e isto não passa de efeito da sua precipitada, e errônea, leitura do texto, colocando nele eventos inexistentes.
      Ao contrário, se você ler os meus textos sobre o assunto (mudanças políticas) verá que eu sempre repiso que o Brasil está mudando e para melhor.
      Eu não estou na política para "segurar tetas", por isso posso escrever e dizer a qualquer audiência as minhas opiniões sem demagogias, ou seja, o que não desejo é iludir alguém: quem vota em mim sabe exatamente quem sou e o que penso.
      Quanto a sair, ou não da política, permita-me a prerrogativa de aquinhoar a hora que devo me eximir dela: não cogito fazer isto apenas para provar "que tenho atitude" ou como mote para que "não pensem diferente" ao meu respeito, o que é algo que, caso você interprete textos de forma tão equivocada, eu não tenho como evitar.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação