James Cameron é o terceiro homem a descer à Fossa das Marianas, no Pacífico

came

O cineasta James Cameron, diretor dos blockbusters Titanic e Avatar, é o terceiro homem na história a descer até o ponto mais profundo dos oceanos: a Fossa das Marianas, a 11 quilômetros da superfície, no Pacífico.

Cameron preparou a missão por sete anos e mergulhou ontem (25) no “Deepsea Challenger”, um batiscafo especialmente construído para o prodígio de resistir à enorme pressão do mergulho.

deepr

> Primeira missão à Fossa das Marianas foi em 1960

A Fossa das Marianas recebeu a presença humana antes de Cameron em 1960, quando o tenente americano Don Walsh e o cientista suíço Jacques Piccard lá chegaram a bordo do batiscafo Trieste. A viagem foi tão rudimentar que os dois nada conseguiram trazer, ou ver, de lá.

> Cameron enviou mensagem assim que alcançou o fundo

Agora, o “Deepsea Challenger”, que mal cabe Cameron em seu interior, é equipado com câmeras de alta resolução em 3D, possui braços mecânicos que proporcionaram a coleta de amostras e embarca a mais sofisticada tecnologia de transmissão, o que proporcionou ao cineasta enviar uma mensagem de texto à superfície assim que chegou ao fundo: “acabei de chegar ao ponto mais profundo do oceano. Chegar ao fundo nunca foi tão bom. Mal posso esperar para dividir o que estou vendo com vocês”.

deep

James Cameron veio à superfície após três horas da submersão e a missão foi um sucesso. Eu mal posso esperar para ver o que Cameron viu: o ponto mais profundo dos oceanos é menos conhecido pelo homem que a superfície de Marte.

Comentários

  1. Quero ver é quem vai ser o primeiro a descer ao ponto mais profundo de Tucuruí e menos conhecido pela população: a atual fossa da nossa prefeitura!
    ww2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação