Grande Sertão: Veredas *

Shot001

O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra (PSB) conseguiu, através de um acordo de coronéis, vencer o primeiro round contra a imprensa, mas, esta continua disparando seus petardos.

A articulista Julia Duailibi conta que não é tarefa fácil arredar Bezerra do seu feudo, pois a “oligarquia Bezerra Coelho é uma das mais longevas do Nordeste”.

A sede da oligarquia é a maior cidade do sertão pernambucano, Petrolina, onde nasceu o ministro. A cidade, com 300 mil habitantes, é governada há 50 anos pelos Bezerra Coelho.

Lá, há “um parque que se chama Josefa Coelho; um bairro com o nome de Gercino Coelho; uma escola de 2ª grau, a Clementino Coelho”.

Quem chegar de avião a Petrolina pousará no Aeroporto Senador Nilo Coelho; a Orquestra de Câmara e Coro da cidade também se chama Senador Nilo Coelho. Os principais jogos de futebol de Petrolina ocorrem no Estádio Municipal Paulo Coelho, pai do ministro Fernando Bezerra Coelho.

Duailibi conta que o patriarca da oligarquia foi Clementino Coelho, “conhecido como Coronel Quelê, figura lendária do sertão nordestino que criou 17 filhos e um império econômico que hoje abrange fazendas, indústrias e meios de comunicação pelo Nordeste.”.

A oligarquia dos Bezerra Coelho pousou no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e hoje é aliada do neo coronel nordestino, Eduardo Campos (PSB), neto de outra lenda ida de Pernambuco, Miguel Arraes.

Eduardo Campos quer compor a chapa majoritária na reeleição de Dilma Rousseff. Em nível local, planeja eleger o atual ministro da Integração Fernando Bezerra, prefeito de Recife e o filho do ministro, o deputado federal Fernando Coelho Filho (PSB), prefeito de Petrolina: quem domina Recife e Petrolina domina Pernambuco.

* Título de uma belíssima obra de Guimarães Rosa.

Comentários

  1. Isso que dizer, então, que a família vai continuar rica e os pernambucanos vão ficar pobres. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Pário duro entre as oligarquias Bezerra Coelho em Pernambuco, Sarney no Maranhão e Capiberibe no Amapá. As oligarquias de Pernambuco e do Amapá têm em comum a filiação partidária: PSB.

    ResponderExcluir
  3. Ta fazendo sendo páreo duro para a familia Sarnei no Maranhão.
    Não sei que familia é mais cara de pau.

    ResponderExcluir
  4. Isto parecea coisa de mágico,é muito coelho pra uma cartola, ou tanto bezerro pra ... sei lá

    ResponderExcluir
  5. Deputado vc. não postou. Aqui no Pará quem quer manter o feudo é o Admir Galilea Andrade.

    ResponderExcluir
  6. João Chamon - Marabá26/01/2012, 19:43

    É...! nada sei das oligarquias petrolinenses/pernambucanas, e assim, formar opinião sobre o fato é tarefa difícil. Afinal, moro aqui em Marabá no estado do Pará, longe pacas - mas... o assunto me interessa porque envolve um ministro de estado do meu País, que de uma forma ou de outra, acaba tendo a chave do cofre que nos socorre em situações muito interessantes. Então procuro entender o que está se passando. Nessa busca por informações corretas, acabo de ler o texto e assim tomei conhecimento da versão do autor do post. Tudo bem! só que... como não sou tapado e aprendí que não se deve acreditar em tudo que se lê. Pergunto: é verdade o que está escrito lá no texto? quem me garante que não há interesse político ou qualquer outro tipo de interesse no que o narrador tenta passar como verdade, prá gente? então... prefiro aplicar a operação matemática naquilo que leio aqui ou em qualquer outro tipo de publicação: acredito em 10% ( sou muito bonzinho...) do que lí. E aproveito prá me perguntar ( a mim mesmo!!!) como formar minha opinião se tudo que leio ( e olha que gosto de ler) é duvidoso??? - prefiro acreditar que... não devo acreditar. E Pronto!!! e... cadê a verdade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Chamon,

      É fato que precisamos dar o devido desconto, mas, é fato também, que as oligarquias existem. O que fazer? Avançar no processo democrático, o que eu acho que já começamos a fazer. Pelo menos começamos a ter senso crítico.

      Excluir
  7. E aqui no Pará, quantos espaços públicos recebem o nome de Jader Barbalho? E em AQnanindeua? Quantos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação