O Mecanismo de Antikythera

shot002

Acompanhar a progressão anual do Sol e da Lua através das constelações do zodíaco, prever eclipses, traçar a movimentação dos planetas e a órbita irregular da Lua no céu, era, segundo a função do Mecanismo de Antikythera, um “computador” grego que remonta a 65 A.C., achado em 1900 na ilha de Antikythera, na Grécia.

O mecanismo, que possui mais de 30 engrenagens, teve a sua função compreendida depois que engenheiros mecatrônicos da Universidade de Cardiff usaram raios X para ler as inscrições, decifrando o funcionamento dos dois “displays”.

shot003

Pesquisadores e historiadores afirmam que quando a Grécia foi dominada pelos romanos o desenvolvimento da “mecatrônica” foi interrompido e se perdeu. Mecanismos similares só começaram a ser feitos, na Europa, cerca de 1000 anos depois.

shot004

A conclusão que se poderia chegar é que, caso o Império Romano não tivesse interrompido o desenvolvimento dos gregos nesta área, talvez a tecnologia hoje estaria 1000 anos mais adiantada.

Comentários

  1. DEP. Parcifal,usando a oportunidade,venho a presença de vossa senhoria,especial atenção no sentido de usar de sua bondade, e solicitar aos membros do comi ter, pro Carajás e Tapajós,que façam uma matéria,sobre a ferrovia Norte e Sul, que liga Eldorado dos Carajás, ao porto de Itaqui no Vizinho Estado do Maranão, por onde escoa toda a produção de minérios de nosso Estado, fazendo do Estado do Maranhão o maior exportador de ferro da America Latina,sem possuir nenhuma jazida de minério, e mostrar no horário eleitoral do SIM, para que o povo que não tem esse conhecimento, possam ficar sabendo das preocupações que os defensores do NÃO, e das riquezas do Pará,so estão preocupados em manter o Estado do tamanho que é, e não com a qualidade de vida dos paraenses, principalmente os do interlã. com a certeza de ser atendido, reitero meus protestos de estima consideração e apreço
    atenciosamente,
    Ademir Patricio de Sousa.

    ResponderExcluir
  2. Ismael moraes27/11/2011, 16:13

    Esse conhecimento perdido teria sido usado para salvar o planeta ou destruí-lo mais? Uma hecatombe já teria nos destruído ou já teríamos nos mudado pra outro planeta?

    ResponderExcluir
  3. Olá Ismael,

    A tecnologia sempre terá estas duas faces, mas, não podemos condenar o estudo do átomo pela bomba atômica. O equilíbrio está na tolerância dos homens. Se há intolerância há guerra.

    ResponderExcluir
  4. Deusimar Brito, Ford Landia28/11/2011, 10:33

    par quem o povo deve apelar se nem o Dep, responde nada, não respondeu o que postou o o Ademir,acho um desrespeito para com os inter nautas,o menos uma critica serviria como respostas,se não,vai ficar como se não tivesse dado a mínima.

    ResponderExcluir
  5. Olá Deusimar,

    Permita-me observar que o Ademir Patrício não me fez uma pergunta a qual eu deva responder: ele fez uma sugestão, que, aliás, já foi passada ao pessoal da mídia, sobre a qual eu não tenho nenhuma interferência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação