ONGs reagem à orientação do Planalto de não mais fazer convênios com elas

shot005

A fala do ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que, “por determinação do Planalto”, não pretende fazer convênios com ONGs, "mas sim com prefeituras", surtiu a reação das ONGs, que calavam na borda do incêndio ateado na Esplanada.

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), que abriga cerca de 250 ONGs, através da sua diretora, Vera Masagão, qualificou a medida de "uma covardia, uma falsa solução", sugerindo que a “transparência e o controle social são as únicas saídas”.”

Masagão não poupou o PCdoB, dizendo que se houve erros "foi de gestores do partido dele, ministro, que não se interessou por fazer chamadas públicas, não fiscalizou, não acompanhou os programas.".

Masagão tem razão. Embora tenha que haver um freio de arrumação no conluio entre os governos e certas ONGs, e eu coloco ainda as OSCIPs no balaio, redirecionar às prefeituras os convênios, não garante que os recursos serão absolutamente aplicados.

O que precisa é um marco regulatório para estas instituições, obrigando-as a tratar o erário com a devida transparência, e os órgãos oficiais serem obrigados a proceder hasta pública para habilitá-las aos convênios.

A única saída para diminuir os desvios é, de fato, o controle social amplo, geral e irrestrito. O estado precisa dotar o cidadão de meios para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, e a internet é o modo menos caro e eficaz para implementar isto.

Comentários

  1. Concordo totalmente, ferramentas e obrigações ao cidadão, chega de reclamação o caso é ação!

    ResponderExcluir
  2. Deputado, não seria melhor Organizações NÃO GOVERNAMENTAIS se afastarem dessas relações GOVERNAMENTAIS?

    ResponderExcluir
  3. Se as organizações são "não governamentais", não tem porque ficarem mamando nas tetas do governo, têm que ter recursos próprios para por em prática suas finalidades. Como a reeleição, as coligações partidárias, a CPMF, os conselhos tutelares, por exemplo, as ONGs foram outra boa idéia original que os brasileiros conseguiram avacalhar. Como sempre.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é isso : Organização NÂO GOVERNAMENTAL financiada com dinheiro do GOVERNO. Absurdo!!!
    Quem deve usar o dinheiro público é o GOVERNO PÚBLICO e não associações particulares.

    ResponderExcluir
  5. Recentemente um conselheiro tutelar de Belém não pode assumir o cargo por situação semelhantes em sua ONG,mesmo assim o CONDAC fez a posse.

    ResponderExcluir
  6. Deputado,a verdade é que todo o Brasil sabe:Mamar nas "tetas" do governo, sem "dar na cara" é só fazer uma ong.
    Me prove ao contrário!
    Aqui existem + de 2500 picaretagens travestidas de ong a mamar no nosso rico dinheirinho e a classe politica que é a maior beneficiaria fica caladinha.

    ResponderExcluir
  7. Deputado, eu não falei...! Não deu outra o fantástico de domingo, revelou a Maracutaia da "minha casa minha vida"!
    Realmente não se podem generalizar mais quem faz os pacotes com as ONGs são os políticos, conforme denunciei na sexta em seu blog, e não são só as ONGs, as prefeituras entraram no pacote, mais essa quadrilha do PT e quem faz a ponte com o ministério da cidade, casa civil da presidência e caixa econômica e BNH. Ta pior do que no tempo do militar, eles são uns verdadeiros cupins da corrupção, destrói tudo que é plano para se manter no cargo político e retirar beneficio próprio, já sucatearam o INCRA onde, tudo passa por eles com a mão e aval da forasteira de Holanda e seu comparsa Zé Geral...!Uma verdadeira quadrilha de separatista só sabe dividir o que alheio e tirar benefícios próprio! Dois mandatos sob liminar, isso e que eu chamo de fixa suja! E ai deputado ninguém consegue desbancar essa quadrilha de PTista no Pará?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação