O custo Brasil

shot003


“Que fenômeno ocorreu no Brasil, que se tornou de um dia para o outro um dos países mais caros do mundo? Os preços dos apartamentos, os serviços, almoçar fora, vestuário... Acabei de voltar da minha terra natal e vi os preços da TV a cabo (138 canais por R$9), mensalidade de celulares (plano básico, de 200 minutos, por R$ 10). É verdade! O país em que eu nasci não são EUA, nem China, mas Turquia, em muitos sentidos país semelhante ao Brasil. E quem presta estes serviços na Turquia são três, quatro companhias. Agora, as teles também estão entrando no setor de TV a cabo no Brasil. Pergunta: os preços das mensalidades vai baixar no Brasil? Resposta: não! Porque aqui há muitas mãos para beijar... É uma vergonha!”.

Hasan Ulus, na coluna “Dos leitores”, de “O Globo”.


Hasan tem razão. Veja abaixo algumas tabelas comparativas de preços que têm rebatimento direto no custo de vida nacional:

TRANSPORTE AÉREO, por quilômetro voado:

aerea

ENERGIA ELÉTRICA. Custo anual para o consumidor residencial, considerando um consumo médio de 300kw por mês. Os preços estão em dólares americanos:

energia

GASOLINA. Preço por litro, em dólares americanos:

gaso

Aquele que eu considero um dos maiores responsáveis pelos altos preços nacionais, o custo do dinheiro, a taxa de JUROS, no que o Brasil é campeão mundial:

juro

Finalmente, outro componente que o Brasil precisa rever frente à valorização do real, para dar competividade aos produtos nacionais e derrubar os custo de produção, os IMPOSTOS:

impos 

Tabelas: Trevisan Escola de Negócios

Comentários

  1. Já tivemos a inflação que roeu qualquer possibilidade de alguem honesto e trabalhador levar uma vida digna, e agora que nome vamos dar ao Custo Brasil, que transformou o Brasil, de novo num País inviável para alguem honesto e trabalhador poder crescer. Naquela época da inflação alguns poucos se deram bem, serão os mesmos de agora? Com as mesmas espertezas? Pois duvido que o Ike Batista pague impostos esses a que te referes na mesma proporção de um trabalhador que tem tudo descontado na fonte. Duvido!

    ResponderExcluir
  2. Faltou acrescentar ao comentário, deputado, os custos de se criar novos Estados no Brasil, cada um deles com apenas 1 milhão de habitantes, não é?

    Afinal, como diz o slogan norte-americano, "é economia, estúpido!"

    ResponderExcluir
  3. E por isso que os países das Europa sao mais desenvolvidos do países da America e Africa por tem a população com um pouco mais que isso, e se pode tem pais com uma população pequena, por que que que nao se pode ter um estado, e se o Para fosse um pais ainda sim estaria entre os maiores do mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação