O último presidente da República do regime militar foi o general João Batista Figueiredo, que governou o Brasil de 1979 a 1985, quando se elegeu, ainda indiretamente, o primeiro presidente civil desde o golpe militar de 1964, Tancredo Neves, que faleceu antes da posse, assumindo o seu vice, José Sarney.
O irascível general Figueiredo, antes de deixar o Planalto, sem passar a faixa ao seu sucessor, à moda de Greta Garbo que pediu ao mundo que a deixasse só, rogou aos brasileiros que o esquecessem: ele morreu esquecido aos 81 anos, em 1999, vencido por uma crise renal que lhe parou o coração.
Quando o Sol do Rio de Janeiro se afundava na baía da Guanabara no dia de ontem, falecia com o astro a derradeira ligação institucional direta com um presidente do regime militar: Dona Dulce Figueiredo, esposa do general Figueiredo, a última primeira dama da ditadura.
Dona Dulce, 83 anos, foi a mais elegante primeira dama do regime e conduz ao túmulo mais uma página deste mal contado e controverso período da história do Brasil.
DEPUTADO, mudando de assunto, V. Exª sabe se é verdade que o Deputado Wlad assumiu a presidência do PSD no Pará ??
ResponderExcluir"... deste mal contado e controverso período da história do Brasil" ??????
ResponderExcluirOlá Virgílio,
ResponderExcluirÉ que se for bem contado não sobram muitos senhores honoráveis na Nova República. Tem gente que hoje pinta de social democrata que era colaborador. Os arquivos, que são guardados a sete chaves, não protegem somente generais.
12:25:00,
ResponderExcluirNão tenho conhecimento disto.
Os crimes que os militares cometeram, foram para o bem do Brasil. Os crimes que os comunistas cometeram, seriam para o atrazo do Brasil. Se houve heróis nessa história, com certeza não são os que demonizam hoje os militares
ResponderExcluirAi que saudades dessa época,o povo brasileiro vivia livre é os bandidos na cadeia, hoje é bandidos roubando os cofres públicos, e a população presa em casa e a traz das grades não existe mais nenhum general de peito neste Pais todos os comunistas da época quase todos estão no senario político, o que eles tudo queriam e desvio de verbas pública em todos os seguimento do governo o que os militares temiam e agora são marginalisados, muito contribuirão para o desenvolvimento deste Pais, mais agora seus opositores é quem ditam regras no Brasil. Parabéns a tos os generais que comandaram este Pais.
ResponderExcluirO ser humano é complexo, hipócrita e egoísta. Tem suas crenças e tenta conduzir, induzir, formar opinião publica em favor de suas ideologias. Militares, ajude-nos. Mas como o próprio figueiredo disse "esqueçam-me" , os atuais militares não querem se meter nesta guerra que os próprios brasileiros procuraram. Aguente, brasileiro... Estamos colhendo o que "plantamos"!!!
ExcluirO ser humano é complexo, hipócrita e egoísta. Tem suas crenças e tenta conduzir, induzir, formar opinião publica em favor de suas ideologias. Militares, ajude-nos. Mas como o próprio figueiredo disse "esqueçam-me" , os atuais militares não querem se meter nesta guerra que os próprios brasileiros procuraram. Aguente, brasileiro... Estamos colhendo o que "plantamos"!!!
ExcluirQue bom que a democracia permite que possamos expressar sem medo e sem amarras as nossas opiniões. Já pensou se ainda vivessemos na ditadura, esses anônimos que se manifestam favoráveis áquele regime, não poderiam ser contrários áquela época. Hoje eles podem ser favoráveis aos anos sombrios.
ResponderExcluirE Viva a Democracia, com todas as suas mazelas.
O Presidente Figueiredo foi um grande Estadista apesar do Regime de Exceção em que governou o Brasil! Graças a ele, foram permitidos os movimentos pela abertura democrática sem qualquer repressão nas ruas. Foi o General João Baptista de Figueiredo, quem restabeleceu a normalidade democrática e anistiou esses ladrões que voltaram, assumiram o poder, e se locupletaram do dinheiro público e mamam até hoje nas têtas generosas da Nação. Sarneys, Lulas e outros bichos peçonhentos mais, que trouxeram junto com eles os Delúbios, Palocci's, Dirceu's, Genuíno's, Dilma's; Berzoíne's e outras cobras venenosas mais!!!E nesse período de muita paz, tranquilidade, segurança, saúde pública de qualidade e construções das maiores obras do País como Hidrelétricas de Tucuruí, Furnas e a maior de todas - Itaipú, que estão segurando até hoje o desenvolvimento do nosso País. De lá para cá, nada mais foi feito, nenhuma obra importante, a não ser roubo, roubo e mais roubo! Quem não conhecer a verdadeira história e os por quês do Regime Militar, não conte mentiras nem lorotas, pois estará prestando um desserviço à História mais recente do Brasil! Primeiro vá ler, inteirar-se dos fatos e depois venha dar a sua opinião! Viva o período Militar no Brasil! Que saudade! E não sou nem nunca tive parente Militar! Um civil igual a qualquer outro! Descance em Paz D. Dulce e dê um grande abraço do povo brasileiro no seu saudoso espôso!
ResponderExcluirA ditadura Civil e a pior de todas,onde a massa e sofredora,e engraçado que os terroristas estão no poder fazendo de tudo o que querem,roubando,emrriquecendo cada vez mais ,e o povo cada vez mais miserável, de que a adianta eu ter a liberdade de expressão, e não ter o poder de veto onde a democracia usa um expressão que diz o povo coloca, e o povo tira, uma OVA!te provo, em Santarem a prefeita Maria do Carmo do PT,que cometeu crimes eleitoral,ficou fora da Prefeitura apenas 07 sete meses, sabem o que aconteceu?,explico.o supremo determinou, mesmo sabendo dos crimes praticados pela prefeita, e o mais grave disso tudo, é que ela é Promotora de Justiça, por tanto o a unica coisa que o povo faz, é cumprir rigorosamente com sua obrigação de votar e ai de quem não fizer, não pode ser empregado não pode tirar passaporte e ainda dizem que isto e democracia? é ditadura pura uma vez que eles sentam no poder,já era só saem depois que terminarem seu mandatos,o pior cego e o a aquele não usa bengala.
ResponderExcluir