Da mihi factum, dabo tibi jus

LawBooks

Desde os tempos do Senado romano discute-se que o excesso de leis prejudica a justiça, e esta, para se efetivar, ignora 90% delas.

Nas discussões dos tribunos romanos sobre o assunto, credita-se ao mais sábio deles, Cícero, a frase até hoje usada para demonstrar que já há lei para tudo. Cícero desafiou os senadores: "da mihi factum, dabo tibi jus" (dá-me o fato, dar-te-ei o direito a se aplicar).

De 2000 a 2010 os estados e a Federação criaram 75.517 leis. Foram 6.865 por ano; 18 por dia. Atente-se: este número foi nos últimos dez anos. Ao todo, avalia-se que o Brasil possua mais de 500 mil leis. Só as leis federais somavam, em 2009, 181 mil.

A média absurda dos últimos dez anos se deu por um motivo lúdico: criou-se o mito de que parlamentar operoso é aquele que faz mais leis, não importando a qualidade, conveniência, constitucionalidade, ou oportunidade das proposições.

Há assessor parlamentar cujo trabalho é procurar na internet leis elaboradas nos mais diversos estados da Federação para que se proponha a mesma no seu estado. O plágio chega a ser confessado quando se interpõe algum óbice constitucional ao projeto: “mas, esta mesma lei já foi aprovada no estado tal...”

Um alto percentual desta avalanche não é aplicado, por inconstitucionalidade: 80% da produção legislativa do Rio de Janeiro, por exemplo, é ignorada no cotidiano judiciário e vira letra morta.

Esta realidade, com variações diferenciais, repete-se nos outros estados, o que cunhou a descrença com o arcabouço legal, dita na forma de que “lei no Brasil é potoca”, e atrasa a aplicação da justiça, pois pode postergar o processo até o Supremo Tribunal Federal, que, de 2000 a 2010, julgou 2.752 leis inconstitucionais, e mais de 5 mil estão na fila de espera.

O Poder Legislativo, juntamente com a sociedade, precisa repensar o seu papel: produção em série de projetos que, se em leis transformados, serão esquecidos logo depois da discussão é muito pouco, quase uma desnecessidade, diante do que a sociedade demanda, principalmente porque, é mais do que atual o jogo proposto por Cícero: da mihi factum, dabo tibi jus.

Comentários

  1. Realmente, deputado, o senhor tem toda a razão: se com 27 unidades federativas já temos todo esse emaranhado de leis mortas, criar mais 2 estados só iria deixar a situação ainda mais estapafúrdia.

    ResponderExcluir
  2. 22:26:00,

    Permita-me discordar: o que deveria mudar seria a forma como exercermos a legislatura. A contrário senso, resolveríamos o problema acabando com os estados, o que é uma lógica absurda, pois seriamos levados ao nexo final de algo assim como para comer o omelete, além de quebrarmos os ovos termos que matar as galinhas.
    Mas sei que você está apenas brincando.

    ResponderExcluir
  3. és um gênio Deputado Parsifal.por isso leio diariamente seu blog.abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação