A OAB-PA, o paletó, o pote e a rodilha

pale

O casarão do Largo da Trindade se fechou no dia de ontem. Enclausurou-se lá o Conselho Regional da OAB-PA em uma reunião secreta, sem direito a ata. Para os anais da instituição, se assim foi procedido, a reunião não foi havida.

Como qualquer parede erguida no mundo, as do velho casarão têm ouvidos. E quem ouve fala: o ser humano tem a necessidade de transmitir mensagens da mesma forma que transmite genes.

O objeto da reunião foi a forma como Jarbas Vasconcelos vem agindo na presidência do Conselho, manifestando, em nome da instituição, posições que não são emanadas do colegiado.

Os conselheiros, em maioria, fizeram objeções à forma como a OAB-PA se tem conduzido no episódio envolvendo a Assembleia Legislativa: todos apoiam a apuração dos fatos, mas, discordam dos excessos cometidos pelo presidente Vasconcelos, como o fato de ele ter pregado a sumária prisão dos investigados, o que vai de encontro ao que cabe um advogado defender.

A maioria dos conselheiros também faz reservas ao uso da imagem da OAB-PA, emprestada pelo presidente, como ponta de lança na guerra que se trava entre os dois grupos de comunicação do Pará.

No caso da “Caminhada contra a corrupção”, convocada pela OAB-PA para o próximo sábado, 28, os conselheiros apoiam a medida, mas, condenam a forma como foi conduzida, que acabou liquidificando os interesses da instituição com conveniências externas: a OAB-PA não mais pode escapar da fatalidade de, pela equivocada condução do fato, fazer às vezes de montaria.

Este é um ponto de difícil sistematização. Atos públicos que visam visibilidade buscam quantidade: não importa a qualidade de quem se aglomera.

Inobstante, a maioria dos conselheiros considera não comparecer em um ato que louva honestidade, onde poderão estar misturados escribas e fariseus, formando um cordão contraditório: os bons samaritanos, nesta específica trilha, não se querem deixar patrocinar por aqueles que, eventualmente, não reúnem condições pessoais para destilar moralidade.

Acuado, o presidente Vasconcelos, como sempre faz nas ocasiões em que o torniquete aperta, ameaçou renunciar, o que é uma tática até hoje bem sucedida para dar tempo de enxugar o suor que lhe escorre à testa.

Começo a acreditar que o paletó de presidente da OAB-PA é muito grande para o advogado Jarbas Vasconcelos, ou ele conclui que o cargo lhe é um estorvo: quem dá o valor devido ao que carrega sobre os ombros, não ameaça sacudir-lhe ao chão nas ladeiras que se vão apresentando pelo caminho.

Ou, como diria o meu ido pai nestas ocasiões: “quem não pode com o pote não põe a mão na rodilha.”.

Comentários

  1. Parsifal, que moral tem a OAB para convocar marchas e contramarchas? Porque no Governo passado eivado de todo tipo de trambicagem e trampolinagem a mesma nunca se posicionou contra estes fatos, o que mudou de ontem para hoje? Porque a OAB não foi celere em tomar providencias quando o Jornalista Lucio Flavio Pinto foi covardemente agredido por membro da propria OAB?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Parsfial, a logica já sabes q é simples.

    A maioria do conselho é TUCANA roxa, ops. quero dizer amarelissima, enq a outra parte é jardista, só q de ptista só tem ele, então é normalissimo estar incomodando, pq antes, era lua de mel com o antigo governo, os conselheiros adoravam, apesar de suas preferencias, só q os afagos tb vinha pra esse lado do tucanato.

    Agora, com medo de perder esse afago, tudo por causa de 1 presidente, sabotam ao poucos, mas é normal, agora q podem estar realmente no governo como sempre estiveram, tem um ptista pra atrapalhar a eterna dança de afagos entre governo e oab.

    Mas já já isso acaba, qnd o mandato acabar ele vai junto, nunca mais PT dentro da OAB, não é de bom tom manter um presidente ptista cercado de tucanos em governo de tucano, cá pra nós, senão vira bagunça.

    Esse não é o primeiro episodio q ele comete excessos, mas é o primeiro episodio q comete excessos contra um grupo de proteção majoritaria dos conselheiros.

    Morri de rir ano passado qnd via a entrevista primeiro q a OAB era a favor de Belo monte e defendia ardoamente, assim q veio a campanha eleitoral, por ordem superiores mudaram de posição como quem troca de camisa dps do banho....

    Eu ri mt pq nem isso eles tem posicionamento firmado, e hj como seráq tá?
    Minhas suspeitas o tucanato interno deve tá de papo cheio e é terminantemente contra, mas..... quem sabe daqui a 4 anos se mudar o governo, eles mudam de opinião denovo....

    Essa OAB.... quem nao te conhece q te compra!

    ResponderExcluir
  3. Dep investigue o acordo de dezenas de milhoes feitos pelo jarbas vasconcelos e albano no final do gov ana julia com os servidores do antigo idesp. ta la na PGE. e uma vergonha

    ResponderExcluir
  4. Tudo que começa com "J" é um grande problema. Mas não vou polemizar a questão se não vou deixar o Deputado doidinho, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Deputado Parsifal,

    Qual é o medo que vossa senhoria tem em relação as investigações através de uma CPI na ALEPA? Eu acredito que a posição do presidente da OAB deveria ser de todo o seu colegiado! Minha humilde opinião!

    ResponderExcluir
  6. Entendemos então, que a OAB, presidida pelo Jarbas Vasconcelos, está servindo de montaria, para promoção pessoal, para o presidente do grupo de comunicação, que está como réu, em processo na Justiça Federal, por atos de corrupção contra a Sudam, ou melhor toda a diretoria está envolvida, inclusive, segundo noticiário com o irmão, como réu confesso.
    A OAB, nunca se mobilizou contra as estrepulias do grupo e também nunca se mobilizou contra os escândalos do governo da Ana Julia.

    ResponderExcluir
  7. Por favor não misturem Ordem com Organizações.Organizações, sempre não cheiram bem.Ordem é pertencente aos advogados do Brasil, enquanto Organizações, são sempre formadas por grupinhos, que só pensam em cifras.

    ResponderExcluir
  8. Como diria meu ido pai nestas ocasiões:"quem tem rabo de palha, não passa perto de fogueira".

    ResponderExcluir
  9. Deputado,

    Por falar em ética, a condenação de Sérgio Cabeça não enseja a sua renúncia do comando do Leão e da Diretoria de Espaço Físico da UFPA? Porque o Reitor Carlos Maneschy manteria um auxiliar que foi demitido da antiga Escola Técnica por peculato e condenado à prisão por corrupção?

    ResponderExcluir
  10. 19:59:00,

    O colegiado da OAB não é contra a apuração dos fatos e nem contra a CPI. Os conselheiros apenas discordam da forma como o presidente está conduzindo a posição da entidade.
    Eu não tenho medo de CPI. Só não acredito nelas, pois não passam de espetáculos midiáticos. Prefiro a as investigações do MPE e do MPF que estão sendo feitas a contento.

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo sabe que o Pará já teve vários presidentes, como em 1839, Bernardo de Souza Franco e muitos outros como Couto Magalhães, que é homenageado como nome de um municipio do Estado do Tocantins, que faz fronteira com o Estado do Pará,à beira do belíssimo rio Araguaia.Mas convém, lembrar àqueles, que agora se vestem com a indumentária de presidente, isto já passou e nos remete ao tempo do Pará provincial.Esta pantomina, é própria dos narcisistas.Faz lembrar aqueles que se fantasiam de grandes vultos da história nos enredos de Escolas de Samba.Encarnam o personagem por uma noite e depois retornam à realidade e no espelho concluiem, que não são nada daquilo que representaram, muitissimo pelo contrário.

    ResponderExcluir
  12. A parte "tucana" do conselho nunca recebeu afagos.
    Quem recebia era a parte petista, beneficiada com contratos de prestação de serviços na Cohab, na Cosampa.
    Durante o governo petista, a parte tucana portou como agora. Defende q as apurações sejam feitas pelos órgãos competentes. Não alardeou nem as mer*** q Ana Júlia cometeu, nem as q tentam insistentemente, sem sucesso, relacionar a Jatene.
    Praticar política partidária dentro da OAB? Não! É esta a resposta da categoria.
    OAB como cabide de empregos dos companheiros ex-assessores de Ana Júlia? Não! É esta a resposta da categoria.

    ResponderExcluir
  13. Que é isso deputado??? Tentando desqualificar uma manifestação em prol da moralidade pública usando informações de bastidores, sem nome ou rosto. De onde vem tais discordância, será que de conselheiros que advogam em favor de implicados em falcatruas?
    E dizer que não acredita em CPI fica muito feio para um representante do povo.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro deputado, como sabemos que o senhor gosta muito de informações, gostaríamos de repassarmos, conceitos científicos sobre SHI- Sindrome do Homem Irritado.

    "O termo é uma tradução de "Irritable Male Syndrome (IMS)", cunhado pelo Dr. Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica da Unidade de Ciência da Reprodução (Medical Research Council's Human Reproductive Sciences Unit) em Edinburgh, na Escócia.
    Em teoria, o que se tem é que uma queda abrupta de testosterona (causada por depressão e fatores emocionais — vejam bem não tem nada a ver com andropausa), a qualquer momento da vida do homem (qualquer idade, de 18 a 100 anos), que acaba por transformá-lo num "homem-bomba", torna-se extremamente irritado, deprimido, com desejo de morte, de mau humor e obcecado em determinados assuntos e sobre-reage (até violentamente)diante de quaisquer obtáculos ou discussões comuns do dia-a-dia, mesmo às mais insignificantes".

    ResponderExcluir
  15. Em Altamira ele, o presidente também armou o CIRCO e o que é pior fala em nome da OAB.

    ResponderExcluir
  16. Estarei nesta passeata lindamente com meu narizinho de palhaça.

    ResponderExcluir
  17. São Francisco de Assis, nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

    Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

    Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".

    Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

    PS:Tudo indica que pela midia nos ultimos dias, em determinado grupo de comunicação, teremos em breve um novo São Francisco, por enorme coincidência, oriundo de familia italiana.Vamos torcer pela canonização.

    ResponderExcluir
  18. Estão confundindo, Catão, o censor romano do tempo do império.Para que não haja mais confusão, Roma, que nasceu dos gregos Romulo e Remo, que foram amamentados por uma loba.Não confundam Catão, o censor, com Gatão, que é apenas uma rapazinho considerado bonitinho.

    ResponderExcluir
  19. Salutar a divulgação dos fatos ocorridos na OAB, o tema é preocupante, mas não causa surpresa....

    ResponderExcluir
  20. Mais concorridas e frequentes denuncias, que chegam ao e-mail do novo presidente provincial do Pará.
    1o)Uso das torres da Funtelpa, por determinado grupo empresarial, que amealhou dinheirama do Estado ( nós contribuintes ).
    2o)Aluguel superfaturado de aviões a jato de determinado grupo empresarial, para o Estado ( nós contribuintes ).
    3o)Fraude praticada contra Sudam, por determinado grupo empresarial, amealhando dinheirama da União ( nós contribuintes ).
    4o)Fraude contra Sudam, em ficticio hotel, que seria construído no Estado do Amazonas, por determinado grupo empresarial, amealhando dinheirama da União ( nós contribuintes ).
    Em virtude deste ranking, serão com certeza, assuntos mais propagados durante a "marcha contra a corrupção".

    ResponderExcluir
  21. Adorei o comentário:

    A parte "tucana" dos conselheiros nunca recebeu afago e é contra a politica partidária..kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Na boa, não posso dizer por esses conselheiro, mas ao longo dos ultimos 16 anos, exceto, nos ultimos 4 com o governo do PT sempre houve "afagos"...

    OAB PA sempre foi uma piada de mau gosto sem organização, sempre comprometida com politica partidaria sim, nunca buscou apurar fatos, sempre usa como processo completo pra julgar e condenar o meio de comunicação oficial dos tucanos.

    Direito de defesa e bom senso só qnd são atacados.. utiliza-se sempre da velha maxima: ao amigos a lei, aos inimigos os rigores da lei.

    Pelo amor de Deus, desde sempre esse Estado e todoas as instituições são, o peso regional comanda e a velha oligarquia arcaica e decadente comanda tudo que possa ser artificio de poder e dinheiro para garantir a impunidade e a malversação do dinheiro público pq a OAB seria diferente, por caso é formada por alienigenas?

    Não to dizendo que os conselheiros são corruptos ou coisa do genero, só to dizendo que a instituição sempre fez e faz vista grossa pro que interessa mas é cruelmente oportunista qnd interessa.

    Q tal se fosse mais honesta e atirasse não só em direção aos orgãos publicos q não fizeram nada, mas as pessoas q estão dirigindo e os grupos empresariais responsaveis por isso, ou vcs acham q eles guardam esse dinheiro de baixo de colchão?

    Chega até ser piada receber apoio da empresa de comunicação q está sendo processada por pegar 500 milhões dos cofres publicos pra poder usar o equipamento publico pra transmitir sua programação, tão de onda?????

    Sinceramente, essa caminhada vai ser uma vergonha pra quem comparecer, pq vai assinar um atestado de alienado, ou no minimo desinformado.... se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Será que a única solução é ir embora?

    Na boa.... desisti de entender o comportamento desse povo, cada dia que passa tenho mais vergonha de ser paraense....

    ResponderExcluir
  22. Pelo que se vê e ouve por aí, o Advogado Jarbas Vasconcelos, não tem isenção política posto que é petista de carteirinha e está usando a OAB-Pará nas suas questões ideológicas, o que não condiz com a história de independência da OAB como um todo.Jarbas entrou de gaiato e meteu a OAB nessa questão pessoal e intestina entre Rominho X PMDB/Barbalhos,o que já está se tornando uma obstinada sequência de impropérios e acusações mútuas de corrupção, cansando os paraenses e manchando o Pará com esse jornalismo personalíssimo e de ódio. Eu não vou perder meu tempo para atender interesses desse tipo, pois essa tal passeata, atende ao alterego de Rominho (ORM) e de sua família, contra a RBA e os Barbalhos. Portanto isso é briga de vira-latas - um corrupto e o outro também, ambos sem moral para mobilizar a população usando a OAB para dar ar de seriedade ao pseudo movimento.

    ResponderExcluir
  23. Estarei lá nessa passeata e já estou mobilizando alguns amigos e colegas meus para estarem lá também. Queria parabenizar a OAB por esta iniciativa. E vocês Deputados deviam estar lá em vez de ficarem criticando ou isso é medo por terem rabo preso.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns a modernidade policial, que através do Serviço de Inteligência da Policia Militar, e a Operação Posseidon, conseguiu prender uma quadrilha de contrabandistas surprendentemente formada por um capitão, um sargento e um cabo, todos também da Policia Miltar.Traziam mercadorias originadas da Guiana Francesa e Suriname.
    Se já tivéssemos, nos anos 60, este serviço de inteligência, com certeza o Pará, não seria uma espécie de "el dorado", para os criminosos contrabandistas.
    Naquela época, ser contrabandista éra status, para aqueles que cometiam o referido crime.
    As fronteiras eram frágeis, e Belém era considerada a capital do contrabando.
    Os famosos carros norte americanos, chamados "rabos de peixe" desfilavam por nossas ruas, pilotados por estes grandes "empresários"
    .Alguns até serviam como táxis, com denominação à época como carros de praça.
    Uisques contrabandeados jorravam generosamente em qualquer festa de nossa "socialite".Rádios à pilha, novidade nas casas dos paraenses.Cigarros estrangeiros, muito comum entre os fumantes.
    Enfim, se neste tempo houvesse a "Operação Posseidon, com certeza, muitos "empresários" não teriam enriquecido desta forma.
    Prática antiga, mas somente agora coibida, através da inteligência.

    ResponderExcluir
  25. Acho que a OAB tem o dever de alertar a população para a tentativa de se esvaziar a apuração deste esquema gigante de corrupção da ALEPA; estão querendo blindar os corruptos, e os chefes dos corruptos e isso realmente a sociedade não pode aceitar. Feio é roubar o dinheiro público como vinham fazendo muitos deputados.

    ResponderExcluir
  26. Nós também iremos em grande número, só que fantasiados de fantasmas, distribuindo farinha de tapioca!

    ResponderExcluir
  27. Para falar sobre falso moralismo, que está cada vez mais presente em nossa sociedade, vamos primeiro ao significado de moral que tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana. Cada cultura tem seus preceitos morais e seus próprios valores, o que pode ser moral para um pode não ser para outro.


    Já o falso moralista é exatamente uma pessoa que prega a moral e os bons costumes, porem no seu dia-a-dia não pratica a moral que ele defende, ou julga correta.Eles condenam os outros, por algo que também fazem.A falsos moralistas por todos os lados, principalmente nas empresas, pois muitas delas afirmam que os clientes vem sempre em primeiro lugar, mas muito se sabem, que o que vem em primeiro lugar realmente é o lucro, onde o capitalismo ainda impera.

    ResponderExcluir
  28. Prezado deputado Parsifal,

    O presidente Jarbas Vasconcelos continua sem responder à carta que lhe mandei sobre a conquista efetiva da autonomia do Judiciário Desportivo em nosso Estado.
    Quedou-se mudo sobre uma questão altamente relevante e que pode representar a moralização do futebol no Pará em benefício do torcedor paraense, alvo de toda a legislação desportiva.

    Considero vergonhoso que o presidente Jarbas Vasconcelos se recuse a promover, quando menos, uma audiência pública para debater o assunto tal como lhe sugeri na carta por ele recebida em 17.12.2010.

    Preferiu, ao reverso, cerrar filas com os adversários da autonomia do Judiciário Desportivo.
    Parece que o presidente da OAB/PA esqueceu o que significa o princípio do contraditório, sobretudo quando está em pauta um assunto de interesse público.

    Torno público meu descontentamento com este proceder do atual presidente da OAB/PA que acaba por aviltar a própria imagem da instituição que deveria lutar pela aplicação da lei - no caso vertente, o Estatuto do Torcedor entre nós - e não quedar-se silente quando é provocado por um membro da Ordem há mais de vinte e cinco anos - e sem nunca atrasar o pagamento da anuidade.

    No tocante ao seu post, afirmo que estou de pleno acordo e antevejo uma derrota eleitoral caso ele, Jarbas Vasconcelos, insista em sair candidato à reeleição.

    Mas, se sair, digo, desde já, aos advogados desportistas - não em votem em Jarbas Vasconcelos!!! Ele teve a oportunidade de dar um novo desenho institucional ao Judiciário Desportivo no Pará e preferiu cruzar os braços.

    André Silva de Oliveira
    OAB/PA - 3929

    ResponderExcluir
  29. A TV Globo, com o programa A Grande Familia, antecipou os bastidores de como deve ser a marcha programada pela OAB-Pa e patrocinada, por grupo de comunicação, que tem os diretores, na condição de réu, pela Justiça Federal, pelo crime de fraudes contra a Sudam.
    Embora a finalidade seja justa, alguns se aproveitam da situação, para parecer honestos.Isto é apenas explicito oportunismo.
    No episódio de hoje do programa Global, o Agostinho, casado com a Bebel, filha do Irineu e dona Nenen e mais o Paulão continuam com as suas maracutaias, estimulando o povo a acreditar neles, e com isto, fazendo uma boa arrecadação financeira.
    O interessante é o figurino global do Agostinho, com camisas estampadas, naturais dos guarda roupas, de bicheiros, mafiosos e outros do mesmo gênero.

    ResponderExcluir
  30. kkkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei da ideia de sair vestidos de fantasmas comendo tapioca.........

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pena q essa parte da tapioca e do lado amarelo não vai aparecer, só a meia duzia de patetas com cartazes colocando a culpa no jader q será filmada.

    Sempre será assim, enqt oportunistas quiserem pagar pau de honestos e acusadores pra esconder seus pecados milhares de vezes maiores, q na boa o pecado deles é 20x maior de qq outro só q como é cometido pelas velhas oligarquias tem perdão mais fácil ou a memoria seletiva não computa como ato de corrupção.

    Quem quiser participar e estiver com vergonha de ser reconhecido como massa de manobra, use fantasias, mas esteja atento aos fatos e não seja mais uma "maria vai com as outras".

    ResponderExcluir
  31. A turma da nossa sala aquí na faculdade, vai toda fantasiada de torres da Funtelpa.Uma forma de protesto contra a corrupção, aquí em nosso Estado.

    ResponderExcluir
  32. Acreditando na liberalidade da marcha contra a corrupção, nós sindicalistas vamos todos fantasiados de aviãozinho a jato.Nas asas, como manda o cógido da aviação, com o prefixo da empresa.Uma forma clara e cristalina, em vôo, de céu de brigadeiro, quem são os verdadeiros corruptos.

    ResponderExcluir
  33. Essa Carla Zahlouth tendo a origem que tem deveria dispensar comentários, por favor!

    ResponderExcluir
  34. Neste ato da OAB contra corrupção, no dia 28 de maio, será que o Puty vai aparecer. e o Miriquinho vai? ah sim, e o Chico da Pesca, vai ta lá também?

    ResponderExcluir
  35. MARIO SANTOS27/05/2011, 16:20

    vamos la, amanha o bicho vai pegar e vamos mostrar que o povo unido vale mais que uma eleiçao eleitoral onde o povopobre se vende por pratos de cumidas, amaanha vai ser diferente o estruidos vao as ruas pedir providencias, caso contrario vamos mudar no suor na luta na guerra, pois a humanidade so mudou com revoluçoes era so esse ponta pe que estava precisando! viva a DEMOCRACIA! POSTE !

    ResponderExcluir
  36. Desculpa Dr. Jarbas, não me espere por lá, não dá para me misturar com Rominhos e Putys da vida!

    ResponderExcluir
  37. Essa será a passeata da corrupção: OAB e ORM juntas! O lema deveria ser: O bolão é nosso! Não dividiremos com ninguém!

    ResponderExcluir
  38. O PUTY deveria é ter vergonha de ie para esta passeata se ele é o chefe da corrupção do governo da Ana Júlia. Estaremos com faixas sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  39. Pelos organizadores, amanhã vai ter a Marcha da TPM - Tradiçao Política e Maladragem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação