Cubo mágico

cubo

A demasiada exposição midiática, o vazamento de depoimentos e a publicidade sem critérios dos trabalhos em curso, no caso das supostas fraudes perpetradas na folha de pagamentos da ALEPA e aonde mais se queira ir, aliados a certa demora nos indiciamentos, têm fornecido material suficiente para que os investigados elaborem uma linha de defesa que poderá repercutir em dificuldades judiciais à frente.

Processos volumosos são tudo o que advogados adoram e juízes de instrução detestam: aqueles pelas facilidades de embaralhar encadeamentos lógicos, estes pelas dificuldades em concatenar produção de provas que resultem em sentenças bem elaboradas, que não estejam passíveis de reformas em instâncias superiores.

Como em linchamentos usuais, todos se habilitam a aplicar um pescoção em quem passou a mão na bolsa da donzela: de deputados federais de duvidoso passado recente, passando pela imprensa que atira no que a opinião pública enxerga visando acertar o que esta não vê, chegando à OAB-PA que prepara passeata cívica, o enredo se enovela a contento.

A Assembleia Legislativa, no olho do furacão, purga a crise enquanto outras naves navegam a barlavento, longe do banzeiro que lhes poderia revolver as velas.

Passado o catatonismo inicial, os investigados preferem deixar que os jornais falem por eles: ontem, Sérgio Duboc e Rosana de Castro, usando o direito de permanecer calado, mudos se quedaram diante do promotor Arnaldo Azevedo. Na mesma linha, quiçá, se comportem os demais chamados a depor amanhã e nos próximos dias, até o último, que deverá ser o ex-presidente da ALEPA, Domingos Juvenil.

À opinião pública, o mito da Comissão Parlamentar de Inquérito continua obsessivo e, caso ela se instale, novo circo iniciará, com os mesmos tristes fatos, quem sabe embalados em formas e versões diversas, com novos protagonistas mas com os mesmos protagonizados, para, ao final, render mais trinta dias de notícias de que tudo acabou em pizza.

Afinal, da forma como estas coisas se têm passado entre nós, parece que ficou acertado que o principal objetivo é o meio e a forma como as coisas ocorrem e não a finalidade para a qual elas deveriam se apurar.

Este procedimento ratifica aquela fatídica constatação atribuída a Stöel: “À inocência faltam valores. À ingenuidade falta conhecimento. Na ignorância faltam-lhe ambos. Há perigo em todas elas, por serem irresponsáveis.”.

Comentários

  1. Eu, na moita.24/05/2011, 08:20

    Assina logo, Parsifal!
    Num tem mais jeito. Da forma como estão sendo conduzidas as coisas, não assinar pela CPI é ficar numa saia justa danada.

    Olha só as alternativas de desculpas q. tu podes fazer uso:

    a) Vou assinar por que não me conduzo mais pela minha vontade, mas, pela vontade do povo q. me elegeu! (Eitaaaaa)

    b) Eu não estou mudando de idéia, apenas mudo de pensamenrto! (hehehe);

    c) eu disse q. não assinaria por não ver praticidade na CPI, no entanto, vejo q. há uma grande possibilidade de não ser um desperdício.

    e blá, blá, blá...

    Tu és bom nisso (encontrar uma boa desculpa). Vaí lá, desce do muro.

    ResponderExcluir
  2. E eu, aqui no bairro do barreiro, constato que o senhor escreveu tudo isso para dizer que NÃO VAI DAR EM NADA.

    ResponderExcluir
  3. huahuahuahua!!!

    Estás torcendo q. tudo nao leve a nada,né?!
    É Parsifal, entre tantas intesses, tem o teu apaniguado, o CADDAH. Já pensou se o pessoal do MP trabalhar certinho e houver interesse do TJ? Aí é chorar na cama, q. é lugar quente!
    hahahahahhaha

    ResponderExcluir
  4. Transcrição, abaixo, de comentário postado no Blog da Franssinete, que diz respeito ao POST "Nada a declarar", editado na segunda-feira, 23 de maio de 2011:


    "Anônimo disse...

    As condutas de Rosana Barleta e Sérgio Duboc, que se recusaram a responder as perguntas dos Promotores de Justiça e a colaborar com as investigações do Ministério Público acerca do escândalo de corrupção na Assembleia Legislativa, sinalizam fortíssimos indícios e evidências de que estão no epicentro do escândalo.

    Rosana Barleta, que foi nomeada DIRETORA DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO DA ASSEMBLEIA pelo atual Presidente, Deputado MANOEL PIONEIRO, segue nomeada mesmo diante de contundentes indicativos de que não só participou, mas integrou a alta cúpula de comando do esquema criminoso que perpetrou e operacionalizou vorazes saqueamentos ao erário e ao orçamento daquela Casa.

    Da mesma forma, o filho de SÉRGIO DUBOC foi nomeado COORDENADOR DA CONSULTORIA TÉCNICA - DAS.201.5 pelo atual Presidente do Poder Legislativo, Deputado MANOEL PIONEIRO, que se mantém indiferente às "possíveis" malfeitorias de BRUNO ARANHA DUBOC, que teria sido um privilegiadíssimo beneficiário de supostas vantagens ilegais nas gestões em que o pai, SÉRGIO DUBOC, foi Diretor do Departamento Financeiro daquela Casa Legislativa.

    BRUNO DUBOC foi inclusive Membro da Comissão Permanente de Licitação da ALEPA.

    Ressalte-se que BRUNO ARANHA DUBOC está ilegalmente nomeado, porque o Cargo de COORDENADOR DA CONSULTORIA TÉCNICA, por força da LEI, é de provimento reservado a servidor de carreira (ART.8º do Decreto Legislativo nº 39/91 c/c o ART. 37, V, da CF/88).

    Ademais, BRUNO DUBOC tem o Nível Superior, mas, não possui registro no órgão oficial da categoria, vez que por 04 (quatro) sucessivas tentativas foi reprovado no Exame de Ordem da OAB-PA.

    REQUISITOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE CONSULTOR (DECRETO LEGISLATIVO Nº 70/90):

    Nível Superior e Registro no órgão
    oficial da categoria.

    O Coordenador da Consultoria Técnica é o Chefe dos Consultores. Aos seus comandados (CONSULTORES) é exigido o nível superior e o registro no órgão oficial da categoria. Logo, por óbvio, de tal exigência não pode ser eximido o Chefe dos Consultores. A nomeação em desacordo a tais condições, se constitui uma gravíssima, ilegal, imoral e insanável anomalia jurídico-administrativa, porque atenta contra a lei, contra a ética, e contra a moral pública.

    A GESTÃO DE MANOEL PIONEIRO JÁ DÁ SINAIS A QUE VEIO!

    VIOLA, DESTEMIDA E DESAVERGONHADAMENTE, OS MAIS BÁSICOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MORALIDADE E LEGALIDADE.

    23 de maio de 2011 20:49."

    ResponderExcluir
  5. Casal de camponeses é assassinado em Nova Ipixuna

    Terça-Feira, 24/05/2011, 10:40:13




    Tamanho da fonte: A- A+




    Os camponeses Maria do Espírito Santo da Silva e José Claudio Ribeiro da Silva foram assassinados na manhã desta terça-feira (24), no Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialtapiranheira, em Nova Ipixuna, sudeste do Pará.

    Eles eram casados, lideravam a associação de camponeses da área e vinham denunciando, há anos, a ação de madeireiros destruindo a floresta.

    As vítimas denunciaram também que estavam sendo ameaçados de morte pelos madeireiros, mas nunca conseguiram proteção policial. (Chagas Filho, da Sucursal de Marabá do Diário do Pará)

    ResponderExcluir
  6. Muito bem analisado o caso Parsifal. Só uma coisa não entendo, em caso semelhante no vizinho Estado do Amapá, onde a corrupção também corria solta o processo tramitou no Superior Tribunal de Justiça, em razão de foro privilegiado dos envolvidos. Aqui não muda muita coisa em razão dos envolvidos, por que esse processo não tramita no STJ ou outro Tribunal Superior, ao invés de promotor ficar convocando investigados? claro que qualquer pessoa em são consciência (exceto a Mônica Pinto) vai ficar calada, o Ministério Público do Estado está vacilando nesse caso.

    ResponderExcluir
  7. tudo bem bem deputado, m as a CPI continua sendo necessaria para que um dia a gente possa ter credibilidade na Alepa, se é que esse dia chegará?

    ResponderExcluir
  8. 11:55:00,

    No Amapá havia deputados e o próprio presidente da Assembleia diretamente envolvidos, além de outras autoridade, como dos tribunais de contas, cujo foro é o STJ, por isto todo o processo subiu. No caso do Pará os envolvidos são servidores ou funcionários, sem foro especial, por isto o processo se dá em primeira instância. Caso se constate envolvimento de pessoas com foro especial, o processo subirá.

    ResponderExcluir
  9. 08:20:00,

    Eu não estou em muro. Minhas posições são claras. Sou contra a CPI e só assino se for deliberação partidária, mas, mesmo assim, declarando que sou contra.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se nesta postagem é o melhor local, porém com certeza haverá um número elevado de leitores.
    Perdi todos os meus documentos no Rio de Janeiro, ha duas semanas atraz,1ª surpresa fui muito bem atendido por uma senhorita que falava mais de um idioma e com total atenção e delicadeza.2ªSurpresa, hoje em pouco mais de uma hora tirei a minha segunda via da carteira no Detran dde Belem, muito bem e muito rapidamente atendido, parabéns e obrigado aos funcionários do Detran.

    ResponderExcluir
  11. Das 09:53:00, de 24/05/2011, na gestão anterior, o BRUNO ARANHA, filho do SÉRGIO DUBOC, era nomeado num DAS.1, mas, na folha de pagamento, percebia os valores referentes à remuneração do DAS.3, e sobre a totalidade destes fraudados valores remuneratórios incidia a Grat. ART.139 Lei 5810 fraudulentamente calculada para turbinar ainda mais e com maior voracidade os seus já majorados rendimentos, tudo com consciente má fé ao saqueamento do dinheiro público.

    Na atual gestão da Assembleia, cujo Presidente é o Deputado MANOEL PIONEIRO, BRUNO ARANHA DUBOC foi premiado com um dos mais importantes cargos da Casa: COORDENADORIA DA CONSULTORIA TÉCNICA.

    GESTÃO MANOEL PIONEIRO EM AÇÃO!

    ResponderExcluir
  12. TV Liberal e Jarbas Vasocncelos, Ana Julista da 1a a última hora, junto em um ato público contra (CONTRA, prestem bem atenção)a corrupção... Como disse Jatene no debate: Aplica, aplica...

    ResponderExcluir
  13. O único interessado em CPI é "O liberal" pra poder vender jornal por um mês, resultado pratico nã vai dar em nada, pq esse jornal só vai noticiar o que interessar a ele, a verdade (os dois lados da moeda) não vai ser divulgado e o único lado perdendo vai ser o besta do povo que vai ser usado mais uma vez como besta pra joguete politico local.

    Manda isso pra PF e MPF, MP e deixa rolar, garanto que é mais facil sair alguma coisa do q CPI.
    De que adianta, se os jornais locais só publicam o q querem e a OAB só fala o que o "empresariado" manda, pq ela além de ser politico-partidaria é uma serviçal do grande empresariado que se loclupletou desse dinheiro.

    Larguem a mão de ser besta, seria mais prudende dissolver esse parlamento e começar td denovo, mas CPI vai ser só mais gasto de dinheiro publico com tapioca pro lanche da tarde, já que pizza não é cultura regional.

    ResponderExcluir
  14. É Deputado, o vendaval pelo qual passa ALEPA inspirou até o Puty a fazer o papel de paladino da moralidade. Logo ele que se elegeu às custas do dinheiro público desviado da forma mais imoral já vista na história do Pará.

    ResponderExcluir
  15. Parsifal, dizer "as supostas fraudes" equivale a dizer: eu não vivo neste mundo, pois qualquer pessoas saber que houver roubo, corrupção, apropriação indebilita, desvio, e muito mais, parece que tu ainda não viu isso. O que não sabemos - ainda-, o quanto e quem praticou tudo isso, mas ilustre Dep. que houve isso é fato e criminoso. Tome mais cuidado para não transformar o seu mandato de Deputado em uma "deputação".

    ResponderExcluir
  16. Interessante as pessoas não podem mais ter uma opinião clara e própria a respeito do que a mídia impõe "como deve ser', pois desde que surgiu essa estória de CPI na Alepa, Parsifal imediatamente se colocou contra e argumentou das razões pelas quais tinha, tem esta posição,aff....

    ResponderExcluir
  17. 15:29:00,

    Como vc é anônimo(a) não há iminentes riscos de você ser processado em fazer as acusações com a certeza que lavra, a não ser que eu entregue o seu IP aos "supostos", o que, é claro, não farei.
    Mas, como eu assino tudo que posto, posso ser processado se fazer o que você faz, pois não há ninguém ainda sequer indiciado pelo MPE e este ainda está na fase de produzir provas das "supostas" fraudes, portanto, nesta fase, há investigados por "supostas fraudes" e depois de serem denunciados e a denúncia aceita, serão réus de "supostas fraudes". Fraudadores, criminosos e etc, só depois de condenados pela justiça.
    Esclareço-lhe ainda, que em publicando o seu comentário, estou passivel de processo por calúnia pelos "supostos", pois, todo comentário anônimo, por lei, o responsável sou eu, que os publico.

    ResponderExcluir
  18. Deputado, entendi o que você quis dizer. Depois que o furacão passar conte tudo pra nós, como você fez na época da eleição da ALEPA quando se reelegeu o Juvenil que, me desculpe, mas acho que o senhor não contou tudo que ocorreu.
    Sei o que é a política em tese, e imagino o que se passa na ALEPA e sei qual o seu olhar sobre isto tudo. Admiro a forma como o senhor colocar e se expõe neste blog. Aliás, o senhor é o único que se expõe desta forma e aceita o debate dos contrários.
    Mas, desculpe de novo. Os seus textos e as suas parábolas são para o leitor e eleitor da Suiça ou da Bélgica, aqui é difícil o senhor se fazer entender. O pessoal aqui tá muito cru ainda. Tá naquela de querer ver os cristão jogados aos leões e sangue no picadeiro. Não sei não, mas acho que o senhor mais perde que ganha com a sua sinceridade em demonstrar suas posições. Só quem lhe pode entender é cientista político.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Parsifal, você disse que no Estado do Amapá havia deputados, presidente etc. E aqui só servidores e funcionários, será que aqui não havia nenhum mais graudinho não? será que a culpa é toda do mordomo?

    Esse processo tá parecendo a biblia, todo mundo sabe, ele, na verdade, era pra estar correndo em segredo de justiça não é não Parsifal, paralelamente com uma CPI na ALEPA.

    Mais: um alerta, o STF ainda não pacificou o poder investigatório do Ministério Público, o caso tá no plenário para votação, apesar de a segunda turma do Supremo já ter decidido em um HC a possibilidade, mas sabe como é, o STF pode dar uma decisão e o processo todo da ALEPA investigado pelo MP ir por água abaixo.

    ResponderExcluir
  20. 08:30:00

    Não se trata de não dar em nada. Pessoas serão indiciadas e, provavelmente condenadas, mas, assim como a propaganda é a alma do negócio, o sigilo é a alma de qualquer processo investigatório. Uma investigação midiática prejudica o processo, pois revela procedimentos que poderiam ter mais sucesso se feitos de surpresa. Esta é uma das causas de CPIs não resultarem em nada: são procedimentos midiáticos e nada mais.

    ResponderExcluir
  21. Agora a culpa é da exposição midiatica que atraplha o processo? Menos deputado, surpresa no BRASIL, às vezes é recepcionado como crime. As autoridades envolvidas na apuração, são inteligentes o suficiente para não deixar escapar nenhum culpado. A não ser que o senhor não acredite no trabalho deles. Aí é com o senhor!

    ResponderExcluir
  22. O senhor esta fugindo de suas responsábilidades enqunto deputado estadual, pois como representate dos votos dados por seus eleitores deveria quer fazer uma apuração dos fatos com toda a clareza, doa a quem doer. Esse é o papel do deputado, colocar para seus eleitores a verdades e só assinando a CPI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação