Eleições pela internet

shot003

Em breve o cidadão poderá eleger o seu representante sem sair de casa. Talvez, a comodidade não aconteça primeiro no Brasil, uma das democracias mais adiantadas no que tange ao sistema eleitoral informatizado.

Este futuro poderá chegar primeiro na Bélgica, onde um grupo de cientistas da computação da Universidade Católica de Louvain concluiu um software com segurança digital suficiente para que o processo de votação no país possa ser feito via internet.

A criptografia embarcada no código não apenas permite que o eleitor exerça o seu direito de voto com segurança, como propicia que qualquer cidadão faça a auditoria da eleição.

Segundo Ben Adida, o idealizador do “Helios”, nome dado ao programa, este já foi usado na eleição para reitor da própria Universidade Católica de Louvain, na presença de pesquisadores da Universidade de Harvard.

Pesquisas de chaves criptográficas que garantam sigilo e inviolabilidade digital, vêm sendo desenvolvida há mais de 20 anos pela Católica de Louvain.

Neste processo, uma espécie de chave criptográfica chamada “chave homomórfica”, foi aperfeiçoado ao ponto de permitir que o programa que a usa proteja o sigilo do voto e produza, ao mesmo tempo, uma prova matemática de que a sua computação foi correta e única.

Segundo os criadores do programa, testes com o mesmo provaram que até os supercomputadores em uso atualmente, não conseguiram forjar chaves que pudessem fraudá-lo.

Os belgas estão debatendo a ideia de o país começar a testar o “Helios” em eleições diversas até que a população adquira suficiente confiança no mesmo para usá-lo nas eleições gerais.

Comentários

  1. Deputado,

    pode acreditar, nem esta tecnologia resistiria à inteligência malfeitora de seu amigo Jorge Cahddar.

    Cruzes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação