Bath

Partimos ao raiar do dia de Exeter, pois queríamos explorar a cidade de Bath, uma das mais aprazíveis do interior da Inglaterra e ainda seguir à noite para Cardiff, a capital do pequeno País de Gales, onde pousaríamos.

Fundada em 863 aC, às margens do rio Avon, a cidade de Bath mereceu de David Livingstone a descrição de que “foi construída em local mais nobre e melhor situado de toda Inglaterra”.

01

Os romanos foi quem deram glamour a Bath, quando no início da era cristã, construíram lá os seus famosos banhos, daí o nome da cidade desde então.

Depois do glamour da era romana a cidade não perdeu a fleuma e teve o seu savoir-faire dobrando o luxo na era vitoriana, quando a própria rainha Vitória fez dela um refúgio para a corte.

Depois veio a era dos intelectuais: Charles Dickens, Jane Austen, Oliver Goldsmith, Lord Nelson e David Livingstone escreveram muitas das suas obras nos hotéis de Bath.

A cidade também é famosa por seus fantasmas: toda mansão da era vitoriana que tenha boa reputação precisa ter um ou dois fantasmas na mobília, e em Bath o que não faltam são estes seres irrequietos.

com

E, como não poderia deixar de ser, a Rainha Virgem, também deixou a marca da sua arquitetura na cidade, aliás, uma digna representante de um dos mais majestosos períodos do Império Britânico: a Montacute House, uma mansão do século 16, considerada como uma das mais belas construções do período elisabetano.

mh

Comentários

  1. Parsifal, depois de " Coisas da Idade Média", Bath perdeu um pouco do seu glamour, quem manda descobrir todos os veus!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, estou assistindo no telecine agora ao filme A Duquesa, que se passa em Bath, Inglaterra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação