Listas fechadas nas eleições parlamentares

list

A Comissão Especial de Reforma Política do Senado aprovou, na noite de ontem, a proposição de adoção do sistema de listas fechadas para as eleições proporcionais.

Caso a proposição seja aprovada no plenário das duas Casas (Senado e Câmara), o eleitor não mais votará no candidato e sim no partido, que depositará na Justiça Eleitoral a lista aprovada em convenção.

O número de votos conseguido pelo partido determinará o número de cadeiras a preencher no parlamento. As vagas serão preenchidas na ordem da lista.

O maioria dos países democráticos usa o sistema de lista fechada, que é a forma menos insegura de implantar o financiamento público de campanha e a forma mais segura de, aos poucos, varrer o personalismo político, prejudicial à maturidade democrática.

No Brasil, devido à incipiência democrática, onde o candidato cultua a própria personalidade e o eleitor quer estabelecer correspondência com ela, o sistema de listas fechadas não é bem visto.

Sou a favor do estabelecimento das listas fechadas. Para entender melhor o sistema, clique na imagem  e leia um artigo que escrevi sobre o assunto.

Comentários

  1. Parsi, bom dia querido.Concordo contigo em relação a lista fechada, não acabará essa farra dos fanfarrões da políticas, mas pelo menos diminuirá consideravelmente as possibilidades de tiriricas da vida elegerem políticos sem expressão e idoneidade. Mas tambem tem seu lado negativo deputado, caciques que as vezes não possuem mais expressão no cenário acabarão se favorecendo, citemos o caso do lider o PP, gerson peres, não consegue se eleger, entretanto continuará mandando no partido e determinando essa lista. Temos muito que debater e esclarecer sobre o assunto caro Parsi.

    ResponderExcluir
  2. A figura do chefe político, que manda no partido, está presente na lista aberta: sem a lavra dele ninguém entra nem no partido. Portanto, a lista fechada não terá o condão de acabar com o chefe político, mas, à medida em que o partido se oxigenar e tomarem forças as dicussões internas, o chefe político tende a enfraquecer até se extinguir.
    Aí estaremos fazendo o upgrade final na democracia partidária brasileira, quando desaparecerá o personalismo e entrará em cena o compromisso programático.
    Isto ainda leva umas duas ou tres décadas, mas, embora eu e você sejamos mortais, as instituições sobrevivem a nós.

    ResponderExcluir
  3. André Magnago31/03/2011, 10:34

    é Desta forma acredito que o partido faça um exelente caixa... quanto não vai custar a cabeça da lista ?

    não adianta querer fazer isso nõ brasilo so pq é feito nos paises desenvolvidos.. nos não somos desenvolvidos e isso será com toda certeza moeda de troca e de muito dinheiro no jogo. os queridinhos do chefe politico com toda certeza estão rindo atoa né parsifal !

    ResponderExcluir
  4. No Brasil Parsi as coisas demoram a acontecer,entretento quando acontecem são para ficar. Temos vários exemplos como o uso do cinto de segurança, camisinha, vacinação...enfim, mas é sabido tambem que outras nem que o papa queira. Não estamos dispostos a encontrar Deus antes disso, ou estamos? Eu não. Queremos uma democracia firme e forte mesmo que para isso tenha que acessar teu blog e outros todo o santo dia para indagar, reclamar, questionar...todo proceso é históricamente construído deputado e esse já caminha a passos largos, é inevitável que chefes de quadrilha que começam com 'P' durem muito no poder. Um dia a casa cai, há se cai...

    ResponderExcluir
  5. Olá André,

    Permita-me discordar do argumento de que o que resulta em sólida experiência em países desenvolvidos não pode ser rebatido no Brasil porque não somos desenvolvidos.
    O Brasil já rompeu, há muito, a barreira do subdesenvolvimento, em todos os níveis. Caminhamos para estar entre as cinco maiores economias do mundo ainda nesta década e estamos entre as dez maiores democracias do planeta. Nos falta exatamente aperfeiçoar mecanismos de representatividade para que possamos consolidar o que alcançamos.
    Você tem razão quando afirma que a lista é uma moeda de troca, todavia, o atual sistema o é, da mesma forma: o chefe político coloca na lista aberta quem ele quer. Aliás, o chefe político filia no partido quem ele quer e quem ele quer pode ser quem lhe liquide o preço.
    Mas, isto não é um problema da lista aberta e nem da lista fechada: é um problema da Polícia Federal.
    Aliás, a maioria dos problemas que nós tendemos a achar que é de ética ou moral, não passam, mesmo, de simples problemas de polícia.

    ResponderExcluir
  6. EXM° DEP.
    Nao sou a favor da lista, por desconhecer as entrelhinhas.
    Seus comentario esta vago,pq varios pontos precisam ser esclarecidos, exemplo:
    1-Guantas vezes um cidadao poderar se eleger a um cargo no legislativo?
    2-Essa lista poderar ter parentes,PAI, FILHO, NETO,MULHER,PRIMOS, GENRO E NORA, caso acha um parente, nao poderia haver outro.( assim é no japao,( VC concodaria dep.,duvido ).
    4- Ate que idade poderia ter um politico?
    5- O presidente da legenda nao poderia ficar mais do quer quatro anos, tendo que passar o bastao para outro cidadao que nao tivese vinculo familiar ate o segundo grau.
    Entao meu caro, para sermos desenvolvidos nao basta usar o "TITULO QUE UM PAIS DESENVOLVIDO USA PARA FAZER UMA LEI", precisamos aprimorar o conteudo da lei, ou ate mesmo copiar a melhor se adeque ao nosso pais.O TEMA E ATUAL E INTERESANTE PRECISAMOS DEBATER MAS ESSE ASSUNTO POIS VAI DECIDIR NOSSAS VIDA, DO JEITO QUE ESTA SENDO FEITO ESTA ERRADO!
    Vamos começar a colher assinaturas pra uma açao popular, pois vamos mostrar a força do povo.
    Abraço, e que Deus lhe de juizo, e nao ache que todos sao tapados, pois seus filhos podem pagar por isso, hoje vc esta deputado amanha nao sabes, pq o futuro nao pertence a ti.

    ResponderExcluir
  7. Permita-me afastar qualquer possibilidade de eu achar que "todos são tapados". Aliás, eu não acho "ninguém tapado", ou não investiria parte do meu tempo a elaborar textos e expondo o que eu penso e abrindo espaços para os comentários aqui recepcionados.
    Esclareço-lhe ainda, que a forma como a lista fechada poderá vir a ser implantada será objeto de um longo debate no Senado e na Câmara: o que foi a aprovado foi somente a proposição dela.
    Nestas discussões, com certeza, muitas das suas colocações virão à tona e louvo a sua disposição em fazer o movimento ao qual se propõe, o que seria uma ótima participação da sociedade civil.
    Na oportunidade, a ALEPA fará uma audiência pública para debater as mudanças que o Congresso estará propondo e, quando a data estiver marcada, postarei aqui e você está convidado para participar.

    ResponderExcluir
  8. Se isso ocorrer, só vai dar "CACIQUE" na cabeça da lista...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação