O dossiê da sonegação fiscal

sone

Os dossiês guardados nos mais diversos escaninhos, estão fazendo altas ondas em homeopáticas doses publicadas na imprensa.

Primeiro emergiram as entranhas da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, que ainda vão dar dor de estomago, e de cabeça, em muita gente.

Depois vieram as vísceras da Assembleia Legislativa do Estado, cujas fraudes na folha de pagamentos, dia sim, três dias não, vão sendo copiadas para as páginas dos jornais.

Ontem, em reportagem assinada por Carlos Mendes, em o “Diário do Pará”, revelou-se um milésimo da contumaz corrupção na Secretaria da Fazenda do Estado.

Escreve o jornalista Mendes que a “evasão de divisas e a sonegação fiscal sangram há pelo menos dez anos os cofres públicos do Estado do Pará.”.

A matéria passeia por algumas páginas “de um alentado dossiê sobre as fraudes cometidas contra o Fisco estadual durante o governo passado”, e aposta o prejuízo em números: “a sonegação de ICMS promovida por grandes grupos atacadistas, segundo estimativas preliminares, supera R$ 2 bilhões.”.

Eu vou além da aritmética do dossiê ao qual Mendes teve acesso e apostaria que, em 10 anos, a Sefa foi tungada em algo em torno de R$ 5 bilhões.

A reportagem dá nome aos bois: “entre os casos mais destacados no documento aparece o Grupo Leolar”.

Relata o dossiê que o auditor Jorge Tachy abriu auditoria para apurar o exercício de 2005 da Leolar, mas, “o grupo recorreu aos seus contatos políticos para sair da enrascada. Entrou em cena o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), e sua rede de influências na Sefa, em Belém.”.

Como resultado dos “contados políticos”, a auditoria foi cancelada e em troca “o Grupo Leolar contribuiu com recursos para a campanha de Lermen na eleição municipal de 2008.”.

Causa espécie, neste e em outros casos similares, que o Ministério Público não se interesse em ter acesso a estes dossiês para, pelo menos, instaurar um procedimento que lhes averigue a veracidade.

Clique na imagem e leia a reportagem completa.

Comentários

  1. Será que a espécie que paraliza o MP é da cor verde?

    ResponderExcluir
  2. E desde quando podemos acreditar em Carlos Mendes? É claro que até o mundo mineral sabe da Sonegação que existe em todo Estado. E isto vem de muitos anos atrás. Agora, querer culpar o "governo anterior", é muita calhordice. Vamos averiguar de forma correta, acionando os órgãos competentes, sem fazer futricas

    ResponderExcluir
  3. Hei grande Parsifal,

    corrija seu texto, não apenas do Governo Passado, mas GOVERNOS PASSADOS, incluindo Simão Jatene e Almir Gabriel, ou tu acha que são Santos tb?

    Não força, a reportagem fala dos ultimos 10 anos de fiscalização!

    Mas isso é pratica velha, pena que não deu o nome dos grandes grupos de supermercado e lojas de departamentos que são carro chefe em sonegação.

    Quanto mais dinheiro o grupo empresarial tem, mais sonegação PROVAVELMENTE terá.

    ResponderExcluir
  4. E o Puty, deputado, você não leu essa parte da reportagem?

    ResponderExcluir
  5. A Receita Federal , Policia Federal, Ministerio Publico Federal e Estadual deveriam realizar uma investigação na SEFA nesse citado periodo de 10 anos ou melhor, 16 anos. É de total visibilidade que os dirigentes da SEFA nesse periodo de 10 anos, mais especificamente alguns Auditores, tiveram um crescimento financeiro e patrimonial milagroso. Principalmente os Auditores que ocuparam funções de destaque, como secretária da fazenda, secretário adjunto, diretores fazendarios e coordenadores fazendarios. Varios desses auditores residem em condominios de luxo em Belém, como Green ville, Cristal ville, Lago Azul, apartamentos que tem valor de um milhão e meio de reais, grandes fazendas em Castanhal. Ninguem ver isso? Na SEFA poucos tem moral, é o sujo falando do mau lavado. Tudo farinha do mesmo saco. Seja PSDB ou PT todos mordem.

    ResponderExcluir
  6. Falando em trambicagens não era hoje que a Joanna do Hangar postaria a prestação de contas? Que tal cobrar?

    ResponderExcluir
  7. Caro:
    Carlos Mendes ouviu a versão do Leonildo Rocha e publicou-a na matéria impressa.
    Mas não saiu uma única linha na edição on line.
    Curioso!
    Descuido, talvez.

    ResponderExcluir
  8. Porra meu, se foram dois ou dez bilhões que deixaram de pagar ao Estado em dez anos, a coisa é bem mais feia do que sonhava a minha vã filosofia sobre sonegação de grandes grupos empresariais com peso político neste nosso malfadado e falido Estado do Pará.Se não for pela sonegação, é pelo roubo e pela corrupção desenfreada, descarada e impune praticada nos três poderes constituídos, não escapando nem o nosso outro sério e respeitado Judiciário, hoje cheio de magistradas corruptas e magistrados corruptos. Dos políticos com mandatos e dirigentes de órgãos públicos como secretários de estado das: SEFA, SEMA, SEGUP, SEJU, SEDUC, SEOP, SETRAN e SESPA, para ficarmos nas que mais compram, contratam serviços e por onde circula muito dinheiro público, até aos presidentes de Detrans, Hemopas, Santa Casa e outras cositas más, o propinoduto corre frouxo, os desvios de dinheiro são generosos e enriquecem qualquer vagabundo de paletó! É essa a triste realidade do Estado do Pará, com um ranking de corrptos bem diversificado e exemplar, se é que se pode usar o termo, para mostrar que tudo começa do alto: Executivo, Legislativo e Judiciário - três podres poderes a desafiar a paciência e a inteligência do povo paraense, sem descurar da Municipalidade, onde o atual Prefeito, com a cara mais lambida, rouba, deixa obras importantes sem concluir, ou conclui quando bem entender e sempre as vésperas de eleição, sem se importar com o estresse que angustia e mata muitos pais de família todos os dias, nesse trânsito caótico, infernal, e apenas e tão somente arrecadador, de multas, multas e multas, sem nada acontecer com qualquer dos patifes apesar das reclamações diárias, apêlos mil às autoridades,ao que parece e sugere, todos iguais e envolvidos nas falcatruas, mas diferentes dos demais cidadãos de bem perante a Lei, cuja Lei Mater vigente no País, assevera mas não garante - sermos todos iguais perante ela! E aí Judiciário?

    ResponderExcluir
  9. Isso é que dar não aprovar a Lei do Fisco, e dar autonomia e melhores salários pros fiscais.
    Funcionario com salario baixo e manter a arrecadação como forma política só pode dar nisso mesmo.

    Independencia funcional dos funcionarios do fisco e aumento de salário é uma questão velha defendida pelo Charles Alcantara, por isso que o Governo tratou de botar ele pra correr, qnd ele queria resolver o problema da calhordisse dentro do orgão, o Governo deu um cala-te boca no cara.

    E esse governo? Vai apoiar ou não a Lei do Fisco? Aumentar o poder e garantir independencia?

    E vc Parsifal? Apoia a Independencia Funcional e melhoramento de Salário do fisco ou prefere ficar com esse siste arcaico e feudal de controle politico do Fisco Estadual?

    ResponderExcluir
  10. Francamente, acho que essa coisa de publicar 'alentados' dossiês, contendo nada mais que desconfianças da 'fonte', é algo que ultrapassa todos os limites da éticapública.
    Vamos combinar, eu tenho o poder, tenho a imprensa, tenho o interesse político, então eu publico. E pronto.
    Ai, se não for verdade ( e quem esta querendo algo mais que a opinião? quem, quer de fato os fatos?) bem, se não for verdade, dane-se, a opinião já foi alentada mesmo.
    Ah, e, depois de tudo, com certeza, quando o carnaval passar (ou quando alguns processos judicais forem julgados) tudo não terá mais interesse, até porque o interesse não é a transparência pública. O Sr. sabe muito bem, caro Deputado.
    No fim, quem achar que pode alterar algo, que vá aà justiça, na ocasião em que, certamente, será acusado de atentar contra a 'imprensa livre'.
    Onde nós estamos???????

    ResponderExcluir
  11. Se tiver que mexer, tem mexer em tudo. 4, 10 ,16 anos idos tanto faz. A bandalheira foi feita, então que apareçam os responsáveis.

    ResponderExcluir
  12. Tenho certeza que não foi só o governo do PT que fez corrupção na SEFA. O PSDB foi o maior partido que fez corrupção na SEFA e não venha defender que não foi. O PSDB do Jatene devia ter é vergonha do Convênio que fizeram com a TV liberal e a FUNTELPA e que agora inclusive os Maioranas entraram na Justiça pedindo pagamentos não feitos pela FUNTELPA naquela época. Inclusive o Parsifal devia fazer uma postagem sobre este assunto. Dizem que quem assinou o Convênio com a LIBERAL foi o Almir só que o JATENE fez um aditivo continuando com aquela irregularidade. Não estou defendendo o PT que eu sei que roubou muito mas parece que o PSBB é santinho e todos nó sabemos que isso é para enganar o Povo não falando dos governos anteriores ao do PT.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ademir,

    Li o jornal e fiz o link para a matéria online achando que tinham o mesmo teor. Vou fazer o reparo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Deputado Parsifal

    Deveria ser feita uma investigação nas fabricas de refrigerantes Soberano e Saboroso da deputada Simone Morgado. No meio de tanto açucar deve ter alguma sonegação.

    ResponderExcluir
  15. no diario oficial de hoje foram nomeadas assessoras especial II, as filhas do desembargador Constantino Guerreiro, Karla e Kamille Vasconcelos Guerreiro.
    Nepotismo Cruzado e Dependência entre Poderes. O mesmo pode acontecer entre Alepa e Judiciário, o filho do desembargador Milton Nobre pode ser o novo Procurador da Alepa.

    ResponderExcluir
  16. Empresários,Políticos e Servidores públicos.
    Um tripe que sangra o "Estado".
    A Justiça e o MP, são coniventes pois nada fazem.
    Os empresários querem ficar mais ricos.
    Os políticos querem dinheiro dos empresários.
    E os servidores são corrompidos pelos empresários e políticos.
    Todos farinha (de péssima qualidade) no mesmo saco

    ResponderExcluir
  17. Deputado Parsifal

    Na SEFA existem varios esquemas fraudulentos, começando pelas auditorias, pela venda de firmas fantasmas, venda de notas fiscais, venda de conhecimento de transportes. E ai por diante...

    Todos na SEFA sabem disso, mais é conveniente ficar com a boca fechada. A coisa é mais seria que os leitores podem imaginar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação