MPF processa Lula por improbidade administrativa

lul

Eu sempre digo que é quase impossível, no Brasil, passar por um cargo executivo e, ao sair, não se encontrar às voltas com uma, ou mais, ações de improbidade administrativa, quando menos.

Isto ocorre porque o Ministério Público, em todos os níveis, tem a cultura de acionar, mesmo que não estejam, de forma clara, reunidos os elementos que caracterizam a ação dolosa do sujeito contra quem demandam.

O ex-presidente Lula recebeu, em 31 de janeiro deste ano, a sua primeira ação de improbidade administrativa, após deixar o Planalto.

O Ministério Público Federal do Distrito Federal acusa o ex-presidente e o ex-ministro da Previdência Social Amir Lando de “utilizar a máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o Banco BMG.”.

A ação requer o imediato “bloqueio dos bens dos acusados e o ressarcimento aos cofres públicos de cerca de R$ 9,5 milhões gastos indevidamente.”.

O objeto da improbidade seria o envio de 10,6 milhões de cartas, assinadas pelo ex-presidente e pelo ex-ministro, enviadas aos segurados do INSS, cujo teor informava os segurados que os mesmos “poderiam fazer empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas.”.

O custo de impressão e envio das missivas, segundo o Tribunal de Contas da União, foi de R$ 9,5 milhões com a impressão e a postagem das cartas.

Alega o ainda o MPF-DF que o BMG teria sido beneficiado com a “mala direta”, porque o banco era quem oferecia os “juros reduzidos.”.

Comentários

  1. Quando lí, pensei...deve ser pela malversação do dinheiro público, sobretudo da da Previdência Social, na distribuição desenfreda e manutenção irresponsável de Bolsas disso e daquilo outro. Essa deve ser apenas a primeira de uma série de interpelações judiciais, posto que não houve na história recente da nossa República, governo mais populista, irresponsável e corrupto. Collor perto de Lulla, não cometeu nenhum ato ilícito e foi deposto do Poder pelo PT por causa de uma Fiat Elba, lembram né? Pois é!

    ResponderExcluir
  2. "Isto ocorre porque o Ministério Público, em todos os níveis, tem a cultura de acionar, mesmo que não estejam, de forma clara, reunidos os elementos que caracterizam a ação dolosa do sujeito contra quem demandam."

    Olha Parsifal, só se for o MPF e em Brasília, por que o MPE pelo menos em Tucuruí não acusa Prefeito, mesmo tendo denuncias, elementos e provas incontestáveis.

    ResponderExcluir
  3. Por que o MPE em Tucuruí não toma providências em relação as denúncias contra o atual prefeito??? Será que o prefeito de Tucuruí é melhor que o Lula???

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupem... O PT paga... Pelo menos as multas da campanha, pagou.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o Ministério Público gosta mesmo é de pirotécnia. Eles deviam era atuar em Tucurui, pois existem denuncias gravíssimas contra o Prefeito local e Ministério Público está omisso.

    ResponderExcluir
  6. E a Ana Júlia? quando vai chegar a vez dela?

    ResponderExcluir
  7. Calma gente, a hora da Ana chegará.....
    Ou será que o que aconteceu na SEMA não respingará nela. E os Kits escolares superfaturados, e os 2 aviões(1 Baron e 1 Minuano) que seu namorado piloto vendeu como sucata no Hangar do Estado. Vem chunbo grosso por aí, haa isso vem !
    Cidadão Paraense

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo das 10:34 quando chegar a vez do Jatene no caso CERPASA. Do Mário Couto no caso da Assembléia Legislativa.
    O Parsifal adora falar sobre o LULA. É LULA em 2014. Que com certeza será nosso Presidente novamente.Fala mal do FHC,JATENE, PUTY, Juvenil, VLAD e outros espertinhos.

    ResponderExcluir
  9. Permita-me esclarecer que não estou falando mal de Lula e nem fazendo juízo sobre a ação do MPF. Apenas dando uma notícia.

    ResponderExcluir
  10. o Anônimo das 13:55:00 representa uma das piores pragas do Brsil de hoje, os PETRALHAS. São cupins que estão espalhados em todos os cargos do Brasil. Um dia o povo vai pagar pelo mal de eles existirem.

    ResponderExcluir
  11. Coitado desse Carlos Marcelo não sabe nem o que fala eu não sou petista porque jamais votaria na Ana Julia para governadora porque ela foi péssima neste cargo mas também jamais votaria no Jatene que nada fez quando foi governador mas reconheço que o Lula fez muito pela nossa nação. Procure uma Igreja e fique mas próximo de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação