Tudo isto é fado

reconciliacao O PMDB, e principalmente a sua maior liderança regional, Jader Barbalho, sempre entenderam que a política não é uma função hepática: não se faz com o fígado.

 

Rara, quase inexistente, é a noticia de alguma fala de Jader desancando com seus adversários.

 

O PMDB jamais fechou portas ou queimou seus navios: isto é o maior peso especifico na consistência política longeva de Jader Barbalho.

 

O café da manhã de hoje, que acabou na hora do almoço, com Almir Gabriel, que se autonomeou, há tempo, arqui-inimigo de Jader, é um contumaz exemplo de como as assertivas acima são verdadeiras.

 

Assim foi com Alacid Nunes, Jarbas Passarinho e Hélio Gueiros, para citar somente ex-governadores: todos protagonizaram desinteligências com Jader e se conciliaram, ou se reconciliaram com ele.

 

Os agudos de espírito deverão vociferar formigueiros a respeito. Os sensatos deverão entender que o que para muitos são bovinos fazendo às vezes de gaivotas, na verdade não passa do mais lidimo exercício da democracia, necessária, principalmente, no pluripartidarismo.

 

As circunstancias só jogaram Almir Gabriel na mesma sala do PMDB, porque o PT não providenciou e o PSDB não preveniu.

 

O PT, por ter passado três anos de sua existência governamental, com atitudes de puberdade grosseira, mostrando a porta da rua ao PMDB.

 

O PSDB por não ter tido tutano suficiente para equacionar o que a ausência de poder eventual eviscerou.

 

Domingos Juvenil montou no alazão que lhe pousou à ilharga e cavalgou bem a conjuntura que lhe vislumbrou a ocasião, no exato dia em que eu, e ele, no reservado presidencial do Palácio da Cabanagem, tivemos uma grave conversa, que se veio imediatamente a desdobrar no largo gabinete do deputado Jader Barbalho, em "O Diário do Pará": aquela esquina da Gaspar Viana com a Piedade guarda umas boas paginas da historia política do Pará.

 

A adesão de Almir Gabriel à candidatura de Domingos Juvenil, hoje sacramentada, é tento com peso especifico significativo para que este avance rumo ao maior desafio da sua campanha: credibilidade de viabilidade eleitoral.

 

Repisa-se a tecla de que Almir está em ocaso, e, por incrível que possa parecer, alguns até fundamentam a tese na camiseta regata que o tucano insiste em não mudar para as fotos, mas, mesmo que fosse esta uma hipótese verdadeira, irrefutável é a brisa que o movimento de Almir sopra no tento da assertiva do parágrafo anterior.

 

Almir, Jader e Juvenil, acertaram que aquele participará efetivamente da campanha em todos os níveis, e esta participação efetiva será o compasso que deverá, doravante, medir a exata curvatura que a inserção terá como consequência.

 

Em todas as medições que se fizeram com o nome de Almir Gabriel, para governo ou senado, ele não aparecia com menos de 10% de intenções de voto.

 

Dizer que ele é capaz de transferir o total daquele porcentual, ou falar que ele não é capaz de ajudar em nada, convenhamos, é, no mínimo, um exercício de ingenuidade política, e, no máximo, puro despeito.

Comentários

  1. O que chamávamos de terceira via é na realidade a via principal.
    As vias secundárias são o governo que aí está e os outros.
    Domingos Juvenil conta com os dois mais importantes políticos do Pará apoiando sua campanha vitoriosa.

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista seria mais fácil se viéssemos com o Priante, haja vista já ter mostrado que tem bastante voto e fez a diferencia em 2006, e 2008, mais como não opino em nada sou apenas um mero afiliado como muitos, só temos que cumpri o que nós é ordenado, como já postei antes o Juvenil não consegui nem elege o candidato a Prefeito de Altamira, então Deputado, não vai ter Almir que de jeito.

    Lembra que em outras postagens, sugeri uma pesquisa, pra vê quem seria mais indicado para concorrer ao Majoritário, pois é que sabe não levaríamos logo no 1º Turno com o Priante. Mais como já disse o nosso General “a candidatura do Priante estar descartada”.

    desculpe pela Insistência...

    ResponderExcluir
  3. As eleições no Pará já mostraram por varias vezes que nem sempre o candidato a governo é que tem o prestigio. Mas os grandes políticos que estão por traz de suas candidaturas, esse parece ser o caso do deputado juvenil. E veja bem deputado, Almir elegeu Jatene que na época não era muito conhecido e Jader ajudou a eleger Ana Julia que nem o próprio PT acreditava que ela passaria para o segundo turno e levaria a eleição. No meu ponto de vista o deputado domingos juvenil fez até agora a melhor coligação e o melhor palanque, ele tem dois ex-governadores que já tiveram dois mandatos cada, e eles tem como comparar seus respectivos governos com esse que ai está, e Almir tem o que falar do Jatene já que foi ele que o lançou na política. E para mim o Almir foi muito melhor governador que o Jatene e enquanto o deputado Jader nem precisa comentario. Juvenil ta com aliados de peso do seu lado, fora os dois que eu já citei tem: o senhor deputado que no último ano, ganhou grade destaque como o principal opositor deste desgoverno, tem a deputada Simone que também se destacou na política paraense e o ex-deputado Priante que nestas duas ultimas campanhas se destacou e mostrou que é uma grande fossa política no Pará e fora os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que o PMDB conseguiu elege nesse Pará a fora como que prevendo que esse ano o governo desse grade estado poderá ser conquistado pelo maior partido do brasil. E deputado eu acho que vai dar para levar essa eleição, muito obrigado e nos veremos dia 26 na convenção.

    ResponderExcluir
  4. Sei não, ainda acho que na convensão do PMDB JB pode tirar do bolso do colete a carta chave do baralho: Priante. (se quiser mesmo ganhar).

    Priante, além de ter mais redutos eleitorais espalhados pelo estado, em um debate faz a diferença, pois é irônico, tem reflexo de raciocínio e sabe usar as respostas dos adversários para desestabilizá-los (foi o que fez com Valéria, infelizmente).

    Fico imaginando Ana Júlia, Jatene e Priante em debate... Jatene, com sua segurança e experiência técnica e executiva em relação a como governar e Priante, jogando pra platéia os desmandos de AJ. Isso iria tirar Ana Júlia do tempo.

    ResponderExcluir
  5. SERÁ QUE ESSA ALIANÇA COM ALMIR AJUDA E LEVANTA O JATENE ? VAMOS VER ISSO MAIS TARDE ESPERE O RESULTADO

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Parsifal,
    para dizer o mínimo, fiquei extremamente chocado ao ver o melhor governador que o Pará já teve, e um dos homens públicos mais confiáveis e éticos desse Estado, receber Jáder Barbalho e Domingos Juvenil de camiseta regata, barba por fazer e em completo desalinho.
    Conheci Almir Gabriel pessoalmente, e nada do que ví me lembra a pessoa elegante que guardava na minha memória. E Jáder Barbalho merecia, não apenas pelo fato de ser deputado federal e presidente do PMDB, mas por ser figura pública de importancia social e política do Estado, ser recebido de maneira mais formal. Não se tratava de um convescote à beira da piscina no sítio, mas sim de uma reunião política com ampla cobertura da imprensa. Dr. Almir fez triste figura.
    Infelizmente, não posso mais levar à sério as atitudes de um homem público que desrespeita as mais comezinhas regras de convívio social.
    Ficou muito, muito mal na foto. Uma pena ele chegar à esse nível.
    Sinceramente, estimo suas melhoras. E espero alguma atitude sua para se redimir de tamanha descortesia.

    ResponderExcluir
  7. Eu não disse que tudo isto é fado...?

    ResponderExcluir
  8. Lamentavelmente o comportamente do velho Almir nos deixa muito triste, primeiro a falta de coerência depois a ausencia de elegância. a forma que se apresenta em público, nos leva a crer que ele não está bem de saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação