Os passos desta estrada

curvas

Hoje pela manhã o ex-deputado Priante conversou com Juvenil e reafirmou a intenção de disputar a candidatura ao governo. Juvenil retrucou pedindo-lhe o apoio e reafirmando ser a sua candidatura um fato consumado.

 

Os diretórios municipais do PMDB ansiavam por uma candidatura própria, tinham preferência no nome de Jader Barbalho, mas não fechavam questão em torno disto como condicionante à empreitada.

 

Os prefeitos se fizeram reticentes, alguns irritados, durante a noite de ontem: varei a madrugada conversando com alguns, com a missão preliminar de arrefecer o banzeiro. Hoje, passado o flagrante, o humor começou a mudar e prepara-se boa vontade para substabelecer um dialogo franco nesta relação.

 

Não tenho duvidas de que as peças deverão engrenar e estas suscetibilidades serão ultrapassadas: haverá perdas, mas a candidatura será consolidada na estrutura partidária.

 

Falei hoje pela manhã ao deputado Juvenil que estas idiossincrasias não eram o maior desafio e seria encontrada solução que a todos sistematizasse.

 

Urge agora realinhar a expectativa do nome de Jader Barbalho, que não veio ao governo, mas, ao Senado.

 

A onipresente liderança de Jader é a sua maior singularidade: todos nele depositam a sina partidária e argumentam-lhe o destino político.

 

Impregnou-se isto no ethos popular que qualquer outra candidatura vinda do PMDB, por mais valorosa que seja, ao governo do Pará, não será considerada de vera se Jader não for o nome.

 

Qualquer outro partido tem o direito de apostar fichas em nomes dos seus quadros, mas, ao PMDB é negada esta qualificação.

 

Não é aceito que o partido, como outros, bata-se em campo eleitoral com nome diverso: se não for Jader, o PMDB não se está valendo da prerrogativa republicana, mas, ardilosamente, maquinando uma equação política não cabível sequer no arco da velha.

 

Tal contingência é, ao mesmo tempo, um valoroso artifício e uma dolorosa sina de termos sempre, aplicado ao nome que escolhermos, não o beneficio da dúvida, mas a certeza da perfídia: este é o maior desafio que Domingos Juvenil enfrenta, pois é mais fácil lutar contra obstáculos concretos que se bater contra mitos.

 

Asseguro-lhes que Domingos Juvenil não é parte de nenhum mirabolante complô contra a República. A sua candidatura não foi pejorativamente maquinada pela perfídia e nem esconde qualquer outra ansiedade a não ser a vontade do PMDB estabelecer que uma candidatura própria pode ser uma regra partidária e não uma exceção escusamente estribada.

Comentários

  1. Priante, a prudência ensina que há momentos na vida que sempre que se estiver confuso, é de suprema sabedoria dar um passo atrás.

    "É preciso dar um passo para trás, para dar dois passos para frente".

    A frase é da autoria do Revolucionário e Estadista Russo LÊNIN.

    É uma frase que traz a reflexão do porquê de se retroceder às idéias que se defende, a fim de consolidar a compreensão de que o "SOL" há de se pôr novamente e "reaquecer" a plenitude do caminho.

    Querido PRIANTE, todos nós sabemos que, no Pará, dentro do PMDB, medir forças com JÁDER representa, minimamente, um suicídio político anunciado. PENSE NISSO!

    O Poder Legislativo Estadual te espera! Seja o futuro Presidente!

    ResponderExcluir
  2. Para o PRIANTE refletir:

    "Eu não posso mais ficar aqui
    A esperar!
    Que um dia de repente
    Você volte para mim...

    Vejo caminhões
    E carros apressados
    A passar por mim
    Estou sentado à beira
    De um caminho
    Que não tem mais fim...

    Meu olhar se perde na poeira
    Dessa estrada triste
    Onde a tristeza
    E a saudade de você
    Ainda existe...

    Esse sol que queima
    No meu rosto
    Um resto de esperança
    De ao menos ver de perto
    O seu olhar
    Que eu trago na lembrança...

    Preciso acabar logo com isso
    Preciso lembrar que eu existo
    Que eu existo, que eu existo...

    Vem a chuva, molha o meu rosto
    E então eu choro tanto
    Minhas lágrimas
    E os pingos dessa chuva
    Se confundem com o meu pranto...

    Olho pra mim mesmo e procuro
    E não encontro nada
    Sou um pobre resto de esperança
    À beira de uma estrada...

    Preciso acabar logo com isso
    Preciso lembrar que eu existo
    Que eu existo, que eu existo...

    Carros, caminhões, poeira
    Estrada, tudo, tudo, tudo
    Se confunde em minha mente
    Minha sombra me acompanha
    E vê que eu
    Estou morrendo lentamente...

    Só você não vê que eu
    Não posso mais
    Ficar aqui sozinho
    Esperando a vida inteira
    Por você
    Sentado à beira do caminho...

    Preciso acabar logo com isso
    Preciso lembrar que eu existo
    Que eu existo, que eu existo...".

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, fala a verdade, o que sempre voce faz, mas dizer que o Juvenil não é laranja é o Jader querer colocar chifre em cabeça de cavalo. É demáis!

    ResponderExcluir
  4. Deputado vindo de vc essa notícia vou acreditar que não é nenhuma armação do Jadir com essa desgovernadora.Estou feliz com a decisão do não apoio a esse governo do pt.

    ResponderExcluir
  5. deputado sei que mais uma vez o sr. não vai publicar meus comentários, mesmo assim vou colocar, pelo menos o sr. vai ler:
    O Dr. Jader (no meu entendimento a maior inteligência deste país), está subestimando a inteligência do povo paraense, com essa canditatura laranja do PMDB, isto é uma armação para apoiar esse desgoverno no 2º turno, lamento bastante. gostaria que o Dr. Jader usasse sua privilegiada inteligencia em favor do seu povo.mas infelizmente a sede de poder fala mais alto.

    ResponderExcluir
  6. Ailton Itupiranga29/05/2010, 09:48

    Caro Parsifal, agora da pra acreditar e arregaçar as mangas, o PRIANTE é hoje uma realidade diferente de quatro anos atrás e o senhor sabe o que sofremos no 1º turno em 2006. É inadmissível a armação de um apoio branco ao PT já no 1º turno com a candidatura do dep. Juvenil isso estava cheirando conspiração desse governo, tenho certeza que com a decisão do Priante o PMDB tem chances reais de vencer as eleições. Enquanto pra Deputado o PMDB de Itupiranga é quase unânime em apoiá-lo, um forte abraço e que DEUS nos ilumine nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  7. Parsifal, que tal para provar e acabar com os comentários que o Juvenil é um laranja lançado pelo partido, porque não decidir na convenção quem vai ser o canidato do partido por votação, ao invés de empurrar um candidato que não e nem titular é Juvenil, um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Deputado, eu respeito os idosos e adoro trocar experiências com eles. Meu avô está beirando os 90 e é tão lúcido que adora um micro e tudo que a tecnologia pode lhe oferecer. Estou dizendo tudo isso para que o senhor saiba que respeito muito a trajetória do agora candidato Juvenil. Mas vou votar em pessoas mais jovens por saber que administrar um estado com a dimensão do Pará, é coisa pra gente mais jovem. Longe de mim quere ofender uma pessoa com méritos. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Sinto que a candidatura de Juvenil é legítima, pois tem condições de, com alianças bem planejadas, chegar a um 2º turno tranquilamente! Acredito que se por acaso não chegar ao 2º turno, o acerto está bem longe de apoiar Ana Júlia, e sim apoiar Simão Jatene, que já comprovou ter palavra e credibilidade ao abrir mão de reeleição garantida em favor da candidatura de Almir. Hoje é impossível acreditar em qualquer proposta desse pessoal do PT!!! Eles simplesmente não possuem a mínima credibilidade e nem escrúpulos para cumprir qualquer compromisso assumido!!! Já provaram isso!!! Não vamos, e nem podemos, insistir no erro!!!

    ResponderExcluir
  10. Jader perdeu a grande chance de ser governador pela terceira vez!
    Agora é se preparar para o bombardeio da midia nacional, assim que chegar ao senado.

    E quanto ao Domingos, é um LARANJA!!!!

    Não sei que medo foi esse do Jader!

    ResponderExcluir
  11. Sinto que a deputada Simone Morgado vem de vice do Juvenil. Jovem, compensa a idade avançada do deputado, e sendo mulher bate de frente com a Governadora.

    ResponderExcluir
  12. Brilhante momento do Priante e Valéria unirem suas forças!!!

    ResponderExcluir
  13. Parsifal e o Hildegardo vai concorrer a que cargo ?? depois da escolha do Juvenil.

    ResponderExcluir
  14. O Hildegardo é um ótimo quadro do PMDB. Pode concorrer a deputado estadual ou federal.

    ResponderExcluir
  15. É triste a constatação de que não
    se pensa na sociedade, nossos representantes só cuidam de seus interesses,não dá pra acreditar que há seriedade nessas articulações políticas mediante as candidaturas postas até o presente momento para govêrno aqui no Pará.Pergunto eu onde estão as pessoas sérias do nosso Estado, essa candidatura do Deputado Juvenil é brincadeira é tripudiar de nossa inteligência, até quando vamos ficar passivo em relação as essas questões.Vamos seguir o exemplo da Colombia onde uma candidatura popular ameaça a do candidato apoiado pelo do atual presidente que detém hoje 80% de aprovação naquele país.

    ResponderExcluir
  16. Escolha o seu candidato e vote nele. O PMDB tem o seu, o PSDB tem o seu e o PT tem o seu. Se acha que somente os dois últimos têm legitimidade para lançar candidatos, escolha um dos dois. O meu é o do PMDB e por ele me baterei.

    ResponderExcluir
  17. Faz parte da historia e tradição o Jader não lança candidato com 40 dias da convenção e eu acompanho desde do tempo do movimento estudantil pago para ver si isto não um troco pela fidelidade com que o Juvenil desempenhou o seu papel de presidente da ALEPA indicado pelo partido

    ResponderExcluir
  18. Prezado Parsifal,
    Acompanho a trajetória do PMDB desde que era MDB. Estudei no Colégio Pátria e Cultura, onde fui colega do Luiz Guilherme Barbalho (antes havian sido colega do Joelcio Barbalho no Colégio Santa Terezinha, em Bragança/PA) e, durante a candidatura do Dr. Jader a vereância em Belém, participavamos de comícios nos suburbios de nossa capital. Também acompanho sua carreira,principalmente em Tucuruí, onde participei de reuniões do Conselho Municipal de Saúde com V. Excelência, e onde tive a oportunidade de ler um de seus livros (acho que o título é "Como Fazer um Prefeito de Palhaço"). Trabalho há mais de 30 anos na SESPA, e em Pargominas, onde tarbalhei de 1979 a 1983, fiz parte de grupos de apoio á vitoriosa candidatura do Dr. Jader a Governância. Hoje vejo esse grupo "emedebisda" unido e "de vento em pôpa" a caminho de nova vitória do Dep. Juvenil a Governância, com o apoiamento de todos os atuais "peemedebistas", e novamente estou aqui torcendo e fazendo propaganda a todos os meus contatos, amigos e colegas de trabalho. Chega de PT no Pará.
    Leônidas Loureiro
    saude_bel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Leônidas,

    Obrigado por estar marchando conosco. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Leônidas,

    Obrigado por estar marchando conosco. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação