As luzes de Belém

Fotografia de Belém, de Chico Terra

Fomos hoje ao Círio de Nossa Senhora da Conceição em Mocajuba. O aeroporto da cidade não está apropriado para pouso de bimotores: pousamos em Baião e seguimos de estrada, para Mocajuba.

 

No retorno, decolamos de Baião às 18:25. No avião eu, o Prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, a Deputada Federal Elcione, o Deputado Estadual Chico Melo e Conceição, assessora de Elcione.

 

Aos dez minutos de vôo, o Beechcraft Baron em velocidade de cruzeiro em noite escura, perdeu o sistema elétrico: todos os instrumentos e indicadores da aeronave apagaram.

 

Os dois potentes motores Continental de 285 HP cada, o mais robusto da categoria, continuaram operando, mas, como não se tinha leitura de painel, não se podia saber as quantas iam.

 

Não podíamos voltar para Baião, pois já era noite escura e a pista da cidade não tem iluminação.

 

As alternativas restantes, Cametá, Abaetetuba e Barcarena não podiam ser cogitadas pelo mesmo motivo de Baião.

 

Restava-nos Belém, a 40 minutos, o que nestas horas é quase uma eternidade.

 

Vencemos a eternidade: os motores que não fraquejaram e a perícia do piloto, que travou o rumo na escuridão, eram, depois das preces, a nossa expectativa.

 

As luzes de Belém, enfim, foram a nossa redenção: mais um dos alguns outros sufocos que já passei nesta arriscada profissão que me escolheu.

Comentários

  1. Deputado, Com dois Cmtes no avião, primeiro Deus e o segundo, cmte. Neto, um dos mais experientes do Brasil neste equipamento,o qual já tive o prazer de ser seu copiloto, vcs estavam bem seguros. um grande abraço
    Cmte Luiz Claudio Nunes

    ResponderExcluir
  2. Olá Cmte Nunes,

    Obrigado pelo comentário. O Comando da aeronave estava com o Cristiano, pois o Neto estava em outro voo.
    Todavia, o Cristiano é de igual competência e perícia.

    Parsifal

    ResponderExcluir
  3. Parcifal, então vc já viu, que aqui na amazônia, por suas peculiaridades(Pistas curtas,sem asfalto,sem iluminação e muito distantes entre sí)temos um grupo dos melhores pilotos do Brasil(desde a TABA já se falava isso). Não é a toa, que na maior empresa de aviação do Brasil, TAM, temos mais de Cem Paraenses Comandantes de Airbus, incluive vôo internacional. Um orgulho para nós Paraenses, que tanto nos achamos diminuido pelo sul do Brasil.
    Grande abraço a Vc e Ane
    Cmte. Nunes

    ResponderExcluir
  4. Com certeza meu caro: é a lei das compensações.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tony Navegantes01/12/2009, 09:22

    Só Para Lembrar:
    Dr. Parsifal, a vida nos prega peça quem nem Spielberg poderia descrever nos seus fabulosos filmes. Como não acredito no acaso, acredito que Deus continua tendo propósitos em sua vida. Pois quando V. Excelência sofrera um atentado que por muito pouco não lhe ceifara a vida (fato ocorrido durante uma emboscada a um cliente que o senhor defendia como advogado no interior do nordeste), a mão de Deus se fez presente desviando o impacto de um tiro que por milímetro não fora fatal, onde logo em seguida, o então jovem e desconhecido advogado, Parsifal Pontes, tornou-se vice e, posteriormente, prefeito de Tucuruí. Resta-nos, agora, por analogia, depois desta nova proteção divina, saber o que o Arquiteto Supremo tem para “aprontar”, ao agora experiente político e influente deputado, líder da bancada do maior partido do Brasil.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Tony,

    Agradeço-lhe o comentário e a referência à providência divina.
    De fato credito sempre a Ele ter escapado com vida do episódio que você ora lembra.
    O que Deus me reserva, obedecerei sempre com resignação.

    Obrigado,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação