Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2009

SeaOrbiter

Imagem
Com a devida pompa e circunstância, com o apoio do Presidente da França, Nicolas Sarkozy, o arquiteto francês Jacques Rougerie apresentou o protótipo do SeaOrbiter.   Trata-se do primeiro navio vertical do mundo, que será usado para fins de pesquisa científica no campo da oceanografia.   O SeaOrbiter terá 51 metros de altura, dos quais mais de 40 metros estarão abaixo da linha de água, o que possibilitará maior tempo de pesquisa das diversas camadas do mar.   O projeto já conta com metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção da estrutura, que, ao contrário das atuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos.

El Pepe

Imagem
Os tupamaros foram um grupo de guerrilha urbana que se formou no Uruguai na época que a ditadura se instalou no país, nas décadas de 60 e 70. José Mujica, 74 anos, conhecido como “El Pepe”, era um dos líderes tupamaros: foi capturado pela ditadura e passou 14 anos preso. Solto com o fim da ditadura, em 1985, começou militância política, tornando-se um respeitado político uruguaio, quando ocupou vários cargos de governo, até que se elegeu senador, em 2008. No segundo turno da eleição presidencial, realizado ontem, José Mujica foi eleito Presidente da República do Uruguai, em uma grande frente de coalizão de esquerda, capitaneada pelo atual presidente Tabaré Vázquez, que goza de imensa popularidade no país. A esquerda uruguaia está à direita de Lula, e não quer nem ouvir falar dos bufões neo bolivarianos comandados pelo lisérgico Hugo Chávez. Por isto o país vai muito bem, obrigado.

A lista de Berry

Imagem
O escritor norte-americano Dave Berry, ganhador do prêmio Pulitzer de Jornalismo, elaborou uma lista com 12 itens que deveriam ser observados todos os dias:   01. Nunca tome um sonífero e um laxativo numa mesma noite.   02. Se você precisar explicar, em uma só palavra, a razão pela qual os humanos não têm alcançado e não alcançarão jamais seu pleno potencial, essa palavra é “reuniões”.   03. Há uma linha muito fina entre hobby e doença mental.   04. Pessoas que querem compartilhar seu ponto de vista religioso com outras, quase sempre se esquecem de ser caridosos com elas.   05. Você não deve misturar sua vida profissional com sua vida pessoal.   06. Ninguém está ligando se você dança bem. Apenas levante-se e dance.   07. Jamais passe a língua numa faca de churrasco.   08. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.   09. Você nunca achará alguém que possa lhe dar uma clara razão por que observar um lindo dia é sinônimo de ganhar tempo.   10

O gato voador

Imagem
O arquivo é pesado: aguarde carregar completamente para visualizar sem intermitência.  

Porfirio Lobo

Imagem
Contrariando os apelos do nosso indigesto hóspede em Tegucigalpa, Manuel Zelaya, deposto porque queria mudar a Constituição para se eleger rei de Honduras, 61,39% dos hondurenhos compareceram às urnas e elegeram Porfirio Lobo.   A abstenção se manteve no percentual histórico do país, que sempre foi na proximidade de 40%, segundo o Tribunal Eleitoral de Honduras.   Embora o resultado oficial da eleição deva ser declarado até sexta-feira pelo TSE de Honduras, as apurações apontaram que Lobo recebeu 61,86% dos votos válidos.   O índice de comparecimento à urnas neste domingo foi maior que quando Zelaya foi eleito e não há como reclamar qualquer falta de legitimidade do pleito: a ONU e observadores internacionais estavam no país e nada constataram a respeito.   Portanto, a Chancelaria brasileira deve parar com as suas patacoadas internacionais e acompanhar os EUA no reconhecimento do novo governo, democraticamente eleito, assim que ele tomar posse.

Clair de lune

Imagem
Edward Downes começou a trabalhar na Royal Opera House, em Londres, no início dos anos 50. Foi elevado, em 1951, ao cobiçado cargo de regente. Quando se aposentou, em 2005, acumulara o recorde de ter regido 950 récitas de 49 óperas. Dirigiu ainda a Filarmônica da BBC, e instalou, como diretor, a Ópera de Sidney, na Austrália. O conjunto do seu trabalho rendeu-lhe a mais alta honraria britânica: foi sagrado Cavaleiro do Reino Unido, transformando-se em Sir Edward Downes. Neste verão de 2009, Sir Edward Downes, 85 anos e sua esposa Joan Downes, 74, comemoraram 54 anos de casados. Ele estava com 80% da visão e da audição comprometida. Ela estava sofria de um câncer terminal. Avisado pelo médico que a sua companheira não viveria mais que alguns dias, Sir Downes tomou uma decisão: morreria com ela. Como a justiça britânica não permite a eutanásia, o casal, acompanhado dos filhos, rumou à Zurique, na Suíça, onde é permitido, em circunstâncias especiais, o direito de morrer voluntariame

O PT assaltado

Imagem
O Partido dos Trabalhadores do Pará vem se especializando em oferecer notas de repúdio às noticias desairosas que possam lhe dizer respeito.   Desta feita, na esteira da reportagem de O Diário do Pará, que dá versão nixoniana a um assalto à membro do partido nas vésperas da eleição da sigla, o PT aposta em mais um texto ao distinto público.   Juízo de um mero leitor, em tendo lido uma e outra: aquela, a matéria, deixou-me em dúvida e esta, a nota, deu-me a certeza de que o PT, em não podendo explicar, prefere se injuriar.

INCRA & CIA.

Imagem
Matéria publicada ontem em “O Liberal”, aponta indícios de desvio de dinheiro público no programa habitacional do INCRA.   Se a denúncia for apurada a fundo pelo Tribunal de Contas da União e a Polícia Federal seguir as movimentações de grupos de dentro, e de fora, do INCRA, revelar-se-á uma comandita de grosso coturno.   Há três anos o esquema vem sendo operado na espécie. Todos sabem, todos comentam, mas, como ninguém é detetive particular, a PF já deveria ter estourado a casamata.   Leia aqui a matéria, assinada por Thiago Vilarins.

Violência contra a mulher

Imagem
A violência doméstica contra as mulheres é considerada problema de saúde pública.   Muitas mulheres têm medo de denunciar por causa do poder que os homens, em particular os maridos, exercem sobre elas: este medo serve para justificar o poder.   Vários países desenvolvem políticas públicas, destinadas a enfrentar este flagelo social.   O Brasil possui a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, SPM, em cuja página na internet estão disponíveis os endereços e telefones, por estado e cidades, de onde pode ser feita, de forma segura, a ocorrência do fato.   Anexei, hoje, na coluna esquerda da página, um adesivo com o endereço da SPM.   Se precisar usar um dia, por favor, não hesite.

Overbooking

Imagem
Aponta reportagem de hoje, da Folha de São Paulo, que o desenvolvimento do Brasil, a queda dos preços das passagens aéreas e a sensível inclusão de milhares de indivíduos no consumo de viagens, têm causado recordes de movimento de passageiros nos principais aeroportos do país.   Denuncia a reportagem, que a falta de investimentos no setor aeroportuário repercute na recusa de voos em determinados aeroportos, o que barra o crescimento da aviação comercial.   Estudos da Infraero apontam que o Brasil precisa, imediatamente, aumentar a oferta de posições nos principais aeroportos nacionais em cerca de 40% da capacidade atual e que as obras de ampliação precisam ser iniciadas ou teremos graves problemas de logística na Copa de 2014.

Honduras vota

Imagem
Enquanto isto, em Honduras, aquele país que ficou conhecido de todos nós depois que o presepeiro Zelaya aboletou-se na nossa embaixada em Tegucigalpa, a eleição presidencial transcorre normalmente.   A maioria dos países da Organização dos Estados Americanos e da União das Nações Sul-Americanas, não reconhece a legitimidade do processo eleitoral.   Os EUA, já disseram que reconhecem o pleito, apesar de terem condenado o “golpe militar”.   Peru, Colômbia, Panamá, Costa Rica e eu, acompanham a decisão americana.   E ainda estou esperando que o Itamaraty entre com a ação de despejo contra Zelaya.

Lua Nova

Imagem
Leio que a segunda filmagem da saga iniciada com “Crepúsculo”, o “Lua Nova”, já arrecadou US$ 200 milhões batendo recorde de venda em relação ao tempo de bilheteria.   Gostei de Crepúsculo. Quanto a Lua Nova, achei modorrento, enfadonho e caricato.   Resumindo o script: não gostei.

Oyule

Imagem
Sergio Silva é um designer português que fez carreira em Nova York.   A peça de sucesso desta temporada, idealizada por Mr. Silva é esta lamparina feita de lâmpadas incandescentes recicladas, que ele batizou de “Oyule”.   De fato ela é uma beleza e cai bem na decoração moderna. O preço, todavia, é algo salgado para a espécie: US$ 650,00.   Mas é uma obra de arte e não apenas uma lâmpada com um pavio. Ora pois.

As luzes de Belém

Imagem
Fomos hoje ao Círio de Nossa Senhora da Conceição em Mocajuba. O aeroporto da cidade não está apropriado para pouso de bimotores: pousamos em Baião e seguimos de estrada, para Mocajuba.   No retorno, decolamos de Baião às 18:25. No avião eu, o Prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, a Deputada Federal Elcione, o Deputado Estadual Chico Melo e Conceição, assessora de Elcione.   Aos dez minutos de vôo, o Beechcraft Baron em velocidade de cruzeiro em noite escura, perdeu o sistema elétrico: todos os instrumentos e indicadores da aeronave apagaram.   Os dois potentes motores Continental de 285 HP cada, o mais robusto da categoria, continuaram operando, mas, como não se tinha leitura de painel, não se podia saber as quantas iam.   Não podíamos voltar para Baião, pois já era noite escura e a pista da cidade não tem iluminação.   As alternativas restantes, Cametá, Abaetetuba e Barcarena não podiam ser cogitadas pelo mesmo motivo de Baião.   Restava-nos Belém, a 40 mi

Água

Imagem
O corpo humano contem cerca de 65% de água. O modo de vida atual está fazendo com que se beba menos água do que o necessário e nisto pode residir grande parte das doenças.   Uma redução de 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão.   Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon e de mama, além de reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.   O principal veículo das transmissões eletroquímicas do cérebro é a água, que é responsável por 75% da sua massa.   Beber de 8 a 10 copos de água por dia pode aliviar significativamente a acidez estomacal, prevenir a artrite, as dores lombares, a angina, a enxaqueca, a colite, a asma, a pressão alta, a diabetes e o colesterol.   A ingestão de água na quantidade acima recomendada, também pode aliviar a depressão, a perda da libido, a fadiga crônica,  o lúpus, a esclerose múltip

Marcas do tempo

Imagem
Matéria do New York Daily News , elaborada pela Dra. D’Lynn Waldron, uma especialista na arte do “processo de idade”.   Ela usa ferramentas de computador e, a partir de uma análise da genética, estilo de vida, saúde e personalidade, gera uma imagem de como a pessoa estará quando ficar mais velha.   Veja os resultados do tempo em algumas celebridades dos EUA:  

Campanha antifumo

Imagem

Caixa de Pandora

Reportagem da R7 sobre a Operação Caixa de Pandora, que investiga corrupção no Governo do Distrito Federal.  

Caindo

Imagem
A pressa na construção e a parca tecnologia para fazer ligeiro e direito, tem causado a onda de desabamentos em shopping centers pelo Brasil afora, principalmente em São Paulo, a Meca dos shoppings do Brasil.   Leio, no Blog do Hiroshi , que parte de forro do mais novo shopping de Belém, o Shopping Boulevard, desabou. Como a coisa ocorreu em horário não comercial, não houve vítimas.   Denuncia ainda, o dito blog, que a diretoria do estabelecimento está conseguindo segurar a notícia e apela para que os blogueiros de Belém apurem o fato.   Se é verdade que a imprensa está segurando a publicação do fato, só resta a algum blogueiro de Belém se dispor a a apurar: o Hiroshi, lá de Marabá, já deu o furo.

O ovo ou a galinha?

Imagem
A lógica de repasse de recursos a alguns órgãos do governo, pelo Secretário de Governo Edílson Souza, é mais ou menos assim como aquela polêmica cruel sobre quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha.   Diz o secretário que o Governo tem recursos, mas só repasse para órgãos que dêem repercussão política.   O problema é que para algum órgão dar repercussão política é necessário que receba recursos.   Será que o Senhor Souza quer reinventar a roda, demonstrar a quadratura do círculo, ou apenas regurgitou uma desculpa abaçanada para deixar a turma na caatinga, sem água?

As pirâmides de Dubai

Imagem
A cidade de Dubai, que se tornou um destino turístico de peso em função dos investimentos imobiliários de ponta, está prestes a se tornar um pesadelo para milhares de investidores.   É que a Dubai World e a Nakheel, as maiores construtoras do Emirado, com uma dívida de US$ 60 bilhões, pediu alongamento dos pagamentos vencidos: isto pode significar bancarrota.   Além da crise econômica mundial, teve peso na pré concordata as dívidas relacionadas a “um modelo econômico exibicionista, centrado no capital estrangeiro e em projetos gigantescos de construção”.   Os emires não atentaram para a história: projetos gigantescos de construção, além de consumir custos exagerados, desviam investimentos em prazo de razoável retorno.   As pirâmides do Egito, por exemplo, quebraram os faraós que as patrocinaram como mausoléus, e só foram dar lucro 5 mil anos depois: hoje, quando turistas do mundo inteiro derramam dólares para admirá-las.   Com as limitações turísticas peculiares à

O lixo espacial

Imagem
Entre o primeiro lançamento, o do Sputinik em 1957, até janeiro de 2008, cerca de 6 mil satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Oitocentos deles estão ativos e o resto é lixo.   Além dos satélites desativados, há resíduos em órbita, como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados.   Uma estimativa da Agência Espacial Européia indica que cerca de 200 novos objetos são lançados todos os anos.   Os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmaram que há uma possibilidade de que, em vinte anos, já não seja mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra, caso não se providencie alguma maneira de limpar o lixo espacial.   Clique na foto acima para ver a imagem do lixo espacial ampliada.

Curiosidades científicas

Imagem
01. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.   02. A terra gira sobre si mesma à 1.600 km/h e viaja em sua órbita, ao redor do sol, a mais de 107.000 km/h.   03. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir 23 metros de comprimento.   04. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.   05. Astronautas não conseguem arrotar no espaço: não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.   06. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.   07. A maior árvore documentada foi um eucalipto australiano, que em 1872 tinha pouco mais de 130 metro de altura.   08. Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.   08. Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia, se transformar em um “gigante vermelho”, e a Terra não abrigará mais vida.   09. O corpo hu

Tico tico no fubá

Esta sensacional apresentação em quatro mãos é de Fernando Lima, do Brasil e Cecilia Siqueira do Uruguai: um perfeito exemplo de sintonia e cumplicidade musical.  

Gramática financeira

Imagem
O Palácio dos Despachos deveria pedir de volta o pedido de autorização de empréstimo que há na Assembléia Legislativa, no valor de R$ 366 milhões.   O motivo é que isto se transformou para o Governo em um pronome pessoal, numa conjunção e em uma preposição.   Todas as dívidas serão pagas se o empréstimo sair, todos os compromissos assumidos serão cumpridos quando o empréstimo sair e o empréstimo será usado para tudo o que for ser feito no Pará em 2010.   Et pour cause , o pedido de volta será para refazer o projeto, pedindo autorização para R$ 2 bilhões, pois os meros R$ 366 milhões não dá nem para o pronome, que dirá para o restante da análise morfológica.

Módicas prestações

Imagem
A Governadora Ana Júlia disse ontem, em pronunciamento na abertura do Congresso de Municípios do Pará, que o seu governo, independente de cor partidária, repassa recursos da saúde, fundo a fundo, a todos os municípios do Pará.   Adoro observar as reações da audiência quando a emissão das mensagens causa desconforto no receptor das mesmas: a linguagem corporal denuncia, incontinenti, a rejeição do escutado.   Eu quis saber, hoje, dos prefeitos, o porquê de eu ter notado o desconforto gestual ao dito da Governadora sobre o tal repasse da saúde, já que ela discursou isto como um de seus grandes e democráticos gestos.   Desvendou-se para mim o desgosto: o tão propalado repasse é no valor de R$ 13 mil, o que não paga um médico no interior.   Ainda, para aumentar o desconforto dos alcaides, os míseros R$ 13 mil estão atrasados há três meses.   Dois, retrucou um dos prefeitos da roda, ao avisar que ontem à tarde, depois do discurso de Sua Excelência, pagou-se um mês, dei

Pegando no tranco

Imagem
A China, um dos maiores poluidores do mundo, resolveu fingir que criou juízo ambiental e anunciou, hoje, que reduzirá em até 45% a emissão de dióxido de carbono até 2020.   O compromisso será fechado na Cúpula do Clima, no próximo dezembro, em Copenhague, diretamente pelo Premier chinês Wen Jiabao.   Os EUA irão com menos valentia à Cúpula: Barack Obama afirmou que a meta a ser comprometida é de diminuir as emissões nocivas em 17% até 2020.   Embora eu me tenha tornado cético com estas cúpulas, pois já vi muitas ocorrerem, e já não mais vou em nenhuma por ter perdido a expectativa de elas serem algo mais do que documentos e pose para fotos, algo me diz que que eu deveria acompanhar Copenhague.   Afinal, como as mudanças climáticas começam a dar sinais de irreversibilidade eventual e os efeitos dos eventos começam a se calcular em percentuais do PIB, os países começam a considerar agendá-las como assuntos de Estado.

Até o final

Imagem
No seu derradeiro dia de périplo pela América do Sul, o ditador iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, encontrou-se com o ditador venezuelano Hugo Chávez.   Moucos aos protestos dos grupos de judeus – Ahmadinejad diz que o holocausto é lorota dos judeus e que Israel deve sumir do mapa - feministas e de direitos humanos, a bizarra dupla jurou amor recíproco e eterno no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano.   Os substantivos trocados foram quase adjetivos: Cháves disse que Ahmadinejad é um "gladiador nas lutas antiimperialistas", e este disse que aquele “é um irmão na trincheira da luta contra o imperialismo”.   Antes da pose para a foto, Ahmadinejad selou a irmandade com este mimo a Cháves: “Eu sou seu irmão e seu amigo, e para mim é uma honra. Vamos ficar juntos até o final”.   Por Alá, a que final será que ele se refere?

The Burj Dubai

Imagem
Já está inaugurado o edifício mais alto do mundo: é o Burj Dubai Tower, com 162 andares e 802 metros de altura.   O arranha céu fica em Dubai, nos Emirados Árabes unidos.   Clique na fotografia para vê-la ampliada.

Dicionário Português-Português

Recebi este texto e, para prevenir aqueles que poderão cruzar o mar à Portugal, achei por bem postá-lo para que se expressem no devido português lusitano sem percalços:   Em Portugal No Brasil Água fresca e lisa Água gelada e sem gás Punheta Tira-gosto de bacalhau cru desfiado Bica Cafezinho Salva-vidas Sanitário Autoclismo Descarga Almeidas Garis Monstros Entulhos Puto Adolescente Canalhas Crianças

Faxina e sexo

Imagem
Você acha que a sua vida sexual com a patroa está arrefecida e quer dar um jeito de por tempero na relação?   Não precisa gastar fortunas com terapias afins: faça a faxina de casa junto com ela e o apetite sexual de ambos vai melhorar sobremaneira.   Pelo menos é isto que revela a edição desta semana do “ Journal of Family Issues ”, ao publicar um estudo realizado com 6.800 casais norte-americanos.   Segundo os pesquisadores, as horas gastas lavando pratos e varrendo a casa são proporcionais à frequência de relações sexuais.   O problema desta solução é encontrar um casal que se disponha a dispensar a secretária doméstica e se colocar a lavar pratos e varrer a casa juntos.

Gritos e sussurros

Imagem
A Governadora do Pará, continua a alardear o Navega Pará como uma das grandes realizações do seu governo.   Hoje, na abertura do Congresso de Municípios Paraenses, promovido pela FAMEP, ela repisou na tecla da inclusão digital.   Ao afirmar os números que os seus aprendizes de feiticeiros lhes passam sobre o programa, e que não são verdadeiros nem pela metade, ela ouviu um tropeço no meio do discurso:   - Em Altamira não funciona! Gritou, do meio da platéia, uma empertigada Prefeita de Altamira.   Não ficou por aí. Quando a Governadora disse que está repassando verbas aos municípios, a mesma prefeita bradou, desta vez mais alto para o Hangar todo ouvir:   - Em Altamira o dinheiro não chega!   Ao fim da abertura, quando se formaram as sussurros de prefeitos e assemelhados, todos queriam saber quem recebeu o quê e todo mundo dizia que não recebeu nada.   Está neste diapasão a encrenca em que o pessoal que toma Viagra no governo, o tal núcleo duro, meteu a Go

Descompasso

Imagem
No PT e no governo virou um estribilho insosso dizer que a aliança com o PMDB é importante e que até o final de cada mês ela será restabelecida com todas as cores originais.   No PMDB o refrão virou paisagem: o PT adora fazer acordos só pelo prazer de não cumpri-los.   Já diz um samba de breque cuja autoria eu não lembro no momento: “se malandro soubesse como é bom ser honesto seria honesto só de malandragem.”   Encerrar-se-á este verso com uma estrofe simples: o PT acha que tem ainda tempo para cozinhar e o PMDB já concluiu que o almoço queimou.

Robin Hood de saias

Imagem
O El País, reportando-se ao Der Spiegel, conta que uma bancária de 62 anos é a mais nova Robin Hood da Alemanha.   Ela realizou, no banco em que trabalhava, 117 transferências de contas de pessoas milionárias, para clientes de baixa renda que ficavam com a conta no vermelho.   Quando o cliente que recebera a ajuda recuperava o saldo ela transferia a quantia “dada em empréstimo” de volta.   As operações somaram cerca de R$ 19 milhões, mas, para azar da funcionária, que o jornal não declina o nome, até o fechamento do balanço de 2008, ela só conseguira devolver R$ 16,4 milhões.   O saldo negativo no fechamento provocou uma auditoria interna no banco e acabou se chegando às operações e quem as tinha feito.   Para evitar uma condenação de até 4 anos de prisão, ela confessou o crime e fez um acordo com o banco para devolver o valor alcançado em módicas prestações de sua aposentadoria.   Além da confissão, pesou na aceitação do acordo por parte do Ministério Público,

Transformer

Embora a legenda diga que é ideal para mulher, o que eu acho discriminação, eu quero um carro destes:  

A Mercedes de Hitler

Imagem
Como tem gosto para tudo e muito dinheiro tem o exotismo como efeito colateral, um bilionário russo resolveu ser exótico: pediu a um fornecedor de carros antigos que encontrasse a Mercedes que foi de Adolf Hitler.   Segundo o Daily Express, o dito carro é um Mercedes 770K azul escuro, que foi encontrado pelo vendedor com um colecionador alemão da cidade de Bielefeld. O bilionário russo, comprovada a origem do veículo, não titubeou e o levou para a sua coleção por 10 milhões de euros.   Na foto acima, Hitler faz mesuras durante um desfile nazista, no veículo que agora está em Moscou.

Cinemania

Imagem
O “El País” reporta que a primeira-dama francesa, Carla Bruni-Sarkozy, aceitou um convite do cineasta Woody Allen para trabalhar em seu próximo filme.   La Bruni, que já foi modelo e cantora, mas nunca foi atriz, ainda não sabe que papel irá fazer.   Disse, todavia: “Não posso perder uma oportunidade como esta. Quando for avó, gostarei de ter feito um filme com Woody Allen”.   Imaginem se eu vou perder este filme: primeiro porque é de Woody Allen, segundo porque, não importando o papel, é a Carla Bruni.   Não necessariamente nesta ordem.

Brincando com fogo

Imagem
O Governo do Estado do Pará ensaia cometer o mesmo erro que o Governo Lula cometeu no primeiro mandato: estabelecer uma negociação pontual a cada necessidade, transformando o bureau do governo em um balcão de negócios e não em uma mesa de negociações.   O Gabinete de Sua Excelência, a Governadora, não cuidou de construir, ao longo dos três anos já corridos, uma base sólida e comprometida com um projeto de Estado, até mesmo porque nunca teve um.   Agora, de afogadilho, pretende aprovar, ainda este ano, na Assembléia Legislativa, uma autorização de empréstimo de R$366 milhões, alegando que disto depende a lavoura de todos.   Comete outro erro de avaliação o governo, se intui que em 15 dias vai conseguir repor o indébito político estocado, e o modus operandi do qual ora lança mão para tentar liquidar a fatura é jogo de altíssimo risco.   Os aprendizes de feiticeiros do governo continuam não sabendo mexer o taxo para dar ponto à porção que pretendem consumir: como todo a

Quocientes

Imagem
Ouvi durante o dia de ontem, certo otimismo e alguma preocupação com os resultados da pesquisa da CNT/Sensus: Lula pode transferir cerca de 50% dos seus votos para Dilma.   O otimismo veio dos partidários de Dilma Rousseff: acreditam que Lula vai elegê-la com a capacidade de transferência apresentada.   A preocupação vem dos tucanos: desconfiam que o otimismo dos partidários de Dilma possa se transformar em uma realidade.   Pelas ilhargas, permito-me fazer uma observação aritmética.   Tomemos como variável que Lula tenha a mesma quantidade de votos percentuais que a sua popularidade: em média 76%.   A metade de 76% é 38%: este percentual seria, então, a grandeza que Lula conseguiria repassar.   Como Dilma não tem voto algum sem Lula, poder-se-ia intuir que aquele seria o seu teto, com o qual não se ganha uma eleição em segundo turno.   Portanto, em um provável segundo turno entre Serra e Dilma, as alianças de cada um definirão o vencedor.   Como o PMDB

O segredo do abismo

Imagem
Três espécies descobertas nas fossas abissais do Oceano Atlântico, acabam de ser catalogadas no Censo da Vida Marinha: estas estranhas criaturas vivem entre 1,5 a 2,7 km de profundidade.   Clique aqui , espere carregar e veja como a vida está onde não se poderia imaginar que ela existiria.

Mahmud e Mahmoud

Imagem
As recentes visitas do Presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas, e do Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, é o assunto de um artigo que acabo de postar.   Para ler, clique aqui .

Falha nossa…

Não importa o que a mocinha diz: só lhe acompanhe o movimento.  

FHC oxida Serra

Imagem
A mais recente pesquisa da CNT/Sensus, divulgada hoje, é um pesadelo para FHC: quase metade dos entrevistados diz que não vota em um candidato apoiado por ele.   Continua o pesadelo de FHC: para 76% dos entrevistados os sete anos do governo Lula foram melhores que os oito do governo dele e somente 10% acham que ele foi melhor.   Isto deixa óbvio o porquê de Lula tanger a eleição presidencial de 2010 para um plebiscito entre ele e FHC.   Ao mesmo tempo, a pesquisa é uma canção de ninar para Lula: mais da metade dos entrevistados diz que pode votar em um candidato apoiado por ele.   Isto ratifica o que eu venho dizendo há algum tempo: se o FHC quiser ajudar o PSDB na campanha presidencial de 2010, ele deve passá-la toda em Paris, sem comunicação com o Brasil.   A vaidade desmedida do ex-presidente lhe deixa cego e a sua insensatez em querer ser o príncipe da oposição a Lula, coloca turbulência na candidatura de Serra.   Matéria da Folha sobre a pesquisa está aqui

O ovo da serpente

Imagem
Os recentes movimentos do PTB, partido do prefeito de Belém, Duciomar Costa, em conjunto com o PR, do vice-prefeito Anivaldo Vale, são o assunto de um artigo que acabo de postar.   São divagações que merecem considerações daqueles que se interessam pelos rumos da política do Pará.   Leia-o aqui .

Lar doce lar

Imagem
A Forbes acaba de publicar mais uma de suas listas: desta feita as casas mais caras do mundo.   Veja quais são, segundo a Forbes, as 10 casas mais caras do mundo, clicando aqui .

Energia solar

Imagem
Enquanto nós tentamos licença para construir Belo Monte, a Jaxa, agência espacial japonesa, deu início a um projeto ambicioso que, pelo menos em tese, terá impacto ambiental zero: coletar energia solar em órbita da Terra e enviá-la ao planeta.   O projeto, que deverá estar concluído em 2030, pretende colher energia solar na órbita terrestre, onde a luz do Sol é pelo menos cinco vezes mais abundante que na atmosfera.   Pelos cálculos da Jaxa, caso o projeto possa ser concluído, será possível obter energia solar a um sexto do preço atual.   A ideia é "retransmitir" a energia obtida em órbita na forma de lasers, que seriam captados por antenas parabólicas em alto-mar.

JFK – 46 anos

Há 46 anos os EUA choraram o assassinato de John F. Kennedy, o 35º Presidente dos Estados Unidos, ocorrido em 22.11.1963, em Dallas, Texas.   Assista um pequeno documentário, preparado pelo IG, de 3 minutos sobre o fato.  

Belém antiga

Imagem
No layout de página antiga postei, em 2007, algumas fotos de Belém das décadas de 30 a 40.   Postei hoje um slide show com todas. Clique aqui , espere carregar e veja como era bela a Belém do Pará daquela época.

Sem filhos

Imagem
A taxa de natalidade no Japão está em plena decadência, o que tem preocupada as autoridades, abrindo-se inclusive a discussão de que o país deveria aceitar mais imigrantes, já que as políticas para aumento da natalidade não têm funcionado.   No meio da discussão, um dos maiores bancos do Japão, o Mitsubishi UFJ, iniciou uma inusitada política: enviou e-mail a todos os funcionários, comunicando que estarão, daquela data em diante autorizados a saírem 1 hora mais cedo.   Sugere o e-mail, no final, que aproveitem esta hora para ir para casa “se multiplicar”.   Todavia, os especialistas japoneses dizem que a medida do Mitsubishi UFJ é tiro n’água.   O governo japonês já oferece uma vasta gama de incentivos, como aumento de salário para os pais, construção de creches, auxílio-babá e nada surtiu efeito: os japoneses não querem ter filhos e pronto.

Poluição visual

Imagem
Já me arrisquei a dizer que Belém ostenta uma das maiores poluições visuais do Brasil.   As placas de mau gosto oprimem a cidade. Muitas delas encobrem as belíssimas fachadas do casario antigo.   Belém é a única cidade do mundo em que eu já vi participação de falecimento e convite para missa do sétimo dia em outdoor.   É só onde se vê instituições de ensino comemorando primeiros lugares dos seus alunos em placas.   E, embora a Justiça Eleitoral não durma no ponto, ainda é praxe por aqui político prestando conta, ou comemorando aniversário, em fileiras de outdoors.   Um presente que o belenense poderia dar a si mesmo era dar total apoio à iniciativa do Poder Executivo Municipal na retirada das placas irregulares, que são todas.   Sem esta imundície visual a cidade ficaria mais leve como já foi um dia.

O jovem brasileiro

Imagem
Veja aqui um infográfico elaborado pelo IG, baseado em uma pesquisa nacional sobre o perfil do jovem brasileiro.   O infográfico também pode ser acessado clicando na imagem acima.

A morte como redenção

Imagem
O segundo negro – o primeiro foi Paulo Lauro, em 1947 - a chefiar o Poder Executivo municipal de São Paulo, o economista Celso Pitta, morreu ontem, vitimado por um câncer no intestino.   No último ano do seu mandato, em 2000, Pitta já começou a viver o que seria a sua sina: sua ex-esposa, Nicéia Pitta, fez uma série de denúncias de corrupção contra ele e afirmou que vinha sendo ameaçada de morte.   Quando saiu da prefeitura, em dezembro de 2000, iniciou-se o inferno de Pitta, que se viu envolvido em problemas familiares e denúncias de corrupção.   O bloqueio de todos os seus bens pela justiça o deixou em dificuldades financeiras e a batalha judicial que vinha travando para se desvencilhar de um passado que insistia em se fazer presente, corroeram-lhe a resistência ao câncer que também enfrentava.   Talvez para Pitta, que lutava contra um câncer e 13 ações judiciais que lhe queriam também devorar o intestino, a morte tenha sido uma redenção.

Paráfrase

Imagem
Trecho de entrevista do Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, que o blog Artban:   “Existe um grau de animosidade muito grande por parte do Diario do Pará, da RBA em relação ao nosso governo. A governadora, nas conversas que teve com o deputado Jader, já fez essa reclamação. A resposta do deputado tem sido a de que ele não tem um nível de controle sobre seus meios de comunicação por terem um grau da autonomia em relação às suas vontades, à sua orientação política.”   Digamos que pergunta similar fosse feita ao Presidente do PMDB em relação ao tratamento que o partido recebe do Governo do Estado. A resposta poderia ser esta:   “Existe um grau de animosidade muito grande por parte do Governo do Estado em relação ao PMDB. O presidente do partido, nas conversas que teve com a govenadora, já fez essa reclamação. A resposta da governadora tem sido a de que ela não tem um nível de controle sobre seus secretários por terem um grau da autonomia em relação às suas vontades, à sua orie

O zé

Imagem