tag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post4443474077865392761..comments2024-01-10T18:06:08.547-03:00Comments on Ω ₱arsifal ⑥④: Justiça condena ex-governador tucano de Minas Gerais a 20 anos de prisãoUnknownnoreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-52690180251720823772015-12-22T00:35:17.221-03:002015-12-22T00:35:17.221-03:00Independentemente da conta que você faça o que val...Independentemente da conta que você faça o que vale é a conta do tesouro. <br />A entrada de divisas pela exportação do minério de ferro, em 2014, foi de US$ 25,8 bilhões e a quantidade exportada não foi 300 milhões de toneladas e sim 344,38 milhões de toneladas. <br />O preço em 2014 também não foi 40 dólares a tonelada. O ano de 2014 começou, em janeiro, com uma tonelada a US$ 128,12, e se manteve acima dos US$ 100 até maio, ficou na casa dos US$ 92 até agosto, setembro e outubro foi US$ 80, novembro US$ 73 e dezembro US$ 68.<br />Portanto, é totalmente equivocada a sua aritmética de pegar as suas toneladas e multiplicar pelos US$ 40 que você equivocadamente achou por aí. E mesmo que você estivesse certo (300 milhões/t e multiplicasse por US$ 40) você ainda estaria errado, pois há toneladas exportadas a vários preços e a conta tem que ser feita por embarque, já que o preço chega a variar a cada embarque.<br />O preço atual também não é US$ 40 e sim US$ 46,16, válido para novembro de 2015, pois dezembro ainda não fechou e a China negocia por lote.<br />Mantenho todas as informações escritas. Se você viu algo inexato aponte que manterei ou corrigirei. Desta forma genérica (há coisas erradas na sua carta) fica parecendo diversionismo.<br />Quanto ao HSBC, quem afere os parâmetros da concorrência não sou eu, pois não tenho a menor condição de fazê-lo parametricamente e conta de peixeiro, ou o que eu acho, não vale para uma economia globalizada, mas os que a econometria calcula. E isso é feito pelo Cade, que autorizou a compra. Portanto, o Bradesco comprar o HSBC não diminui a concorrência e se o fizesse, até que provem o contrário, o Cade não autorizaria.<br />Achar, você acha. Mas ser, são outros bilhões de réis. Parsifalhttps://www.blogger.com/profile/06636762712610786939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-25413238565929444842015-12-21T21:49:11.679-03:002015-12-21T21:49:11.679-03:00Caro Parsifal, eu fiz a conta do valor que as expo...Caro Parsifal, eu fiz a conta do valor que as expotações de ferro rendem com base no preço atual, que é de 40 dolares a tonelada, o ferro esteve cotado por muito tempo acima de 100 dolares a tonelada. Considerei um volume de 300 milhões de toneladas. Com a forte variação que houve no preço, seus dados podem ser considerados fora da realidade atual. Há outras afirmações inexatas na sua ultima postagem.<br /><br />Quanto ao banco HSBC, as otoridades simplesmene não deveriam permitir que um banco já instalado no Brasil comprasse o hsbc, inclusive em nome da manutenção da concorrencia, pois ela deveria aumentar e não diminuir.<br />Acho que seu ultimo paragrafo foi escrito sem uma reflexão. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-64348468504634097202015-12-21T01:53:37.855-03:002015-12-21T01:53:37.855-03:00A ingenuidade não está na semântica, mas na soluçã...A ingenuidade não está na semântica, mas na solução ofertada. <br />Repassando os dados: a China nos compra 50% de todo o minério de ferro produzido. A Europa (Alemanha, Itália e Holanda são os compradores) não chegam nem perto dos 30% que você escreveu: os três países juntos não passam dos 12%. O restante vai para o Médio Oriente, Japão e África e a Argentina nos compra uns quilos.<br />Você está equivocado com o income das exportações de ferro. Em 2014 elas renderam ao Brasil US$ 25,8 bilhões e não US$ 12 bilhões. <br />E não é que as siderúrgicas brasileiras não conseguem compensar: elas não conseguem comprar nem 10% da quantidade exportada e nem produzir aço com o mesmo preço que a China nos coloca aqui, depois de receber o nosso ferro lá, pois a China não faz composição de preços como o resto do mundo. Eles têm 1 bilhão de pessoas no mercado de mão de obra e apertam o custo dela para fazer dumping em quaisquer outros preços finais do planeta. <br />Há três opções, portanto: ou declaramos guerra à China, ou aceitamos negociar com ela, ou deixamos 50% do ferro existente em nossas reservas lá mesmo, onde ele está, pois não adiantará garimpar sem ter quem compre. O problema de deixar o ferro enterrado é que quando o Brasil, quiçá, tiver condição de comprar e consumir metade do ferro que produz, talvez já tenhamos inventado outra coisa melhor que o aço para a infraestrutura.<br />E você queria prender o HSBC aqui? Ou confiscar-lhe os ativos? Somos um pais de livre mercado. Lembre-se que não faz parte dos nossos costumes expropriar ou apropriar bens alheios. <br />Aqui entra quem quer, na hora que quiser, e sai na hora que lhe aprouver. E os dólares que foram para o HSBC não contam na nossa balança de pagamentos e nem afetam as nossas divisas e sim as contas do Bradesco.Parsifalhttps://www.blogger.com/profile/06636762712610786939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-59611120321533804242015-12-20T23:41:23.144-03:002015-12-20T23:41:23.144-03:00minhas colocações não são tão ingenuas, podem esta...minhas colocações não são tão ingenuas, podem estar mal defendidas. Das exportações brasileiras, cerca de 30 a 40% vão para a china, para o extremo oriente (da qual a china faz parte) vão um pouco mais de 50%. Perto de 30% vão para a Europa. <br /><br />Eu não falei em deixar de exportar para a Europa nem Oriente Medio, nem Africa nem outros paises da America. Eu falei em um preço mais justo e menos camarada para o etremo oriente, correndo o risco de não exportar nada para eles. na pior das hipoteses, haveria uma diminuição de 50% ou um pouco mais nas exportações. Não vejo inconveniencia se as siderurgicas brasileiras não consigam compensar isso. Acho que iriam sair da UTI, mesmo se não aumentassem a p rodução muito. <br />O Brasil exporta cerca de 300 milhões de toneladas por ano, isso dá cerca fde 12 bilhões de dolares. Só na compra do hsbc pelo Bradesco saem do pais 9 bilhões de dolares, então só com esse negocio (que deveria ter sido impedido pelas otoridades) o Brasil perde em divisas o equivlente a 9 meses de exportação de ferro.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-74340802268185002872015-12-20T12:59:19.746-03:002015-12-20T12:59:19.746-03:00Desculpe-me, mas são ingênuas as suas soluções por...Desculpe-me, mas são ingênuas as suas soluções porque desprovidas do fato. Seria ótimo se as indústrias de base nacionais tivessem a capacidade de absorver toda a produção de ferro da Vale. Isso seria sinal de que a nossa economia já teria multiplicado por 10 a produção industrial vigente e já seriamos, quiçá, a primeira economia do mundo, passando os EUA, pois mesmo os EUA não tem capacidade de absorver toda a produção de ferro do Brasil, por ter opinado por fazer a transformação na China, que se tornou a maior importadora do mundo, recebendo em market share Brasil-Austrália 70 a 72% de todos o ferro produzido nos dois países. <br />A matriz mundial, do ferro, portanto está na China e é ela que controla a cadeia produtiva a partir desse minério.<br />Não há, portanto, no mundo inteiro, condições atuais de expansão da siderurgia doméstica para diminuir exportações e aumentar consumo interno, pois a economia mundial é aberta. As siderurgias que sobrevivem à China são aquelas que têm a cadeia fechada, ou seja, têm concessões de minas, e colhem a sua própria matéria prima.<br />Portanto, seria sim ótimo se o Brasil vendesse internamente toda a sua produção de ferro, mas a nossa indústria não tem capacidade operacional e de composição de custos para comprar nem 10% disso. E não somos solitários nesse fato: a Austrália vive a mesma realidade. Isso se chama mercado. Parsifalhttps://www.blogger.com/profile/06636762712610786939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-19872037210181126192015-12-20T00:09:11.910-03:002015-12-20T00:09:11.910-03:00se a Vale não vendesse nenhuma grama de minerio de...se a Vale não vendesse nenhuma grama de minerio de ferro para a china e outros paises do extremo oriente e vendesse para a siderurgia brasileira aos mesmos preços que está vendendo para a china, o brasil importaria menos aço e exportaria um pouco mais.<br />Não perderiamos muito na balança comercial. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-60952121752839831872015-12-19T21:27:17.640-03:002015-12-19T21:27:17.640-03:00Licitar TUP de todas as modalidades, colocar placa...Licitar TUP de todas as modalidades, colocar placa de venda em todas as estatais, limitar as autoridades portuárias, aeroportuárias e ferroviárias a “autoridades setoriais” e não operadoras de portos, aeroportos (nos aeroportos isso já está sendo feito) e ferrovias e fortalecer as agências reguladoras.<br />O custo das estatais brasileiras, em 2014, foi de R$ 15,1 bilhões e elas geraram R$ 9,2 bilhões, dos quais R$ 7,3 bilhões foram despesas com pessoal. Faça a conta e veja quando o erário teve que colocar no buraco. As estatais dão uma ótima força ao déficit público.<br />As commodities, e o minério de ferro é uma delas, são objetos de precificação global e se na composição dos custos da tonelada, posta no destino, o governo não considerar a competitividade global, não vende um grama, pois o mercado compra de onde chegar mais barato. Por isso os impostos de exportação sobre commodities são baixos, para não carregar a composição final da entrega.<br />Os governos não trabalham com commodities como composição de balanço de pagamentos, mas com a finalidade de internalizar moeda forte, ou estocar fundos soberanos: as reservas cambiais. É com a venda de commodities que o Brasil estoca dólares (reserva cambial) para prevenir-se de ataques especulativos e pagar as importações.<br />Portanto, qualquer país só impõe tributos de exportação em commodities no limite máximo da competividade global e alguns países, como a Índia, diante da queda do preço do ferro, zeram a alíquota de exportação para manter o preço global competitivo. <br />A Austrália pode ter até o triplo da alíquota imposta pelo Brasil nas exportações de ferro. Olhe o mapa mundi e veja o porquê: temos que atravessar o Pacífico para entregar na China e a Austrália está a um palmo de Pequim. Parsifalhttps://www.blogger.com/profile/06636762712610786939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-28300870214986384882015-12-19T14:47:54.390-03:002015-12-19T14:47:54.390-03:00"E se tiver um multiuso do lado de um termina..."E se tiver um multiuso do lado de um terminal público, este só consegue carga se os berços do TUPm estiver lotado."<br /><br />Então a solução para melhorar a competitividade das exportações brasileiras é licitar um monte de TUPs multiuso.<br /><br />por outro lado, não seria muito melhor uma taxa de exportação sobre o minerio de ferro em vez de mais impostos sobre aplicações financeiras? Se não me engano, a Australia cobra um imposto de 5% e aqui é menos de 2%. Não tenho muita certeza. <br />Eu penso que não seria muito ruim para o país se a Vale diminuisse para a metade as exportações para o oriente. Tenho a impressão que a Vale cobra mais pelo minerio vendido as siderurgicas nacionais do que cobra pelo minerio vendido ao oriente. Ela ajuda os orientais a fazer concorrencia com as siderurgicas nacionais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-80256801926261976512015-12-18T20:29:47.803-03:002015-12-18T20:29:47.803-03:00O lobby dos sindicatos do setor não permite a muda...O lobby dos sindicatos do setor não permite a mudança da legislação pois se mudar eles perdem poder e finanças. O Brasil, nessa área, enfrenta o mesmo problema que enfrentou a área portuária dos EUA em 1920, bem retratado no filme “On The Water Front”, que tomou no Brasil o nome “Sindicato dos Ladrões”, e ganhou 8 Oscar, inclusive o de melhor filme de 1954, se não me engano o ano.<br />Ainda não apareceu no Brasil um Congresso e uma presidência com tutano suficiente para acabar com os privilégios, de todos: políticos, sindicatos, funcionalismo público e as demais pústulas incrustadas no erário e protegidas pela legislação feita para esse fim.<br />O TUP do Fibria só exporta, ou importa, celulose. Para exportar, ou importar, sapatos, roupas, bananas ou algum produto que, por sí só, não fecha a cadeia logística, há TUPs multiusos que administram piers ou berços dentro das poligonais públicas. E se tiver um multiuso do lado de um terminal público, este só consegue carga se os berços do TUPm estiver lotado.<br />A carga área não se faz por logística genérica e sim por especificidade da carga e o valor agregado dela. Há mercadorias cujo custo benefício é mais vantajoso se for feita por aerovia e é isso que determina a escolha da via pelo cliente e não a especificidade do porto. <br />O setor de carga aérea no Brasil está anos-luz na frente do setor portuário e o Terminal de Cargas de Viracopos, em Campinas, que era uma espelunca, depois de ser privatizado em, em 2012, agora operado pelo Consórcio Aeroportos Brasil, composto pela TPI, UTC e a francesa Egis Airport Operation, transformou-se, em apenas 3 anos, no maior e mais eficiente TUPm de carga área da América Latina. Parsifalhttps://www.blogger.com/profile/06636762712610786939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-29306804727894235492015-12-18T18:32:07.805-03:002015-12-18T18:32:07.805-03:00se os marcos legais são todos idiotas, se são do s...se os marcos legais são todos idiotas, se são do seculo 17, então os politicos deveriam muda-los. É verdade que a maioria das pessoas estã mais preocupada em cobrar cumprimento de horario de politicos do que em cobrar-lhes necessarias ao pais mas que não lhes trazem nenhum beneficio direto, então não isento o povo de culpa por tudo que aí está.<br />Antes de avançarem em cima do nosso patrimonio, como nocaso de aumentar impostos sobre cdbs, devem melhorar as leis.<br />Empresas do setor de vestuario, de calçados e até de maquinas em geral não tem cacife para investir num TUP. Serão bem atendidos no TUP da Fibria? provavelmente não. Pela leitura de jornais, penso que o Brasil deve ser um dos campeões no uso de aviões para exportar. Daí reduz-se a competitividade, e surgem os clamores pela alta do dolar, que quando atendidos resultam em inflação e aproximação com Bangla Desh, quanto ao nivel de vida. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-84137719978846737382015-12-18T06:08:06.231-03:002015-12-18T06:08:06.231-03:00Nº 242, sexta-feira, 18 de dezembro de 2015COMPANH...Nº 242, sexta-feira, 18 de dezembro de 2015COMPANHIA DOCAS DO PARÁ<br />EXTRATOS DE INSTRUMENTOS CONTRATUAIS<br />ESPÉCIE: Contrato nº 42/2015; CONTRATANTE: Companhia Docas<br />do Pará - CDP; CONTRATADA: BANCO DO BRASIL S. A; OBJETO:<br />Prestação de serviço, por meio do sistema denominado Banco<br />de Preços, a ser disponibilizado pelo Banco à CDP; PRAZO: 01 (um)<br />ano; FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.666/93; DATA DA ASSINATURA:<br />01/12/2015; SIGNATÁRIOS: Marcos Rodrigues de Matos<br />e Raimundo Rodrigues do Espirito Santo Júnior, respectivamente<br />Diretor Presidente em exercício e Diretor Administrativo Financeiro<br />da CDP e José Batista Capeloni Júnior e Camila de Sousa Assad,<br />respectivamente Gerente Geral e Gerente de negócios da Contratada.<br />ESPÉCIE: Contrato nº 43/2015; CONTRATANTE: Companhia Docas<br />do Pará - CDP; CONTRATADA: BANCO DO BRASIL S. A; OBJETO:<br />Utilização de sistema eletrônico de licitações denominado Licitações-<br />e pela CDP: PRAZO: 01 (um) ano; FUNDAMENTAÇÃO<br />LEGAL: Lei nº 8.666/93; DATA DA ASSINATURA: 01/12/2015;<br />SIGNATÁRIOS: Marcos Rodrigues de Matos e Raimundo Rodrigues<br />do Espirito Santo Júnior, respectivamente Diretor Presidente em exercício<br />e Diretor Administrativo Financeiro da CDP e José Batista<br />Capeloni Júnior e Camila de Sousa Assad, respectivamente Gerente<br />Geral e Gerente de negócios da Contratada.<br />AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO<br />Processo nº 3824/2015 - Companhia Docas do Pará - CDP.<br />Fundamentada no Artigo 26, da Lei nº 8.666/93 e alterações,<br />foi autorizada a dispensa de Licitação para contratação da empresa<br />QUALYT NÚCLEO DE QUALIDADE EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS<br />EMERGENCIAIS DE SAÚDE LTDA, para realizar serviços<br />comuns na área de saúde, visando o atendimento de urgência, mediante<br />o uso de veículo, equipamentos e pessoal habilitado a prestar<br />os primeiros socorros em caso de acidentes e incidentes ocorridos no<br />Terminal Petroquímico de Miramar, pelo valor global de R$<br />233.572,56 (duzentos e trinta e três mil, quinhentos e setenta e dois<br />reais e cinquenta e seis centavos), pelo período de 180 (cento e<br />oitenta) dias, de conformidade com o estabelecido no art. 24, inciso<br />IV, da referida Lei.<br />Belém, 17 de dezembro de 2015.<br />PARSIFAL DE JESUS PONTES<br />Diretor-PresidenteAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-60214258967088705012015-12-17T19:22:38.289-03:002015-12-17T19:22:38.289-03:00A sua visão é a de uma escola mecanicista, mas é n...A sua visão é a de uma escola mecanicista, mas é necessário atentar que uma engrenagem é tão boa quanto o pior dos seus componentes, e como a política é nivelada por baixo teremos, enquanto não melhorarmos o nível sócio-político do país, uma máquina de qualidade duvidosa, pois nem que todos renunciem, como você aconselha, os que lhes tomarem o lugar, por mais boa vontade que tenham (e boa vontade é só lubrificante) os componentes corroídos comprometem a boa vontade: tudo vira óleo queimado e o motor funde.<br />Por isso, a maioria das democracias privilegiam a iniciativa privada. O Estado de Direito dita as regras, controla e fiscaliza o jogo, mas não joga, pois é mal jogador. <br />Pelo seu mandamento, políticos, ministros, presidentes e administradores das milhares de ineficientes estatais que consomem o erário, tornando o custo Brasil um dos mais altos do mundo, teriam que renunciar uma semana depois de assumirem, pois os nossos marcos legais são tão idiotas e perniciosos que se Herber Alexander Simon assumisse a SEP, em uma semana ele renunciaria ao constatar que não há como melhorar os portos públicos se a legislação que os rege não mudar do século 17 para o 21 e não seja preciso formalizar um processo de 100 páginas para embarcar um contêiner.<br />É exatamente por eu enxergar a importância dos portos para a economia (90% das cargas comerciais do mundo movimentam-se por água) que eu defendo o modelo dos TUPs, pois são eles que completam a cadeia logística do mundo inteiro e ovam e desovam 80% das cargas que se movimentam no planeta. Parsifalhttps://www.blogger.com/profile/06636762712610786939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4425114814218295618.post-28644194363934340532015-12-17T18:36:45.294-03:002015-12-17T18:36:45.294-03:00não tenho grande apreço pelo sociologo e professor...não tenho grande apreço pelo sociologo e professor da Sorbonne, mas cabe observar que se FHC fosse presidente atualmente a situação dos portos estaria melhor. Se ele as vezes estava demais deslumbrado e desatento aos problemas do pais, os de agora zombam dos problemas do pais. Os de agora fazem ele parecer um genio e um santo.<br />Qualquer falcatrua que descobrirem nos outros partidos em nada alivia a barra dos que fizeram falcatruas recentemente, na minha opinião, embora possa realmente diminuir a insatisfação popular com o governo.<br /><br />A respeito dos portos, o nobre politico Parcifal reconheceu que há muita burocracia nos portos, que causa demoras, daí serem boas os TUPs. Essa tolerancia com o mau funcionamento dos portos é terceiro mundismo na minha opinião. Quem está lá em cima tem a obrigação de melhorar o funcionameto dos portos, Se acham dificil então renunciem todos (presidente, congressistas,etc)<br />Enquanto os politicos estao em brigas inuteis para a nação, sorrateiramente o governo quer aumentar impostos sobre CDBs e outras aplicações financeiras.<br />Então os produtos brasileiros perdem competitividade porque os politicos não tomam providencias para que os portos funcionem bem, então a econia vai mal, e querem compensar saltando em cima de nosso patrimonio. Vade retro!<br />Enquanto os portos não funcionam com excelencia, enquanto não corrigirem o arcabouço legal e problemas de infraestrutura, não venham assaltar nosso patrimonio.<br /><br />O nobre politico a meu ver não enxerga a importancia do bom funcionamneto dos portos para a economia. Um produtor de produtos manufaturados precisa de rapidez, então precisa haver concorrencia muitos terminais onde os gestores, administradores (chamem como quiserem) não sejam também clientes.Anonymousnoreply@blogger.com