Sic transit gloria mundi – Moro concede a sua primeira entrevista desde 2014

Shot 002

Aos 44 anos de idade e 20 de magistratura, Sérgio Moro não precisa ser apresentado, mas pouca gente sabe que ele já comandou outra grande operação que deu o que falar no Brasil.

No final da década de 90 eclodiu o “Escândalo do Banestado”, hoje esquecido, mas que evadiu aproximadamente US$ 19 bilhões do Brasil, através das famosas contas CC5 do então Banco do Estado do Paraná. Talvez parte desse dinheiro tenha voltado, “limpinho”, no final deste outubro, com o programa de repatriação

Essa evasão de divisas gerou, em 2004, deflagrada com a autorização de Sérgio Moro, a operação “Farol da Colina”, envolvendo 75o policiais federais que cumpriram 103 mandados de prisão e 147 mandados de busca e apreensão em sete estados da Federação, um deles o Pará. Alguém aí lembra disso?

Naquela época nem se ouviu falar de Moro, pois não estava na moda o culto à personalidade do juiz e a imprensa não focava tanto em quem lavrou, mas na lavra, mas foi ele o general da banda, tangido pela sua especialização jurídica em crimes financeiros.

Talvez por já ter visto aquela e outras operações originadas nos esquemas de corrupção na administração pública, Moro tenha respondido que “não existe uma salvação nacional, não existe um fato ou uma pessoa que vai salvar o País”, quando o jornalista lhe perguntou se a Lava Jato iria acabar com a corrupção no Brasil, que é exatamente a tecla que eu tenho batido: ou mudamos o sistema ou no momento em que se prende um, há 100 fazendo a mesma coisa e talvez jamais seja flagrado, ou delatado.

Mas como a glória é passageira, e Moro reconhece isso, ele resolveu ceder momentos da sua glória passageira ao jornal Estado de S. Paulo, concedendo a sua primeira entrevista desde que a Lava Jato foi deflagrada, em 2014.

Na entrevista, Moro exerce a boa política. Portando-se de forma diversa da radicalidade dos autos, revela uma face sensata e procura conviver bem com o STF, que, mesmo mantendo-lhe circunstancialmente as decisões, lhe tem passado descomposturas. Da mesma forma procura ser simpático com o Congresso Nacional e assegura, categoricamente, ao final, que não é candidato a nada.

Para ler a entrevista clique aqui.

Comentários

  1. o que esta acontecendo com a home page da cdp .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com problemas no servidor principal, cuja placa queimou e o backup está dando prioridade para o sistema da empresa em detrimento dos links externos.

      Excluir
  2. Salvo engano, o processo BANESTADO o foco foi o Banco do Estado do Paraná S.A. envolvendo em um conluio com o antigo Bamerindus, que ensejou inclusive a venda do Bamerindus para os Ingleses do HSBC e a saida de sena daquele Senador do Paraná, ex dono do Bamerindus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação