Zenaldo e Edmilson no 2º turno. PMDB faz o maior número de prefeitos

Shot 011

O resultado da eleição majoritária em Belém furou a curva de probabilidade apontada pela última pesquisa do Ibope, publicada em 01.10.

Embora a pesquisa apontasse a maior probabilidade de estarem Edmilson (PSOL) e Zenaldo (PSDB) no segundo turno, o campo não captou a virada desse sobre aquele e o percentual de votos válidos com que Zenaldo finalizou o processo foi muito acima da margem de erro apontada pelo Ibope.

A candidata Ursula Vidal (Rede) também frustrou a estatística aferida pelo Ibope e finalizou com o dobro de votos que lhe foi apontado, mas no caso, há uma explicação plausível: o campo foi feito antes do último debate, transmitido pela TV Liberal, e Ursula, em todos os debates, foi a que melhor se apresentou e isso foi, a meu ver, o que a alavancou a ponto de finalizar ligeiramente na frente do candidato do PMDB, Professor Maneschy, pois os dois capitalizaram o chamado voto de opinião.

Abaixo, o resultado da eleição majoritária em Belém:

Shot 003

A Câmara de Vereadores de Belém, a partir de 2016, terá a seguinte composição partidária:

Abaixo, em ordem decrescente de votos, os 35 vereadores eleitos em Belém, os seus respectivos partidos e votos obtidos.

Para maior informação sobre o eleito, clique no respectivo nome.

O PMDB foi o partido que conquistou o maior número de prefeituras no Pará: elegeu 42 prefeitos, seguido pelo PSDB, com 32 e pelo DEM, com 15.

Abaixo, em ordem decrescente, o número de prefeitos que cada partido elegeu:

Shot 004

Abaixo os municípios que cada partido conquistou:

Para ver os nomes dos prefeitos clique aqui:

Comentários

  1. O princípio da hereditariedade falou mais alto nessa "nova" Câmara Municipal.

    ResponderExcluir
  2. O vice-rei do Pará enfrentará muitas dificuldades para se tornar o regente do estado com esses resultados na região metropolitana de Belém. Que surra!!!

    ResponderExcluir
  3. Parsifal e no caso do Edmilson ser condenado em segunda instância após assumir a prefeitura (caso ele vença, é claro), ele perde o mandato? Se sim, como fica o cargo? Zenaldo assume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele for condenado em segunda instância, após assumir o mandato, ele permanece no cargo. Só estará inelegível para a próxima eleição.

      Excluir
  4. Chora Parsifal ! O candidato do teu dono (Barbalho), se ferrou !

    ResponderExcluir
  5. A família Barbalho não levanta a cabeça nunca mais ! Já vão tarde. Belém e Ananindeua são territórios do PSDB !

    ResponderExcluir
  6. Presidente, e as nomeações pararam, soube que o sr tem vagas autorizadas pelo dest para chamar os concursandos a nivel medio,procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procede. O Dest autorizou o aumento de quadro exclusivamente para chamar guardas portuários e dois advogados, em virtude de determinação judicial.
      Houve um chamamento de nível médio, mas não por aumento de quadro, mas porque uma funcionária pediu exoneração por ter sido chamada em concurso do MPF.

      Excluir
  7. Francisco Márcio03/10/2016, 15:23

    Bom, 42 prefeituras para quem tem 144 - no caso, do Pará -, não é um número desprezível. Entretanto, Considerando que, Belém, Ananindeua e Santarém ( apesar de não ser PSDB ), são os maiores colégios eleitorais e o PMDB está fora, creio que V.Exa. sofrerá bastante para tentar eleger seu pupilo ao Gov. do Est. Pará.

    Prepare as costas, pois corres sério risco de pegares umas lambadas...

    P.S: E eu vou é rir ( chorar, nao. Não tenho porquê )...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santarém é aliado nosso e a cidade não é preocupação: seja qual for o governo do Pará, Santarém é oposição.
      Sofrer não é a palavra certa. Quem tem 30 anos de luta política, a maioria na oposição, não se pode mais dar ao luxo de dizer que sofre, pois já tem o coro curtido e cheio de calos para aguentar as lambadas assoviando aquela marcha marcial do exército “Canção Ardor do Infante”.
      Risadas também não são problema. Assim como já ganhei algumas, já perdi muitas e se quando eu perdesse os adversários só dessem risadas seria uma maravilha. Eu já levei ovo podre em palanque, já fui arredado para fora da estrada e já tive a minha casa depredada, em Tucuruí, uma vez que perdi a eleição, portanto, risadas para mim são cócegas.
      Político velho e em processo de extinção como eu, não leva lambadas: recebe e distribui bordoadas.

      Excluir
    2. Francisco Marcio03/10/2016, 21:55

      Me custa revelar, mas vou lhe dizer: ouvi hoje, de 2 moradoras de Tucuruí que V.Exa foi um bom prefeito. Disseram que foi o Sr. que construiu o mercado/ feira- e que é um luxo. ( frisaram que o Sancler só reformou...). Disseram mais: que V.Exa construiu bastante praças. E juntamente com seu pupilo, elegeram o prefeito vencedor nessas eleições...
      Veja só: seu crédito ( ao menos com essas duas ) está nas alturas.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com essas duas pessoas.

      Excluir
  8. Esse filme do PSDB ja vimos em 2014 na eleição para governo...O $$$ corre solto...Edmilson que se cuide.

    ResponderExcluir
  9. Correu boatos que cada eleitor teria 120 motivos para votar no zenaldo...Corre boatos

    ResponderExcluir
  10. 120 motivos e ticket combustivel no valor de R$ 173 reais no posto da Duque.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação