Pena infamante

Shot001

A imprensa anunciou na quarta-feira (12) que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) puniu com a pena de disponibilidade a juíza Clarice Maria de Andrade.

A juíza foi quem lavrou, em 2007, a decisão de manter presa, por 26 dias, na delegacia de polícia de Abaetetuba, uma jovem de 15 anos.

Na mesma cela havia 30 homens, e a adolescente foi vítima de agressões e violência sexual no período em que foi mantida presa, levando o caso a ser uma referência de violação aos direitos humanos em cárceres do país.

A pena de disponibilidade, prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, afasta a magistrada, por dois anos, das suas funções, sem a perda dos vencimentos. Após o período da pena, a magistrada pode ser convocada para reassumir a magistratura.

O advogado Ismael Moraes, colaborador do blog com artigos sobre temas diversos, insurgiu-se contra a pena aplicada à juíza, adjetivando-a de “pena infamante”, por “degradar a sua condição de magistrada, com a crueldade de mantê-la no cargo, com a dignidade sendo comida pelos dias”.

Abaixo, o inteiro teor do artigo de Ismael Moraes sobre o assunto:

Comentários

  1. Deveria ser exonerada como todo servidor publico que comete um erro gravíssimo "NAS SUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS" diante de sua experiência profissional e jurídica
    ("O PAU QUE BATE EM CHICO TEM QUE BATER EM FRANCISCO")...

    ResponderExcluir
  2. deveria ser condenada a prestar serviços indesejaveis a coletividade como limpeza de esgotos.
    não sou favoravel a penas como sofreu essa mulher na prisao, também sou contra qualquer pena não prevista em lei, como um preso sofrer lesão por agresão de outro preso, mas sou a favor de haver algumas penas talvez infamantes previstas em lei.
    Nos estados unidos, já vi foto onde um condenado exibe um cartax proximo a um supermercado. No cartaz está escrito algo do tipo: eu furtei neste supermercado, não faça o mesmo para que vc não tenha que fazer o mesmo que eu tenho que fazer agora. Não sei se dá pra chamar isso de infamante, mas deveria haver esse tipo de pena. A finalidade principal da pena deve ser demover os outros a delinquir. Refeite-se toda essa cambada de juristas baseada no direito romano.

    Caro Parsifal, pensei numa ideia que melhoraria o pais sem ser necessario gastar muito deinheiro. Trata-se de proibir a advogados e fundionarios da ustiça chamarem juizes, promotores de doutor. Esse nojento puxasaquismo estraga esses profissionais a meu ver. As penas deveriam ser parecidas com as de um insulto. As outras pessoas a pena teria que ser mais leve por varios anos, pois é dificil as pessoas conhecer todas as leis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. doutor? os advogados devem chamar os juizes e desembargadores de EXCELENCIA!! chupa sociedade

      Excluir
  3. A magistrada foi na realidade é promovida, pois vai ficar afastada por dois anos com percepção integral de seus vencimentos. É acertar na loteria. Deveria ser enquadrada como os servidores público da união, na lei nº 8.112/90. Ai sim, seria, penalizada. Que país é esse, de pouca vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado... como tem gente que se dói por quem vai passar dois anos ganhando um super-salário sem trabalhar, e ignora solenemente a infâmia sofrida pela jovem que por causa da vaidade desta juíza serviu de pasto sexual para 30 homens - diuturnamente - naquela maldita cadeia, enquanto a juíza visitava os shoppings e degustava o caviar dos bons restaurantes. Na próxima encarnação deixa eu sofrer no teu lugar Ismael, deixa eu ser 'infamantado' dessa maneira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação