14/10/2016

Fobos, a Estrela da Morte

A Nasa publicou uma das mais próximas imagens da famosa cratera da maior lua de Marte, Fobos. A foto foi tomada pela sonda Spirit, no solo marciano desde 2005.

Shot002

Medições precisas atestam que Fobos tem 22 quilômetros de diâmetro e a cratera, chamada Stickney (em homenagem à esposa do seu descobridor, Asaph Hall), tem nove quilômetros de diâmetro e uma profundidade ainda imprecisa), todavia, cálculos físico-matemáticos tridimensionais indicam que o satélite é quase oco e que a cratera, provavelmente formada pelo impacto de um asteroide, termina em túneis formado por fissuras causadas pelo impacto.

Esse prólogo todo foi para dizer que Fobos é a cara da poderosíssima nave bélica do império de Guerra nas Estrelas, a temível Estrela da Morte.

Shot003

A propósito, aos que, como eu, são aficionados pela saga Star Wars, a estreia de mais um filme da franquia de George Lucas, com o título “Rogue One”, já está marcada para dezembro e o primeiro trailer já está no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.