Piantella, ícone da gastronomia casual de Brasília, fecha as portas

Shot 002

Na quarta-feira (01) dia em que Dilma Rousseff foi cassada e assumiu Michel Temer, outro fato histórico ocorreu em Brasília: fechou as portas um dos ícones da gastronomia brasiliense, o restaurante Piantella, há 40 anos, o local preferido dos políticos poderosos, ministros de tribunais superiores e advogados renomados do Brasil.

O restaurante pertencia ao renomado advogado Carlos Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, que, para o gran finale, convidou seletos personagens que, amiúde, tilintavam os talheres por lá.

Um dos mais assíduos frequentadores do Piantella era Ulisses Guimarães, que, de tão articulado que era, não morreu: deu um jeito de, simplesmente, desaparecer.

Shot 004

É contado em Brasília, como piada, mas que de fato ocorreu duas vezes, que quando não há quórum para votação na Câmara ou no Senado, basta o presidente da respectiva Casa ligar para o Piantella.

Isso ocorreu quando Ulisses Guimarães presidia a Câmara, em 1986. Brasília ainda não tinha telefones celulares (o celular chegou em Brasília em 1991) e Ulisses, no horário do almoço, precisando de quórum, mandou sua secretária ligar para o Piantella: em 30 minutos o quórum estava formado.

Recentemente, com Eduardo Cunha presidente da Câmara, ocorreu o mesmo fato. Cunha, para não ligar a cada deputado, mandou ligar direto para o Piantella. O gerente anunciou a chamada e o quórum se fez.

Há 17 anos sócio majoritário do Piantella, Kakay conta que, há dois, anos, quando o outro sócio propôs fechar a casa, resolveu comprar-lhe a parte mantê-la aberta, mas não pode mais conciliar as atividades e ainda reclama que, além de um passivo alto, estava quase pagando (coitado) para dar de comer aos habitués.

Shot 005

Uma pena, pois embora nem poderoso, nem parlamentar, nem magistrado e nem advogado famoso, eu era um dos frequentadores do Piantella, e sempre que chegava, nem precisava pedir: o garçom já me trazia a truta com amêndoas, a melhor do mundo.

Comentários

  1. ahn! não sabia que o distinto amigo gostava de trutas! Eu quando como uma truta meu cérebro me reporta um filme de faroeste daqueles coloridos e em cinemascope em que os pescadores de botas atiram o caniço...memórias!

    ResponderExcluir
  2. Parsifal enquanto comias truta outros formatavam tretas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação