Sérgio Moro informa ao TSE que parte das propinas da Lava Jato foram disfarçadas de doações oficiais

shot 005

Em outubro de 2015, o juiz Sérgio Moro, respondendo ofício do ministro João Otávio de Noronha, encaminhou ao TSE, informações de que os delatores Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Pedro José Barusco Filho, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, Milton Pascowitch e Ricardo Ribeiro Pessoa confessaram à Justiça que parte dos recursos acertados no esquema criminoso da Petrobras eram destinados a “doações eleitorais registradas e não-registradas”.

01A informação prestada por Moro, portanto, assevera “o direcionamento de propinas acertadas no esquema criminoso da Petrobras para doações eleitorais registradas”, e como as delações foram homologadas judicialmente, elas constituem provas a serem consideradas em qualquer juízo, e não somente na Justiça Federal do Paraná e no processo que Moro preside.

Não é novidade a simbiose entre obras e serviços públicos e favores eleitorais, tema, aliás, que abordei em artigo escrito aqui, em 2009, quando participei da discussão da proposta do financiamento público de campanhas eleitorais.

A novidade pode ser, agora, a comprovação da especulação, que, vinda de onde é trazida, não poderá ser ignorada pelo TSE, que, se decidir puxar o pino da granada, não deixará muita pedra sobre pedra.

Comentários

  1. Com mais uns cinco Sergio Moro estava terminada a classe de politicos que assaltam o País.

    ResponderExcluir
  2. O problema é outro, nenhuma delação afirma que negociou propina para campanha da Presidente Dilma. Aliás, o dono da UTC já negou isso peremptoriamente, como foi publicado pela Folha de SP em 16.02 : " Na época de campanha as contribuições não tinham nada haver com propina, eram contribuições de campanha mesmo" , afirmou Ricardo Pessoa em seu depoimento. Se informou o contrário ao TSE Moro está distorcendo o que foi dito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação