Liminarmente falando

shot 005

Em alguns casos, o Poder Judiciário prolata decisões cujas repercussões escatológicas não encontram factibilidade.

Exemplo recente são as liminares emitidas em desfavor da Universidade de São Paulo (USP) nos casos da fosfoetanolamina sintética, a “pílula do câncer”, que teria a, jamais provada, condição de curar cânceres.

01A droga foi desenvolvida e fabricada no laboratório de química da USP, para efeitos de testes, mas a notícia de que “estaria dando certo”, assanhou pacientes e a USP já responde a uma enxurrada de 13 mil processos que a obrigam a fabricar e fornecer a droga, o que lhe está inviabilizando o departamento jurídico e o laboratório de química, pois ambos não têm estrutura para responder às demandas.

As liminares determinam que a USP forneça “o suficiente para o tratamento”. Como as propriedades da pílula e a sua eficácia são quimeras, a posologia é indefinida, transformando o “suficiente para o tratamento” em uma interrogação tão grande quanto a estultícia das liminares, que, em meras canetadas, tentam transformar um laboratório de ensino e pesquisa em uma indústria farmacêutica.

É o judiciário imitando aquela piada do político que, ao ser informado que a lei da gravidade impedia que a água encanada chegasse à parte alta da cidade, queria revoga-la por decreto legislativo.

02O resultado é que enquanto a USP não derruba as liminares, cerca de 100 por dia, para que o gestor não seja preso por descumprir determinação judicial, o improviso faz morada: para tentar atender 10% da demanda judicial, a droga é “produzida de forma artesanal em um laboratório sem qualificação sanitária para produção de fármacos”, afirma o vice-reitor da USP.

Como o laboratório improvisado não consegue vencer as liminares, uma fila se formou por chegada de notificações e não por urgência dos pacientes, que, agoniados, alegando que não são atendidos com a expediência necessária, obtêm mandados de busca e apreensão. E quase todas as semanas um oficial de justiça chega e leva todo o estoque fabricado, furando, judicialmente, a fila judicial.

Não há comprovação científica alguma da eficácia ou segurança da fosfoetanolamina sintética como terapia contra o câncer, por isso a droga jamais obteve registro na Anvisa. O laboratório da USP, que sob vara a fabrica, não tem autorização para trabalhar com síntese de medicamentos.

Ou seja, o Poder Judiciário, que deve restringir os limites das suas decisões aos estritos ditames da ordem jurídica, no caso, faz prolações que ferem frontalmente o que está obrigado a observar.

Há um provérbio judaico que diz ser “infeliz a geração cujos juízes merecem ser julgados” e acho que foi o dramaturgo cartaginês, Terêncio, quem disse que “a justiça inflexível pode ser a maior das injustiças”.

Comentários

  1. Parsifal...na moral: qual a tua maior virtude de teu Qi(em termos de estudo e conhecimento)? digo: a pesquisa? memorização ? ou ....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QI alto não vale coisa alguma se a sua mente não estiver aberta à informação de toda ordem.

      Excluir
    2. Então como preparas a tua mente pra todo tipo de informação(Pelo que sei - eu lia teus artigos em O Liberal na decada de 90 - e lá constava que eras Engenheiro Mecanico. Depois pelo que sei fostes defensor publico e tambem do MPF. Foi deputado estadual e dizem q professor de lingua indigena em Harvard...). Achas q a formaçao inicialmente em Exatas foi facilitador...ou é muita leitura mesmo - se quiseres pode publicar só a resposta sem a pergunta(essa do professor de linguas ai eu obtive numa dessas tardes na Fox Video ali da Batista Campos com um primo teu que estava lá contigo e ele veio conversar conosco sobre exportação Óleo de Inajá...)

      Excluir
    3. Nunca fui do MPF. A Universidade não é Harvard, mas Chicago. Quanto a preparar a mente, repito o que disse antes: a mente tem que estar aberta para recepcionar todo e qualquer tipo de informação, sem preconceitos ou certezas. Só a dúvida ensina, pois ela faz você pesquisar, pensar e processar os pensamentos. A inteligência é nada mais que isso: processamento de informações.

      Excluir
  2. Este é o resultado de um poder judiciário repleto de indicações políticas e parco em competência, daí que produz atos dessa natureza. Fora juízes nomeados por deputados e senadores, que não têm moral para nomear nem cambista do jogo do bicho.

    ResponderExcluir
  3. Presidente,

    estão gastando 4500,00 só para pintar e impermeabilizar a guarita da guarda portuária que atua na Residencia Oficial.
    Acontece que lá a laje e as paredes estão todas rachadas perto das colunas e vigas de concreto.
    Senhor presidente, quem assumirá essa responsabilidade se essa laje cair e vitimar algum empregado da CDP, já que os associados guardas laboram lá.

    Sindiguapor PA
    Diretoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandarei verificar a estrutura que você alega estar sob risco.

      Excluir
  4. PRESIDENTE,

    Infelizmente a ENGENHARIA, na presença dos SINDICATOS, não condenou a guarita rachada e vão só pintar a mesma e impermeabilizar.
    Esquecem que um portão já vitimou um gurda portuário, quando este caiu em cima do mesmo.
    Às vezes acho que só o senhor vendo as coisas de perto e ao vivo, para poder realmente nos ajudar.
    Segundo o encarregado a obra fica pronta esta semana, com rachadura e tudo.

    ResponderExcluir
  5. as observações sobre a dificuldade de a universidade atender as liminares são razoaveis, pertinentes, mas valores mais elevados foram esquecidos no texto.

    1 - o direito a se tratar conforme sua vontade. Os orgãos oficiais tem o direito de recomendar não fazer essa ou aquele tratamento, mas não tem o direito de impedir quem o queira.

    2 - por que esse medicamento ainda não passou por todos os testes e foi liberado? porque é muito barato e os testes são caros.

    Ainda em relação ao item 1, para atender os direitos naturais das pessoas, deviam ser comercializados remedios aprovados e não aprovados, com distinção clara.
    Eu acredito que esse medicamento seja bom. Se não fosse, não estariam distribuindo por 20 anos (sem propaganda), iria faltar quem o quisesse. Os especialistas em cancer a maioria é ch... deixa pra lá.
    Um dia estive com o pai no consultório, quando ele estava com cancer avançado, vi chegar um automovel que pelas placas veio de longe, desceram uns senhores de terno e gravata. Aí eu tive uma revelação... he he
    Meu pai morreu sem poder se tratar com a fosfoetanolamina, pois ninguem na familia sabia que ela existia.
    Alguém tinha direito a impedir a comercialização e divulgação? Não, doutor Parsifal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aborda a questão pelo viés utilitarista, o que, pelo ponto de vista individual, está correto: se eu acreditar que urina de cavalo posta ao sereno cura enxaqueca, vou querer beber a qualquer custo.
      Do ponto de vista coletivo, todavia, o sistema de saúda pública precisa precaver experimentos aos seus estritos limites experimentais e isso é que a USP vinha fazendo há 20 anos com a fosfoetanolamina sintética, substância aliás, que não foi desenvolvida na USP e nem pelo professor Chierice, a quem aqui se credita o feito, e sim há 46 anos, pelo bioquímico suíço Cherbuliez.
      O estudo aplicado dessa droga ao tratamento do câncer também não é feito apenas no Brasil, mas em várias outras universidades mundo afora e em nenhum desses países conseguiu, até agora, demonstrar, minimamente, o sucesso científico a que se propõem, por isso ela não conseguiu registro em parte alguma.
      Há evidências científicas, inclusive da própria USP, que o uso isolado da droga não afeta em absolutamente nada o câncer e há índices, ainda não em percentual que autorizem a administração de forma coletiva, de que em conjunto com o tratamento convencional, ela poderia potencializar o processo, ou seja, os estudos apontam o uso da droga mais como um excipiente do que como um tratamento isolado.
      Há negligência do governo em pesquisa? Sim. É risível, depois de toda a expectativa gerada, o governo destinar apenas R$ 10 milhões para pesquisar a aplicação da fosfoetanolamina sintética no tratamento de câncer: esse valor é irrisório para algo tão grande e com ele os estudos não avançarão com a velocidade necessária, para atar ou desatar o registro.
      Enquanto isso, por certo, o paciente é submetido à tortura de se ver privado de sorver algo que ele, e seus familiares, podem acreditar – e nessas horas a credulidade é do tamanho da vontade de viver – que lhe privará da morte.
      Se o Estado tem o direito, ou não, de impedir a comercialização e divulgação do que não é comprovadamente eficaz, e liberar, ou não, a circulação de placebos como se curas fossem, é outra discussão. Você já disse que não, baseado em seu caso concreto. Eu acho que sim, e já tive, dois, casos concretos na família.

      Excluir
  6. não creio que o nobre politico possa ter certeza sobre tudo que afirmou. O brasileiro não descobriu a substancia, mas aperfeiçoou a produção, seu metodo permite a obtenção da substancia mais pura.

    quem proibe alguém de usar uma substancia cuja eficiencia não foi comprovada, estará condenando alguns a pena de morte, caso a substancia proibida seja boa. Então a esses ditadores deveria ser feita a seguinte proposta: podemos aceitar sua ideia, mas quando for compravada a eficacia do produto vc será imediatamente executado, pois é responsavel por muitas mortes. Isso seria justo e assim a questão deveria ser posta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca entenda nada que eu escreva como uma certeza. Eu não tenho certeza nem que eu existo. Não gosto de ter certezas, pois as certezas criam radicalismos, radicalismos causam guerras e guerras causam mortes e sofrimentos. Causam até execuções.
      Prefiro ficar com as dúvidas, inclusive duvido que você tenha certeza. Aliás, não estou bem certo de que eu deva duvidar disso...

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação