Enquanto isso, na Suécia

Enquanto no Brasil a taxa básica de juros chegou aos estratosféricos 14,25% ao ano, o Banco Central da Suécia (Riksbank), que já havia declarado a taxa básica de juros no país em -0,35% ao ano, ontem apertou mais a rosca e tascou -0,5% a.a. Isso mesmo: a Suécia agora tem taxa básica de juros de meio por cento negativos ao ano.

shot 002

Isso não quer dizer que o cidadão sueco vá pedir uns trocados emprestados e em um ano devolver o valor com meio por cento a menos: a taxa é para os bancos, para força-los a oferecer dinheiro a juros positivos de 0,7% ao ano, do que serem obrigados a recolherem o excedente dos depósitos ao Riksbank, ou comprarem títulos do governo, pois, aí, quando forem resgatar, incidirá o juro negativo de 0,5%.

No caso de compra de títulos públicos, os juros negativos são universais, ou seja, se um cidadão tem dinheiro na poupança, que lá é um título público, o juro será -0,5% ao ano: uma forma de incentivar a migração do mercado financeiro público para as ações ou investimentos privados, já que o país está com o caixa alto e não precisa pagar juros para se autofinanciar.

A medida visa estimular a economia, pois diante da crise mundial, o cidadão sueco, extremamente conservador, está na retranca: não gasta e poupa mais do que 50% do que ganha, o que faz o país ter a expectativa de uma deflação, afetando o valor de face da coroa sueca, apreciando-a, o que o Banco Central não acha salutar para a economia local.

Ou seja, enquanto por aqui reclamamos da depreciação do real, lá eles reclamam da apreciação da coroa; enquanto aqui reclamamos da inflação, lá eles querem uma “inflaçãozinha”.

Pois é. Enquanto uma metade do mundo passa fome, a outra metade faz dieta de emagrecimento.

Comentários

  1. É de suma Importância a Divulgação.

    A Saga de um Comentarista Anônimo.

    Blogueira Franssinete Florenzano até parece Moralista, mas Trabalha na ALEPA e defende os seus, pois como assíduo Leitor de seu e de outros Renomados Blogueiros, Ela demonstra um lado meio que Temeroso ou só Pública o que é de seu Interesse (da Pessoa), pois vários Comentários, como Anônimo claro, pelo fato de que muitos sofrem Represálias, Retaliações e até mesmo sofrem Atentados e é um direito que me assiste, tenho comentado em seu Blog, mas não é publicado, apesar de que Ela avisa que não se deve Ofender a outra parte, mas o mesmo Comentário faço no do Barata e sai na Integra.

    Ela precisa rever sua Postura como Jornalista e Divulgar os Comentários e Fazer Textos contra os Políticos e Empresários Corruptos que temos neste Imenso Pará envolvidos em Crimes de Desvios de Dinheiro Público Comprovados pelo MP e PGJ, muitos deles são Apoiados por Deputados Federais, Estaduais e Senadores.

    O Caso mais Recente é o do prefeito de São João de Pirabas, Luiz Claudio Teixeira Barroso, antes PMDB e hoje PSD/PSDB, que é Acusado e Responde por Dezenas de Processos por Improbidade Administrativa e um por FRAUDE Eleitoral, AIJE Nº 71279, inclusive já estão a Anos nas Câmaras Reunidas no TJE/PA e no TRE/PA, mas os "Nobres" Juízes e Desembargadores INSISTEM na Permanência do prefeito Corrupto no PODER.

    E por isso tomo a Liberdade para expor neste Blog minha Indignação contra essa Blogueira que Não representa os Verdadeiros Blogueiros e Jornalistas que Investigam, Colhem Informações e Repassam para o seu Leitor.

    ResponderExcluir
  2. E o Caso da ALEPA como anda o Processo, em que havia Funcionários Fantasmas, Empresas de Fachadas e Empréstimos Consignados favorecendo muitos Políticos do Estado do Pará uma Vergonha NACIONAL, pois é e semelhante ocorre em Varias Câmaras Municipais com seus Mensalinhos e aqui em São João de Pirabas não seria diferente.

    O Presidente na época Vereador Amarildo de Jesus do PR hoje PMDB, deu Continuidade nos Empréstimos Consignados, Contratação de Funcionários Fantasmas e Falsificação de Documentos Públicos junto ao BB de Salinopolis, CAIXA e Banco BANIF de São Paulo com Representação em Belém, pois todos os Presidentes em conjunto com os Prefeitos fazem Empréstimos Consignados aos seus Funcionários, mas em muitos CASOS não existe o Funcionário e muito menos o Contra Cheque, que são adulterados para uma Valor até 5 vezes o valor do salário.

    Isso tudo Denunciado ao MP, mas Inexplicavelmente a Promotora Sabrina Saib, que estava fazendo um Excelente Trabalho a frente da Promotoria contra essa Quadrilha que se apoderou da Prefeitura de São João de Pirabas com o apoio do PGJ, Dr. Medrado, foi Transferida.

    Por Favor Blogueiro nos ajude a Divulgar mais essa Situação que envolve os Políticos Corruptos de São João de Pirabas:
    - Cláudio Barroso - Prefeito/PSD/PSDB
    - Aranildes Barros - Vereadora - Presidente da Câmara/PT
    - Antonio das Merces - Vice Prefeito/DEM
    Vereadores:
    - Raimundo Nonato/PSDB
    - Raimundo Tadeu/PSDB
    - Amarildo de Jesus/PMDB
    - Marcos dos Correios/PT
    - Elielson Guimarães/PSC
    - Elilde Ferreira/PT do B
    - Luciana Carneiro/PSD

    E os Ex-vereadores:
    - CID/PSB
    - Janilson Matos/PSDB
    - Junior Contador/PR

    Ainda tem Deputados Federais, Estaduais e Senadores que apoiam esses Políticos Corruptos.

    ResponderExcluir
  3. pelo jeito lá os politicos não se deixam comprar pelos bancos como em certo país...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação