Segundo a Forbes, Vladimir Putin é a pessoa mais poderosa da Terra

Shot 029

É indiscutível que Vladimir Putin recolocou a Rússia na agenda mundial, retirando-a do limbo em que caiu após a derrocada da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Putin faz o que bem entende, na hora que lhe convém, e dá os ombros aos EUA e à Otan que se sentem incomodamente estreitas para reduzir o líder russo ao tamanho que gostariam que ele tivesse.

Comenta a Forbes, na edição 2015 da sua lista das pessoas mais poderosas do mundo, que os EUA lideraram sanções internacionais contra a Rússia desde que Putin, em um golpe de força, anexou a Crimeia, o que desvalorizou o rublo, aprofundando a recessão russa, mas isso não afetou Putin, cujos índices de aprovação chegam “ao recorde de 89%."

Da mesma forma, Putin alinhou-se ao ditador sírio Bashar al-Assad, bombardeando, à guisa de estar combatendo o Estado Islâmico na Síria, as posições dos rebeldes que, apoiados pelos EUA, querem derrubar al-Assad, o que faz com que a incursão seja um embate direto com os interesses estadunidenses na região.

Por essas e outras, a Forbes elegeu, pelo terceiro ano consecutivo, Vladimir Putin, a pessoa mais poderosa da Terra. Pelo que mais não seja, ele é, de fato, um ditador montado no segundo poder ofensivo nuclear do planeta e, diferente do presidente dos EUA, a maior potência nuclear, não depende de mais ninguém para apertar os botões.

A Forbes usa quatro quesitos para definir a lista:

1. Poder sobre grande número de pessoas;
2. O exercício ativo desse poder;
3. Os recursos financeiros controlados;
4. O domínio sobre múltiplos setores.

Com base nesses quesitos, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ocupa a 37ª posição na lista, mas quando são retirados os homens ela sobe para a quarta posição, ou seja, Dilma Rousseff é a 4ª mulher mais poderosa do planeta, abaixo de Christine Lagarde (3ª), Diretora do FMI, Janet Yellen (2ª), presidente do Banco Central Americano e Angela Merkel (1ª), premier da Alemanha.

Abaixo a lista das pessoas mais poderosas do mundo, segundo a edição 2015 do ranking da Forbes:

Para ler a lista inteira clique aqui.

Comentários

  1. faltou a dilma lider mundial em apoiar a corrupçao, e valimir prefeito de parauapeba, campeao em calote.

    ResponderExcluir
  2. Faltou o Virgílio Moura, líder mundial em riqueza! Kkkkkjkjkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação