Eduardo Cunha: de exportador de carne e especulador, a presidente da Câmara Federal

Shot 007

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já tem defesa preparada para contestar a acusação que lhe faz o Conselho de Ética, sobre ter mentido à CPMI da Petrobras, quebrando decoro parlamentar, quando negou ter contas bancárias no exterior.

Preliminarmente alegará que apesar de ter o dinheiro, as contas não são de sua titularidade, mas de trusts, que são empresas em nome de terceiros, e se não estão em seu nome não precisava declarar e nem admitir.

No mérito, Cunha vai declarar que os milhões de dólares depositados em nome dessas trusts, foram obtidos com a venda de carne bovina para países africanos no final da década de 80 e com rendimentos auferidos das suas operações como scalper, na década de 90. O termo scalper é um anglicismo para especulador do mercado financeiro.

Sobre a prova apresentada pelo lobista João Henriques, de que depositou 1,3 milhão de francos suíços na conta de uma das trusts, a Orion, Cunha alegará que tomou conhecimento do depósito, mas não sabia o que era e nem de onde vinha e só muito tempo depois ficou sabendo que o pagamento seria a quitação de uma dívida do ex-deputado Fernando Diniz, já falecido. Esse pessoal despojado é assim mesmo: recebe um depósito de 1,3 milhão de francos suíços e nem liga.

Aí estão, portanto, além da teratológica defesa, duas atividades até então desconhecidas de Eduardo Cunha: exportador de carne (ainda bem que ele saiu do ramo ou a Friboi jamais existiria) e scalper.

Constata-se, portanto, que depois que Cunha cansou de ganhar dinheiro com as duas atividades, entrou na política e confiou os dólares ganhados às trusts. A questão aí é que a procuradoria suíça entregou dados à procuradoria-geral da República provando que as trusts têm como beneficiário direto o próprio Cunha.

Francamente, eu acho que seria melhor se ele ficasse calado e convencesse seus pares que nem sempre quem cala consente.

Comentários

  1. Francisco Márcio06/11/2015, 08:57

    A psicologia humana pouco foge à regra: primeiro nega, depois, desqualifica-se a acusação, no final, vêm as desculpas ( esfarrapadas, geralmente ).

    Mas algo me intriga: V.Exa. desancando com um dos caciques do seu partido, o PMDB. È intriga pessoal com Eduardo Cunha? Talvez, seu chefe não lhe puxe a orelha, mas o Priante ( já não basta o cargo na CDP? )...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único homem que que puxava a minha orelha, e doía muito, está morto já a algum tempo, e como eu sinto saudades daquelas puxadas de orelhas.
      Hoje, apenas cinco mulheres puxam a minha orelha: a Dona Ann, a minha mãe e as três filhas. Já é mais do que o suficiente. E nenhuma delas, assim como eu, gostam do Eduardo Cunha. Eu não sei porque, mas eu não gosto dele.

      Excluir
  2. Interessante, normalmente o espírito empreendedor e a grande capacidade administrativa desses ********, mesmo que eles não possam se dedicar diretamente ao empreendimento, surgem depois de eles ou algum parente próximo ocupar um cargo público,. Vejam o exemplo dos filhos do grande palestrante Lula, do consultor Palloci, entre outros.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos esquecer que a filha dele usava um cartão de credito vinculado à conta na Suiça.

    ResponderExcluir
  4. Se ele perder o mandato e cair nas mãos do Sergio Moro será o segundo político a fazer delação premiada.

    ResponderExcluir
  5. essa representaçao no conselho nao vai dar em nada,ja esta tudo acertado entre pmdb e pt.alias como um parlapatao o deputado ze geraldo do pt pará ja deu a senha,rasgando a revista veja na tribuna da camara federal.

    ResponderExcluir
  6. Grande parte dos políticos, com mandato, ou não, acham, e com certa razão, que o distinto público que lhes paga o fausto é um amontoado de néscios. Fazem Leis aos borbotões, quase sempre projetando que amanhã podem se abrigar em brechas e chicanas jurídicas criadas de caso pensado. O Maluf continua jurando que a grana em Jersey não é sua, apesar de o MP de lá ter enviado parte dela ao Brasil. E as pessoas votam no Maluf, dando-lhe a capa do foro privilegiado. Flexa Ribeiro e Jader Barbalho saíram de suas casas algemados por rolos envolvendo dinheiro e falcatruas de origens diversas e os paraenses votam neles. O STF julga e condena Ivo Cassol, senador de Rondônia, mas o Senado há dois anos não toma vergonha na cara e faz o que deveria já ter feito. Aliás, achar que o Congresso vai tomar vergonha na cara, é otimismo pra mais de metro. Casas presididas por Renan e Eduardo, são, como diz um conhecido colunista, a Casa do Espanto. Se o Congresso Nacional não toma vergonha na cara, cabe aos eleitores vestirem a carapuça e eliminar esses vermes. Aliás, esperar que um país presidido pela Dilma e pilotado pelo Lula, em cuja linha de sucessão tem Eduardo e Renan com possibilidades legais - isso mesmo, legais - de assentarem seus sujos traseiros na cadeira mais importante do Planalto, só poderia dar no que tem dado. Não custa lembrar que o Ciro Gomes, que também não é exatamente um Santo, disse que o PMDB é um ajuntamento de assaltantes. Não consta que o Partido tenha tomado alguma medida jurídica, ou coisa que o valha, para uma interpelação. Desde sempre sabemos que quem cala, consente. Ufa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Márcio07/11/2015, 12:08

      Palavras irretocáveis do anônimo, 07:24. Parabéns!

      Excluir
    2. Verdade, só acrescentaria os politicos do PSDB, mormente os do Pará no mar de lama que nos encontramos.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação