Culpando o sofá

Shot001

O MPE apresentou hoje, em audiência pública aos prefeitos da zona metropolitana, um anteprojeto de lei que estabelece o fechamento de bares, casas de show e similares às 23h.

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS) estrilou contra a medida e manifestou-se pelo seu advogado, Fernando Soares, que opinou:

“O projeto é uma confissão expressa de que o poder público se rendeu à bandidagem, porque a medida coloca o cidadão dentro de casa para que o bandido não roube, ou seja, o Estado diz para eu não sair de casa porque não consegue me dar segurança após às 23h. O Estado tem que assumir seu papel, não restringir a vida dos cidadãos, que têm direito a lazer, previsto na Constituição. Não vejo como isso pode reduzir a violência. Nossos associados não são empresas que aglomerem bandidos, isso há na cidade e em qualquer nível”.

O SHRBS estima que cerca de 500 mil pessoas que auferem rendas, direta ou indiretamente, da atividade, serão prejudicadas se a medida legal foi aprovada. O MPE opina que a medida reduzirá a violência e fundamenta a sua asserção em análise feita pelo seu Grupo de Trabalho de Segurança Pública.

Não tenho elementos para avaliar se o número declarado pelo SHRBS está superfaturado, todavia não tenho razões para desacreditar dele. Mas a afirmação do MPE é uma mistura do óbvio com o ululante e é evidente, idem, que se os bares e similares deixassem de existir e fosse estabelecido um toque de recolher às 18h, a violência diminuiria ainda mais.

É a velha mania de culpar o sofá pela traição conjugal perpetrada nele.

Comentários

  1. Eu te garanto amigo que muita gente vai ficar RICA na base da vista grossa!

    ResponderExcluir
  2. Gerará mais corrupção nos órgãos fiscalizadores, por outro lado talvez restaure a cultura de receber e conviver em casa,hoje relegada a um cenário de revistas de decoração bela e arrumada porem sem pessoas.

    ResponderExcluir
  3. O ministério público tinha que intimar o Estado a prestar a segurança pública de maneira efetiva e nao virar CAPACHO desse bando de incompetente que governa o estado a décadas!!

    ResponderExcluir
  4. Nobre Deputado,
    Partindo-se desta premissa é bom o MPE redirecionar ou redimensionar sua finalidade, pois uma vez aprovada esta tese encampada pela sua (sem funcionamento de bares e toque de recolher) MPE para quê ?

    ResponderExcluir
  5. Em Florianopolis funciona muito bem os barrs ate as 23 horas. Mas antes de proibir bares, casa de shows e etc ate de funcionar ate as 5 da matina, sugiro, que para reduzir a criminalidade e mais de 50% que façam com as festas de aparelhagem o que fizeram na boate Kiss. É atear fogo com toda a bandidagem dentro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação