Anonymous X Cibercalifado: a guerra que ninguém vê

Shot002

O Anonymous, uma comunidade cibernética surgida em 2003, que usa protocolos para trafegar na rede com identificação oculta, declarou guerra virtual ao Cibercalifado, o braço cibernético do Estado Islâmico (EI).

Dezenas de milhares de perfis no submundo virtual, usados para recrutar militantes, lançar operações e trafegar recursos, são uma das mais efetivas ações do EI.

Como as operações, além de numerosas, perpetram-se através de servidores próprios, que usam protocolos e códigos puros em becos escuros da rede, as atividades são de difícil detecção, a tempo de evitar danos como os atentados ocorridos em Paris. Por isso, nada melhor para combater o Cibercalifado do EI, do que o Anonymous.

Ontem (16), com a tradicional máscara do ativista inglês Guy Fawkes - que planejou, no episódio denominado “Conspiração da Pólvora”, em 1605, matar o rei Jaime VI e todos os membros do Parlamento inglês, explodindo o prédio do Parlamento – o Anonymous publicou um vídeo no youtube, declarando guerra ao Cibercalifado:

“Cidadãos do mundo: nós somos o Anonymous!
Na sexta-feira, 13 de novembro de 2015, a capital da França foi chocada por eventos terroristas.
Primeiro expressamos o nosso pesar e solidariedade para com as vítimas e seus familiares.
Em defesa dos nossos valores e da nossa liberdade, estamos caçando os membros do grupo terrorista responsável pelos ataques.
Não desistiremos, não perdoaremos e vamos fazer o que for necessário para vencê-los.
Desde o ataque ao Charlie Hebdo temos expressado a nossa determinação para neutralizar os ataques a nossa liberdade e agora vamos redobrar os esforços.
Para defender esses ideais, esperem a nossa total mobilização.
A violência não nos enfraquece: dá-nos força para, juntos, lutarmos contra a tirania e o obscurantismo.
Nós somos o Anonymous!
Nós somos uma Legião!
Nós não perdoamos!
Esperem por nós!”.

O Anonymous criou uma página em html puro, com a hashtag #OpParis, onde lista os perfis já identificados e derrubados do Cibercalifado. Até a última vez que consegui acessar, já eram contabilizados 3.824 perfis localizados e derrubados.

Mas o CibercalifadoI paga na mesma moeda: a #OpParis não consegue se manter de pé por muito tempo e é derrubada pelos jihadistas cibernéticos. No momento em que escrevo essa postagem (12h43m de 17.11) a #OpParis está no chão, com um aviso para “voltar mais tarde”.

Como essas redes se operam por códigos emitidos por comandos puros, digitados através de texto com números e caracteres ASCII, que é uma espécie de programação instantânea (quem viu o filme Matrix lembra das letras, números e caracteres caindo na tela verde), aquele que conseguir teclar mais rápido o comando de deleção imediatamente após localizar o IP oculto do oponente, derruba-o.

Shot001

Pelo menos nessa guerra não há sangue.

Comentários

  1. Parsifal me admiro contigo.Teus conhecimentos vão além da minha primitiva imaginação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação