Pará tem três cidades na lista das 10 com os mais altos índices de vulnerabilidade do Brasil

Shot 004

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou a edição 2015 do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros.

A pesquisa, feita com base nos dados econômicos e sociais de todos os municípios do Brasil, apresenta o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de cada unidade pesquisada, que vai de 0 a 1.

Na leitura do índice, que considera para a sua composição os dados de Renda e Trabalho, Capital Humano e Infraestrutura Urbana, quanto mais próximo de 0 o município esteja, menor é o grau de vulnerabilidade dos seus habitantes e quanto mais próximo de 1, maior será o grau de vulnerabilidade.

Os dados indicaram um IVS médio de 0,326 para o Brasil, indicando uma melhora desde a última pesquisa publicada, em 2010, quando o índice era de 0,446, mas quando se esmiúçam os índices, verifica-se que no Norte e Nordeste do Brasil ainda se localizam municípios com IVS alto, que precisam de atenção especial dos governos.

O quadro abaixo mostra os dez municípios com os maiores IVS do Brasil, ou seja, locais de alta vulnerabilidade social. Dentre os dez, a maioria está no Maranhão. Três estão no Pará, que são Aveiro, Prainha e Vizeu, sendo que Aveiro é o caso mais grave do Pará, com  IVS médio de 0,77.

Comentários

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação