Finlândia elabora modelo educacional do Século XXII

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A Finlândia é referência mundial em educação e há anos figura no topo de todas as avaliações internacionais de desempenho na área.

Os professores finlandeses estão entre os mais bem pagos no mundo e ser professor lá é como era ser professor por aqui antigamente: uma respeitada autoridade.

Por isso, no seminário Educação 360, que acontece na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, causou surpresa a palestra de Marjo Kyllönen, gerente de educação de Helsinque, o equivalente ao secretário de educação no Brasil, quando ela declarou que a Finlândia prepara-se para mudar o modelo educacional lá existente.

Ela explicou que o modelo não está mudando porque falhou, ao contrário, os rankings mundiais atestam-lhe o sucesso. O modelo está mudando para continuar sendo um sucesso.

É nesse contexto, “olhando para o futuro”, que a Finlândia não quer deixar o seu processo educacional ficar arcaico, obrigando-o a acompanhar a velocidade com que o ser humano atualiza a sua inteligência, em um mundo no qual as informações estão ao alcance do celular que lhes está nas mãos.

As crianças que hoje estão na 1ª série ainda vão estar no mercado de trabalho em 2070. E o mundo está cada vez mais global, digital e imprevisível. Pensar e resolver problemas não é mais suficiente. Hoje, qualquer pessoa pode acessar e mudar uma informação”, sugeriu Marjo, que revelou que a Finlândia baseia o seu novo modelo em elaboração, não mais com o foco principal na informação, pois esta pode ser conseguida sem o professor, mas na criatividade e na elaboração do pensamento transdisciplinar.

O ponto de transição dos modelos está em fazer o aluno aprender como sistematizar as informações apreendidas e buscar a sua própria lógica de uso do estoque de conhecimento acumulado, conectando-o como seu cotidiano.

O que a Finlândia está buscando é o conceito da mais ampla filosofia pura como forma de aprendizagem e o estado de arte na maneira de aplicá-la. Isso forma cidadãos na mais completa concepção do termo e, uma vez alcançado, eleva o ser humano a um novo patamar de desenvolvimento.

Aí está um projeto de cidadão do século XXII.

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