Corrupção científica

Shot 004

O dinheiro da Petrobras não é malversado apenas por políticos, como estamos vendo na interminável Lava Jato, mas também, por suposto, por professores universitários.

É o que afirma o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro ao denunciar criminalmente a ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Malvina Tania Tuttman, e outros 11 professores, pesquisadores e servidores da instituição.

A Petrobras repassou à Unirio R$ 25,7 milhões para um projeto de “capacitação e desenvolvimento de metodologias e técnicas de modelagem de processos de negócio e de administração de dados” e a universidade fez com o dinheiro o que é praxe em todo o Brasil nesse tipo de convênio e eu sempre tenho dito que é uma gritante irregularidade: subcontratou a execução do objeto através de dispensa de licitação.

Algumas universidades fazem isso através de fundações compostas por docentes que se valem dos títulos ostentados e supostas exclusividades de estoque científico, para encapar credibilidade em projetos que são executados por alunos ou repassam a execução a empresas, sem processos licitatórios, sob a estúpida alegação de que estão dispensadas disso.

Foi exatamente o que ocorreu na Unirio, que transferiu a execução do objeto para a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) e esta, por sua vez, repassou a execução a terceiras empresas “cujos proprietários eram professores, pesquisadores bolsistas ou parentes dos professores”.

Eu sempre matutei do porquê de a Polícia Federal nunca ter virado os olhos para essa fundações que se criam dentro das universidades, com a finalidade de se valerem de tais artifícios, para onde são canalizados dezenas de milhões do erário, no mais explícito conluio do público com o privado.

Como eu tenho observado aqui, o animus corruptio não está na política, mas na pessoa e é a mais pura tradução da verdade a máxima de que “a política não dá e nem tira caráter, apenas o revela”.

Comentários

  1. Corrupção enquanto formos homens do jeito que somos seremos corruptos sem distinção de classe, cor e genero.

    ResponderExcluir
  2. Patricia Bittencourt Neves03/09/2015, 11:44

    Está certíssimo. Ainda tem os casos em que contratos são mascarados como projetos de pesquisa para isenção de imposto de renda dos executores.

    ResponderExcluir
  3. vamos nos matar todos e começar do zero, brasileiro é fod@

    ResponderExcluir
  4. o ultimo paragrafo do artigo me lembra o que disse certa vez um amigo que tem um irmão delegado: "todo mundo é criminoso, inclusive eu, inclusve voce, tire a policia e tire a justiça que vc vera que todo mundo é criminoso."

    O fato de a politica revelar o carater das pessoas não é uma grande desculpa, necessario é que o sistema tenha mecanismos para impedir que as pessoas "revelem" seu carater.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação